sábado, 23 de julho de 2011

O número 9


O  número da iniciação e do
recolhimento antes de se dar
um passo para o novo.

Por ser o último número de um só digito, o 9  simboliza o limiar na transição para um novo patamar, um plano mais elevado. Tal como a inspiração antes da expiração, a preparação antes do golpe, a tensão do arco antes de saída da flecha, ele personifica o recolhimento antes de se dar um passo o novo. O sinal gráfico 9 também é um símbolo do caminho de fora para dentro, embora a maioria das pessoas não o escreva dessa maneira; ao passo que a sua imagem invertida, o 6, é tido como um número fecundo, que sai de si mesmo.

A relação entre novo e nove existe em diversas línguas, na quais ambas as palavras são idênticas ou  semelhantes, e possuem uma raiz comum:

Alemão  |  neu  |  neun
Latim  |  novo  |  novem
Italiano  |  nuovo  |  nove
Francês  |  neuf, neuve  |  neuf
Espanhol  |  nuevo  |  nueve
Português  |  novo  |  nove

O 9 desempenha um papel-chave nos ritos de iniciação no mundo inteiro por ser o número da concentração e da preparação. São nove horas, dias, noites, semanas, meses ou anos que precedem o passo iniciático. Talvez o modelo disso tenha sido os nove meses que passamos amadurecendo na barriga de nossa mãe, até sermos iniciados neste mundo. 
Pitágoras, o pai do simbolismo numérico ocidental, passou três vezes nove dias numa gruta de Zeus, vestido de lã preta, para ser  iniciado nos mistérios. São célebres ou nove dias e noites que o deus nórdico Odin passou pendurado na Árvore do mundo- Yggdrasil, até descobrir as Runas e, dessa maneira, adquirir sabedoria. 
A própria árvore do mundo é um símbolo do cosmos. Segundo a crença germânica, ela possui nove galhos que se espalham sobre os nove mundos que constituem o universo. Por isso, não é de estranhar, que o nove desempenhe um papel importante em muitos ritos xamânicos. Segundo C.G. Jung, nos mitos e contos de fadas um tesouro aflora por nove anos, nove meses  e nove noites. Se na última noite ele não for encontrado, volta a desaparecer e a busca recomeça do inicio. 
 
O 9 manteve-se também como número  simbólico nos poucos ritos de iniciação remanescentes no Ocidente. Nas ordens Herméticas, como, por exemplo, a Rosa-cruz, existem nove graus iniciáticos, e nas ordens e congregações católicas, o número 9 simboliza o tempo de concentração antes de se dar um passo definitivo. Os noviços franciscanos e os beneditinos fazem votos, inicialmente, por um tempo limitado. Somente o voto eterno, feito no nono ano,  o compromete com a ordem para a vida inteira. 
O 9 tem um significado religioso muito intenso por ser a potenciação do 3 divino (3x3). Nós o encontramos em culturas matriarcais como facetas da grande Deusa; as nove Musas que habitam no monte Parnaso, e a Hidra de nove cabeças são testemunhas disso.
 As nove esferas celestiais com os nove coros angélicos numa pintura de Hildegard Von Bingen
No cristianismo existe o conceito dos nove coros angélicos e das nove esferas celestiais, como foi descrito por Dante: acima das oito esferas dos sete planetas e do firmamento existe uma nona esfera, abóbada celeste cristalina sem estrelas, que forma a passagem para o Empíreo, onde habitam os espíritos bem-aventurados. E no Sermão da montanha Jesus indica esse caminho por meio de nove Bem-aventuranças. 
As noves Bem-aventuranças do Sermão da Montanha
(Mateus 5,3-11)
Bem-aventurados os pobres em espirito, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados s que choram, porque serão consolados.
Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.
Bem-aventurados os famintos e sedentos de justiça, porque serão saciados.
Bem-aventurados os que se compadecem, porque alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filho de Deus.
Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados sereis quando vos insultarem e perseguirem e, por minha causa, mentirem, dizendo contra vós todo mal. Alegrai-vos e exultai, porque grande será a recompensa.

As noves Musas

Erato (poesia do Amor)
Euterpe (Flauta, Lirismo)
Calíope (Poesia, Épica, Filosofia, Retórica)
Clio (História)
Melpômene (Tragédia)
Polímnia (Dança e canto)
Terpsícore (Cítara)
Thalia (Comédia)
Urânia (Astronomia)

Os noves coros angélicos e
sua correlação com as esferas

Anjos (Lua)
Arcanjos (Mercúrio)
Principados (Vênus)
Potências (Sol)
Virtudes (Marte)
Dominações (Júpiter)
Tronos (Saturno)
Querubins (Estrelas Fixas)
Serafins (Empíreo)


O 9 aparece no Novo Testamento como símbolo de transição. Jesus morre á nona hora do dia e,  segundo o que se conta, ele foi preso á cruz com três vezes três marteladas,  e até hoje, supostamente, as nove badaladas de sino que soam em algumas igrejas, devem nos relembrar esse fato.

O verdadeiro objetivo do recolhimento interior, antes de se dar o passo para o novo, é o autoconhecimento. Isso proporciona uma sensação de coerência e possibilita á pessoa ser decidida e agir com clareza, ao contrario da atitude apressada das pessoas que acham que sabem de tudo. 

Então, não é de estranhar que encontremos O EREMITA na nona carta dos Arcanos Maiores do Tarot. Esse arquétipo do velho sábio simboliza o recolhimento e o isolamento, contudo sem ser insociável, solitário, nem alheio á realidade. Ele pode estar junto a outras pessoas, mantendo-se, contudo, sempre fiel a si mesmo. Essa mesma ideia encontra-se também no número 9.
Ele se deixa misturar com qualquer outro número, porém mantém-se ‘fiel’ a si mesmo:
qualquer número multiplicado (= misturado) por 9, produzirá um resultado cuja soma transversal é sempre 9 (3x9=27,2+7=9 ou 17x9=153,1+5+3=9)
Por outro lado, o 9 também pode desaparecer de qualquer grupo numérico sem deixar rastros. Qualquer quantia dividida por 9, deixa um resto que corresponde á soma transversal do número original:431:9=47, resta 8:4+3+1=8. O velho sábio simboliza também uma força que ajuda os outros a transpor barreiras sem perder a autenticidade. O mesmo ‘faz’ o número 9. Ele auxilia os outros números  a transpor o próximo limite decimal, sem  os manipular ou adulterar. Pois seja qual for o número que se some ao 9, a soma transversal do resultado é igual á soma transversal do número inicial. 7+9=16-> 1+6=7; 105+9=114-> 1+0+5=6, assim como 1+1+4=6.
 O Eneagrama: nove estágios para a autorrealização.
O 9 no Eneagrama é tanto um símbolo de autoconhecimento como também um guia da sequência certa dos passos a serem tomados. Esse conceito que foi transmitido inicialmente por Gurdjieff descreve um processo de realização em nove estágios. Mais tarde, a partir dele, foram desenvolvidos os conceitos de tipos de personalidade conhecidos nos dias de hoje. Ambos são temas típicos do nove.

Na rosa dos ventos o nono ponto determina o centro. A Concha de Santiago com nove arcos.
O ponto central da rosa dos ventos também  simboliza a ideia do nove, de recolhimento e concentração no centro antes de dar-se o passo para o novo. Ela indica quatro direções principais e quatro intermediárias. Contudo, a orientação acontece por meio do centro, onde fica o nove. Esse mesmo conceito se apresenta na ideia dos nove mundos da tradição celta do norte. No caminho de Santiago, a concha indica ao peregrino o caminho para se chegar á meta (ao seu interior). A concha de Santiago é muitas vezes representada de forma estilizada com nove arcos, como no brasão do Papa Bento XVI.
 Brasão do Papa Bento XVI
 
No Islamismo, o nono mês do ano é sempre o mês do jejum, o Ramadã, e segundo o Alcorão, Alá tem 99 nomes. Nos meios cristãos, diz-se amém (assim seja) no final de uma bênção ou uma oração. Se somarmos os valores numéricos das letras gregas dessa palavra, teremos a =1,m =40,h =8 e n=50, e por sua soma o número 99, e com isso, simbolicamente, duas vezes o nove.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
HAJO BANZHAF; Simbolismo e o Significado dos Números. Ed.: Pensamento. 2009
Fraternalmente
Pax e Luz.


Um comentário:

  1. Profundo, explicativo, amplificador e catalisador de novas possibilidades interpretativas. Fantástico.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar esta postagem!
Ela será lida e publicada assim que possível.

Fraternalmente.

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...