terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O Mago / Arcano 1


Magus Arcanum.

O Mago é o primeiro Arcano do Tarot e também o primeiro da série dos Arcanos Maiores. Antes de adentrarmos em maiores detalhes sobre a simbologia e o significado desse arcano conviria que falássemos um pouco sobre magia, visto que o homem que se encontra no Arcano, recebe a denominação de ‘’Mago’’.
Magia, é uma palavra que tem origens num idioma chamado Parsi, que era utilizado muito antes de Cristo na área que atualmente conhecemos como o Paquistão. Nessa área no passado vivia uma elite de homens que se dedicava a estudar os mistérios da vida, da natureza e do universo. O idioma Parsi, era empregado por essa elite de homens e desse idioma se originou a palavra Magi, que deu origem á palavra Mago. Isso realmente é muito interessante, uma vez que Magi quer dizer ‘Sábio’.
O verdadeiro Mago é considerado senhor do seu destino, porque a sua sabedoria é alta a ponto dele poder conhecer a si mesmo, eliminar os erros, e regular a sua vida com base no Amor e no continuo estudo dos problemas que afligem a humanidade, a fim de encontrar-lhes as soluções.
Sinceramente eu espero que com a definição no parágrafo acima, o leitor realmente tenha entendido o que é um verdadeiro Mago. Espero que tenha entendido que o real poder do Mago não reside nos prodígios e efeitos mágicos que ele pode produzir, mas sim no autoconhecimento que ele tem em relação a seus potenciais internos, e na sua eterna busca por si mesmo. Os efeitos mágicos como interferir nas forças da natureza á vontade, movimentar objetos, se comunicar telepaticamente, se projetar astralmente para qualquer lugar do planeta a hora que ele quiser, e outras tantas maravilhas não são o real poder do Mago, e sim o autoconhecimento que ele busca ter em relação a si mesmo, sem o qual nenhum dos prodígios citados anteriormente seria possível.
A Magia da maneira como a vejo, nada mais é do que o domínio do homem sobre as forças da natureza e consequentemente sobre ele mesmo, já que também faz parte da natureza.
Segundo o ilustre ocultista Papus, a Magia é a ação consciente da vontade sobre a matéria. Vontade evidentemente do homem.
Ao lado, Aleister Crowley, um dos maiores Magos que já pisou sobre a face da Terra dizia que a Magia é imaginação aliada á vontade; as duas atuando sobre a matéria.
E após essas definições creio que estamos prontos para descrever o Arcano do Mago.
Os símbolos que compõem o Arcano do Mago.
O bastão seguro pela mão esquerda do Mago apontando para o alto, representa a aspiração que todo homem deve ter no sentido de obter um conhecimento maior sobre a sabedoria que provém de fontes superiores, (espirituais) aplicando essa sabedoria em pró do seu desenvolvimento pessoal e depois no desenvolvimento de todos aqueles que o rodeiam.
A mão direita do Mago que aponta para a terra, mais precisamente em direção á sua mesa de trabalho, representa que a missão do homem é viver no plano material e manifestar neste plano a vontade de Deus. Se unirmos a mão esquerda do Mago apontando pra cima segurando o bastão, com a mão direita apontando para a terra, temos a expressão ‘assim na terra como no céu’. O corpo do Mago com uma mão erguida para cima e a outra apontando para baixo, também forma a primeira letra do alfabeto hebraico- ‘Aleph’.
O capacete que adorna a cabeça do Mago representa que ele é possuidor de um vasto potencial mental e intelectual.
O oito em posição horizontal, também conhecido como lemiscata é o símbolo do infinito e está ai para indicar que infinitos são os poderes do Mago; infinitos são os poderes do homem em todas as esferas.
O cinto que o Mago utiliza representa um antigo símbolo dos gnósticos conhecido como ‘Ouroboros’, - a serpente que engole a própria cauda – representando o eterno retorno ao ponto de origem e também a união do órgão sexual masculino, (cauda da serpente) com o órgão sexual feminino (a boca aberta da serpente).
A mesa em forma cúbica que está diante do Mago, representa o plano material sobre o qual ele se projeta e exerce influência.
O cálice sobre a mesa, representa a mistura das paixões que tanto pode fazer dos homens senhores ou escravos, dependendo de como o homem lidar com suas paixões (o lado emocional). Está associada ao elemento água e também pode representar o Santo Graal.
A espada, está associada ao elemento ar e representa as lutas que nós enfrentamos no dia-a-dia para obter maior auto-afirmação. Ela representa o intelecto, o plano mental e essa associação é realmente interessante, pois a mente do homem pode ser comparada a uma espada de duplo fio, que tanto pode conduzi-lo ao céus como ao inferno. A espada também nos faz lembrar Excalibur; a arma empunhada pelo Grande Rei Arthur.
A moeda de ouro ou o pentagrama de ouro sobre a mesa, sobre a qual paira um raio que sai da mão direita do Mago, representa o plano material ou terreno e portanto está associada ao elemento terra. Simboliza também a obra humana realizada e a eficácia da vontade, quando essa vontade é guiada pelo bem.
No seu conjunto, o primeiro arcano representa um homem, (o Mago) projetado sobre o plano material, (a mesa cúbica) rodeado por uma realidade hostil, (as explosões ao seu redor) mas ele está em plena posse dos seus potenciais espirituais,. Emocionais, mentais, e físicos, (os quatro objetos sobre a mesa) para vencer e suplantar os obstáculos da realidade hostil que o rodeia.
Significado do 1° Arcano – O Mago
O Mago representa a ação que está para agir.
Ele é o homem, a força, a determinação e todas as demais características associadas ao sexo masculino. É ambicioso, possui em si a liderança nata e gosta de comandar, optando quase sempre pelas posições de destaque dentro de uma sociedade; daí advém o seu ego, ás vezes extremamente elevado.
Todas as novidades, os novos projetos, atraem a sua atenção e ele mesmo está sempre começando alguma coisa nova em alguma área de sua vida. O único problema do Mago em relação a começar algo novo, está justamente no fato de apenas começar, e depois de algum tempo acabar largando os projetos iniciados no meio do caminho, já de olho em novas direções. Esse comportamento depois de algum tempo pode ser extremamente negativo, no sentido dele nunca concluir nada de concreto.
O Mago é determinado e praticamente nada, a não ser ele mesmo, o impede de realizar algo a que tenha se proposto. Ele possui aquela agressividade positiva que empurra o ser humano em direção ás suas metas. O único cuidado evidentemente é não deixar essa agressividade positiva que empurra o ser humano em direção ás suas metas. O único cuidado evidentemente é não deixar essa agressividade positiva se converter em impulsividade tola e desmedida, que muitas vezes o leva a agir sem pensar, obtendo como resultado penosas consequências.
Como já pode ser visto pelo leitor o Mago é um arcano de muita força e grande potencial, e é justamente por isso que o tarólogo deve orientar o cliente em relação ao uso desse potencial. Essa orientação começa fazendo com que o cliente procure tomar consciência do que ele realmente deseja a nível físico, mental, emocional e espiritual, pois sem termos uma mínima idéia sobre o ponto que desejamos atingir nesses quatro níveis, realmente fica muito difícil realizar qualquer tipo de ação. Após decidido onde queremos chegar dentro dos quatro níveis, temos que ter consciência de que não podemos tentar resolver os quatro de uma só vez, e portanto temos que optar por um, para que possamos começar a nossa ação. Depois desse importante passo de optar por resolver uma coisa de cada vez em nossas vidas, basta que comecemos a executá-la com força, determinação e capacidade de concentração até que tenhamos atingido nossa meta. Somente, e somente após a conclusão de um projeto, é que deveríamos começar a pensar em realizar alguma coisa nova, caso contrário corremos o risco de desperdiçarmos o nosso potencial em muitas coisas ao mesmo tempo, acabando por não fazer direito nenhuma delas e ganhando com isso uma bela hipertensão ou estafa.
A mente que o Mago possui e portanto também as pessoas regidas por esse arcano, é simplesmente brilhante. Ele é possuidor de um raciocínio rápido e dinâmico, que muitas vezes pode surpreender as pessoas ao seu redor com opiniões e atitudes completamente inovadoras e fora do comum. Também possui elevada inteligência, o que o capacita a qualquer tipo de trabalho que ele se proponha a fazer.
Dotadas geralmente de saúde e boa forma, as pessoas regidas por esse arcano deveriam procurar fazer algum tipo de exercício, no sentido de movimentar o corpo e liberar um pouco da energia interior que quando mal acumulada poderia resultar em impaciência, irritação e agressividade.
Concluindo, seria interessante que o cliente que tirou esse arcano em uma consulta, fosse orientado a agir de maneira determinada, dinâmica e inovadora em relação a seus projetos. Ele está pronto para iniciar qualquer tipo de ação e o tarólogo deve incentivá-lo a fazer isso, embora o cliente deva ser orientado a sempre agir de maneira controlada, fazendo uma coisa de cada vez, evitando a impulsividade e o excesso de atividades, que poderia gerar irritações e até mesmo hipertensão. O cliente deve ser incentivado também no que diz respeito ao uso de sua mente e inteligência, procurando sempre através de seus pensamentos e inspirações se resolver, e após isso auxiliar a resolução das pessoas que estão ao seu redor, mas sem se envolver demais com elas, sendo apenas um exemplo.
 
 
O Caminho na árvore da vida (cabala).
REFERÊNCIA DE ESTUDO:
__________________________________
 
Segredos do Eterno. Alexandre José Garzeri
O TarotCabalístico - um manual de filosofia Mística. Robert Wang
IMAGENS E DECKS (fotos)
THOTH CROWLEY
TAROT NAMUR
RADIANT RIDER WAITE
LEONARDO DA VINCI TAROT
SACRED ARTE TAROT
PICTORIAL KEY TAROT

Fraternalmente,
Paz e Luz
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar esta postagem!
Ela será lida e publicada assim que possível.

Fraternalmente.

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...