segunda-feira, 14 de novembro de 2011

V.I.T.R.I.O.L / A Temperança / Arcano 14

O desafio dos Alquimistas


Alquimia, metamorfose e  transmutação, sem dúvida alguma são palavras bem adequadas ao estudo do décimo quarto arcano.

A arte da Alquimia, segundo o que a maioria das pessoas conhece, ou pelo menos segundo o que lhes foi revelado, seria a arte da transmutação de vil metal em ouro, carvão em diamantes, e toda uma serie de maravilhoso prodígios de difícil aceitação, até para os estudiosos mais crédulos no assunto. Dentro desta complexa ciência oculta das transmutações, existe como em todos os demais ramos do esoterismo, um objetivo primordial, que no caso da Alquimia pode ser retratado pela busca da Pedra Filosofal e pela fabricação do chamado Elixir da Longa vida.

Segundo os Alquimistas, a Pedra Filosofal é tida como a Essência primeira de todas as substancias, possuindo o extraordinário poder de efetuar a transmutação de todas as coisas. Comenta-se dentro dos círculos Iniciáticos que aquele que possuísse tal artefato poderia transformar qualquer tipo de matérias, de acordo com a sua vontade, tornando-se um verdadeiro senhor do plano material. As tão almejadas transmutações do chumbo em ouro e do carvão em diamante, segundo alguns adeptos da arte alquímica somente seriam possíveis com a posse da Pedra Filosofal.

Já o Elixir da longa Vida - outro objetivo almejado pelos alquimistas- segundo as ‘lendas’, garantiria vida longa a todos os que os ingerissem. O mágico Elixir, seria dotado também de propriedades altamente medicinais e terapêuticas, oferecendo por este fato a cura a todas as doenças do corpo, mente e espirito.

Alguns leitores mais ponderados, neste momento deverão estar se perguntando como alguém em sã consciência pode acreditar neste tipo de coisas hoje em dia, onde vemos o poder cada vez mais avassalador da ciência e da tecnologia engolindo a todos nós? Os mais céticos e exaltados devem estar ás gargalhadas, com as ideias tão absurdas que acabaram de lhes ser apresentadas. No entanto, nem por isso eu pretendo parar de escrever.

Se o leitor pensar bem, por mais estranhas e malucas que sejam as teorias á respeito da Alquimia, mais estranho ainda é o fato de homens como Nostradamus, Gagliostro, Conde de Saint Germain, Paracelso, Leonardo da Vincci, Papus, Eliphas Levi, Saint Martin, e tantos outros ilustres cientistas e ocultistas terem se dedicado ao seu estudo. E isto sem falar hoje em dia de Ordens Iniciáticas sérias ortodoxas e tradicionais, que possuem laboratórios científicos espalhados por todo o mundo, onde ainda são desenvolvidos estudos e pesquisas desta natureza. O que dizer também dos relatos que chegam das mais variadas e recôndidas partes do planeta, á respeito de lugares ermos onde vivem homens e mulheres com todos os poderes descritos até agora, e dons muitas vezes até maiores do que aqueles que foram mencionados alguns parágrafos acima? Estaríamos todos ficando malucos? Seriam os grandes homens que foram citados loucos e ingênuos por desenvolverem a prática alquímica? Por que em todas as partes do mundo, independente do credo e da raça que lá habitem, são ainda hoje contadas histórias alquímicas com um grande requinte de detalhes que chega a ser estarrecedor? Por que uma ‘mera Lenda’, duraria tanto tempo e, ainda nos dias de hoje continuaria angariando adeptos, se não fosse verdadeiramente séria?

Embora as questões acima sejam muitas vezes até mais complexas que as respostas pertinentes a elas, nos preocuparemos em colocar o nosso ponto de vista á respeito da Alquimia, visão esta que poderá ser aceita ou não pelo leitor, estando este investido de total e plena liberdade para discordar, caso as ideias apresentadas não representem ou se aproximem da sua verdade.

Existe realmente uma Alquimia de prodígios físicos como a transformação do chumbo em ouro, por exemplo. Só que este tipo de Alquimia é o que menos nos interessa, principalmente porque sabemos ser impossível a realização destes magníficos feitos se antes aquele que se propõe a realiza-los não tiver se depurado o suficiente a nível interno. Mediante o que acaba de ser dito, começamos a compreender que existe também uma Alquimia Interna, onde precisam ser depurados os nossos erros e paixões (chumbo), a fim de que possamos atingir o brilho de nossas Essências (ouro) e nortear os nossos atos, palavras e ações por este brilho. Á partir de então, tendo o domínio completo de nós mesmos nos planos físico, mental, emocional e espiritual, poderemos realizar feitos que ás vistas das pessoas comuns parecerão milagres, mas que nós em nosso intimo, saberemos que são perfeitamente naturais, porque nos dispusemos a aceitar e compreender as leis naturais e universais, que atuam através de nós e ao nosso redor. No entanto, ainda resta uma grande pergunta a ser respondida:

- como realizar esta depuração interna?

Esta pergunta sem duvida alguma possui milhões de respostas, porque variados são também os caminhos que conduzem a Deus. Após quase vinte anos de pesquisas e estudos dentro da chamada área esotérica, sou da opinião de que as escolas iniciáticas- principalmente as mais antigas e tradicionais- podem realmente oferecer ao homem  um caminho através do qual ele possa encontrar a si mesmo, tomando consciência dos seus potenciais internos e trabalhando após adquirida está consciência em pról da humanidade.

Diversas são as Escolas Iniciáticas e diversos são os seus ensinamentos, origens e metodologias de estudo, no que diz respeito a atingirmos um patamar mais elevado de consciência. No entanto, todas as Escolas são alimentadas de conhecimento, por uma mesma fonte a qual damos o nome de Grande Fraternidade Branca ou Governo Oculto do Mundo- um manancial inesgotável de dados sobre todas as religiões, filosofias de vida, formas de governo, métodos terapêuticos e toda uma serie de conhecimento que está presente no planeta terra, desde que ele se entende como tal, dirigido por Mestres Ascensionados cuja missão é fazer florescer no coração dos homens o desejo de Iluminação, para que eles brevemente possam retornar á casa do Pai.

Este conhecimento, sagrado, está á disposição de todas as pessoas que realmente quiserem adentrar nos Círculos Iniciáticos, com o sincero e puro desejo de coração no que diz respeito a tomar consciência sobre quem elas são, de onde vieram e para onde irão quando aqui tiverem cumprido as suas missões.

Não importa o Colégio Iniciático ou linha filosófica a qual decidimos aderir. O que importa e que esta escolha tenha sido feita de livre e espontânea vontade e que uma vez dentro da Senda, procuremos nos dedicar de corpo e alma aos conhecimentos tanto práticos, como teóricos dentro do nosso dia-a-dia, pois de nada adianta a teoria sem a pratica, principalmente em obstáculos e obstruções de nossas vidas cotidianas, que muitas vezes são testes colocados em nosso caminho, para ver se estamos aplicando tudo aquilo sobre o que antes estávamos apenas teorizando.

Ofereceremos agora, antes de nos aprofundarmos no estudo do décimo quarto arcano, alguns bons pensamentos de origem alquímica:
V.I.T.R.I.O.L.- O termo Vitriol, essencialmente alquímico significa:

Visita Interiora Terrae, Rectificandoque, Invenies Occultum Lapidem’, (visita o interior da Terra e, retificando, encontrarás a Pedra Oculta).

Esta fase acima é nada mais do que um convite á profunda reflexão e meditação do ser humano em relação a ele mesmo, para que através deste exercício ele possa chegar á Pedra Oculta ou Filosofal, que seria o outro dentro de si (Essência).

Também diz respeito ás cidades e regiões intra- terrenas onde estariam guardadas as maiores riquezas, tanto físicas, quanto tecnológicas e espirituais do  planeta terra.  Mas isto é assunto para outra hora... pois tudo tem o seu tempo certo para vir a tona.

‘Milagres são um direito de todos; antes, porém, a purificação é necessaria’.
Extraído do livro ‘Um curso em Milagres’.

‘Todos os candidatos que ingressam na Maçonaria, podem ser vistos como uma pedra Bruta que necessitaria ser desbastada, tornando-se Pedra Polida e podendo mediante a sua nova condição ser aproveitada na construção da Grande Obra do Grande Arquiteto do Universo.

O estágio de Pedra Bruta corresponde ao homem que apesar de guardar em seu interior a Pedra filosofal, ainda está cheio de imperfeições, preferindo ouvir a voz do ego e satisfazer aos seus desejos unicamente instintivos e materiais, á prestar culto ao trabalho de depuração, através do qual ele poderia converter-se em homem justo e Perfeito. Passado este estágio ele começa a avançar dentro da Sublime Instituição Maçônica, recebendo instruções e instrumentos que lhe serão úteis na sua árdua tarefa de auto- lapidação, a fim de que ele possa almejar o grau de consciência de Pedra Polida, onde saberá em que ponto se encontra dentro da escala evolutiva e qual o seu papel perante os seus irmãos Maçons, perante toda a sociedade, mas principalmente perante sí mesmo’.

Um homem livre e de bons costumes.

‘Os Rosacruzes visam atingir o chamado  ‘Domínio da Vida’. Um grau de consciência onde os frates e sorores desta mística confraria estariam completamente harmonizados com o Deus de seus corações, em perfeita harmonia com as lei naturais e universais, tendo atingido a tão almejada conscientização Cósmica.

Para que este belo ideal de vida de todos os sinceros Buscadores da Verdade que vivem sob a proteção da Rosa vermelha e da cruz Dourada possa se realizar, a Ordem Rosacruz Amorc, coloca á disposição de seus membros uma alquimia de vida transcendental e mística, através da qual o rosacruz pode chegar ao real ‘Domínio da Vida’, tendo antes atingido o domínio de si mesmo’’.

Um R+C


Os símbolos que compõem o Arcano da Temperança.

O anjo é o intermediário entre o reino Celestial e o Plano mundano. É o mensageiro enviado por Deus á terra para auxiliar o homem na sua tarefa de encontrar o caminho perdido da Perfeição Primordial, para que ele possa retornar a casa do Pai. Ele colhe as nossas preces, apelos e decretos subindo com eles para os planos superiores ligados á Luz Maior, de onde retorna com bênçãos para aqueles que são cumpridores das Leis do Grande Arquiteto do Universo, e jamais deixaram de acreditar no Milagre da vida.

O pequeno sol na fronte do anjo simboliza entre outras coisas que ele é um ser nascido da Luz maior, e apesar de não possuir o livre-arbítrio para a execução de suas tarefas, jamais fará algo que afaste o homem da Luz, mesmo que aquele que esteja  sob a sua proteção peça o contrario. O fato dos anjos não possuírem livre-arbítrio, mas mesmo assim jamais fazerem o mal, constitui um ‘mistério angelical’.

A cor azul das asas deste guardião alado da raça humana, simboliza a ação consciente dirigida por uma firme vontade, que pode elevar o homem ás esferas celestiais e fazê-lo comungar com o plano onde habitam os deuses. A parte interna das asas é violeta, cor tradicionalmente associada a espiritualidade- embora esta contenha em si todas as cores- e a transmutação do negativo no positivo, lembrando-nos que antes de querermos alçar vôo em direção ao Altíssimo é necessária a depuração de tudo aquilo que constitui um fardo de energias negativas,  que por falta de consciência insistimos em continuar carregando nas costas. O amarelo da parte superior da túnica do anjo representa a sabedoria que prevalece sobre a parte inferior da vestimenta, que é de uma tonalidade extremamente vermelha, representando o lado mais instintivo e egóico do ser humano. O equilíbrio das cores nas vestes deste personagem angelical é uma lembrança do trabalho que todos nós deveríamos estar fazendo no sentido de nos tornarmos os senhores de nossas paixões e baixos instintos, e nunca os seus escravos.

O anjo pisa com um pé na terra e com o outro na água, simbolizando o equilíbrio entre a razão e a emoção.

As duas jarras uma de prata e outra de ouro, representam os potenciais feminino e masculino respectivamente. A jarra prateada também simboliza a nossa natureza Lunar, mais associada á intuição, enquanto a jarra dourada, símbolo na natureza Solar, será a representante do nosso lado mais racional. Podemos observar que o liquido que está sendo passado de uma jarra para outra, possui em seu conteúdo as cores do arco-íris. Este liquido a nível esotérico é conhecido como sendo a ‘Seiva Condutora da Vida’, representando também os inúmeros potenciais criativos que temos a nosso dispor, quando nos dispomos a realizar um religare com a nossa natureza mais interna.  O ato de passar esta seiva vital de uma jarra para outra, tem por objetivo fazer com que ela fique impregnada com os eflúvios racionais e emocionais, para que quando a nossa criatividade for aplicada e desenvolvida em nossa vida cotidiana, isto ocorra com o máximo de temperança possível, evitando que cheguemos aos extremismos descomedidos, podendo cometer atos que não cometeria o mais irracional dos animais, quanto mais um ser humano.

As pequenas flores que começam a nascer na terra árida e desértica, representam que mesmo quando a nossa vida parece um campo estéril onde não há muito mais o que se fazer, basta sentarmos e refletir bastante com o intuito de harmonizar a nossa razão com nossas paixões, para que através da centralização de nossos potenciais internos, possamos novamente  começar a criar um futuro de fé e confiança, pois não existe terra ou área da vida suficientemente árida que o amor e uma vontade bem direcionada não possam fertilizar.

Próximo aos pés do anjo vemos dois fluxos de energia de polaridades opostas representando o mais acinzentado uma energia carregada de negatividades arcaicas do passado, sendo substituída pelo arco-íris de boas novas e felicidades no presente.

A explosão vulcânica atrás do anjo, faz-nos lembrar que o homem sem temperança que se deixa dominar pelo seu lado instintivo desprovido de um desejo sincero de buscar as sagradas virtudes que habitam no amago de nossos seres, é tal qual um vulcão sempre prestes a explodir e, que por sua falta de consciência com suas intempestivas explosões, fará sofrer as pobres criaturas ao seu redor, muitas vezes sem chance de se defenderem perante um espirito tão grosseiro e ignorante.

 Significado do 14° Arcano - A Temperança.
  
Falemos agora de um arcano que é a própria imagem da arte da Transmutação Alquímica, visando uma vida mais plena, abundante e feliz

Com a retirada do décimo quarto arcano em uma consulta é o momento do cliente se abstrair um pouco da sua vida cotidiana com seus mais variados tipos de problema, para que ele possa realizar uma profunda e oportuna auto- análise, visando acessar os seus potenciais criativos, não para recuar diante das obras que já edificou que com o decorrer do tempo podem já estar dando algum tipo de problema, mas sim para avançar sobre os obstáculos como a água, que caindo gota a gota, fura a mais dura pedra. No entanto, o avanço diante das adversidades neste arcano, não se dá de maneira tão enfática e agressiva como nos arcanos do Carro e Mago. São necessárias agora a boa conduta, a diplomacia e principalmente a temperança, para que possamos sair vitoriosos de tão extenuante fase.

Muitas vezes as pessoas crêem que para se romper um obstáculo, é necessário atacar o problema diretamente de frente, e se possível de uma maneira um tanto o quanto radical. Não vamos negar que esta metodologia funcione perante alguns tipos de situação, no entanto, sem duvida alguma ela deve ser deixada de lado quando numa consulta se apresenta o arcano da Temperança. Nestes casos devemos ter em mente que o fato de agirmos diante dos problemas com uma certa dose de tolerância, e principalmente bom humor, de maneira alguma representa uma postura de fraqueza e receio de nossa parte, mas sim um ato de extrema inteligência, que fará com que não nos envolvamos em criticas situações de difícil saída, por causa de nossos intempestivos e descontrolados impulsos.

Com este arcano está de volta a necessidade de reconhecermos que a vida é uma grande via de possibilidades, que está sempre aberta aqueles que sabem leva-la com leveza e naturalidade. Sei que poderá parecer estranho o que vou colocar agora, mas certa vez enquanto conversava com um anjo, ele me disse que uma das diferenças entre eles e nós, era justamente o fato de sermos extremamente ‘pré- ocupados’. Entenda-se pelo termo pré- ocupado, aquele que se ‘pré- ocupa’ antes da hora, deixando de saborear o momento presente, muitas vezes acreditando que o sabor do futuro será melhor, principalmente se ele se estressar bastante no seu momento atual, dando atenção apenas a seu trabalho, negócios e afazeres do plano material, esquecendo-se de tudo e mais, principalmente em nome do dinheiro, status e posição social. Evidentemente estas coisas são importantes e devemos lhes dar a devida atenção, só que jamais podemos pecar pelo excesso de atividades apenas na área mundana, esquecendo-nos completamente de nossas áreas afetiva, intelectual e espiritual. Embora estas três áreas pareçam de difícil manejo, acreditamos que o difícil existe apenas para aqueles que não quer enxergar as inúmeras facilidades vinte quatro horas por dia ao seu redor, preferindo por causa de alguns insucessos- diga-se de passagem gerados pela própria pessoa- concentrar-se apenas nos seus fracassos pessoais e cultivar perante a vida um constante estado de amargor e desilusão.

Sobre a área material, o anjo da Temperança fala-nos que rico não é o homem que possui excesso de posses materiais, mas sim competência para administrar bem aquilo que possui, seja muito ou pouco, pois para o competente, do mínimo ele consegue extrair o máximo duplicando os seus limitados potenciais, a ponto de torna-los ilimitados através da competência, perseverança e principalmente paciência. Ele possui a visão necessária para saber quando é o momento de avançar em novos negócios, tendo o dobro de cautela para não embarcar em projetos profissionais superficiais, que lhe dariam apenas uma satisfação momentânea e egóica, desprovida de um real valor de realização intima, profunda e acima de tudo duradoura.

Com relação ao plano emocional e afetivo, o décimo quarto arcano, nos ensinará como viver uma relação plena e feliz com o sexo oposto.

Entendemos com a sua presença num jogo que a relação ideal não é aquela em que a pessoa tenta encontrar a sua metade, jamais será uma pessoa completa e sim uma meia pessoa que provavelmente irá se unir com outra meia pessoa, sem no entanto conseguir encontrar no seu relacionamento a tão almejada felicidade, que só pode ser encontrada, quando mesmo estando unidas, cada pessoa mantem a sua individualidade, sem jamais se anular dentro de uma relação’. É necessário para a felicidade do casal, que tanto o homem como a mulher preserve a sua individualidade, porque nenhuma relação afetiva ideal, pode ser edificada onde existe ciúme, posse e apego excessivo ao ser amado, ou melhor dizendo, ao ser ‘sufocado’. A relação entre o homem e a mulher é uma doce alquimia onde apesar de unidos, os ingredientes jamais se misturam a ponto de um suplantar o brilho do outro. Quando se entende isso, tanto o homem como a mulher brilham juntos. Através deste brilho afastam de si as suas trevas interiores e dão vida a filhos maravilhoso que vem para a terra depurados pelo Sagrado amor que une os seus pais num relacionamento de respeito, união e afeto incondicional.

Dentro do contexto espiritual, o arcano nos mostra realmente a necessidade de transformarmos o chumbo do nosso ego no ouro da nossa essência. Para que isto possa ser realizado, a lâmina nos dá a dica até mesmo a respeito de um dos inúmeros caminhos que poderiam ser seguidos para atingirmos este objetivo, representado por um magnifico anjo irradiando o seu poder em todas as direções.

Anjos entre as varias definições que são dadas para estes maravilhosos seres, antes de mais nada são a pura manifestação do Amor de Deus por seus filhos, que os criou justamente com o proposito de que eles nos auxiliassem na transmutação de nossos erros e paixões, a fim de que pudéssemos no devido tempo retornar a casa do Pai. Muitos incrédulos que na vida não fazem outra coisa além de reclamar, diriam que se existem mesmo estes mensageiros alados de Deus, por que eles jamais os viram e nunca foram auxiliados por eles?

A estes filhos ingratos de nosso Pai e também nossos ‘rebeldes’ irmãos, o que temos como resposta é o fato de que os anjos estão vinte e quatro horas por dia velando por nós, mesmo quando não acreditamos neles. O fato de ver ou não um anjo, não quer dizer que ele exista ou deixe de existir. O homem precisa aprender que anjos e milagres são reais e podem se tornar paupáveis em sua própria vida, desde que ele antes se comprometa a fazer as devidas retificações em sí próprio no que diz respeito á transformação de alguns hábitos detestáveis, que o homem tem o mórbido prazer de cultivar, não compreendendo que estes comportamentos instintivos e animalescos afasta cada vez mais da luz. Isto impede que ocorra a Mágica Alquimia que permite a todos que procuram levar uma vida de maneira mais justa, digna e correta, operar quaisquer milagres, ser servido pelas hostes angelicais e transmutar-se para melhor, atingindo um estagio de plena abundância, equilíbrio, saúde, prosperidade e elevada espiritualização.

O tarólogo deve procurar conscientizar o cliente a respeito dos seus ilimitados potenciais internos. A pessoa que foi nos consultar jamais poderá sair do nosso consultório em baixo-astral, o que também não quer dizer que através dos arcanos, devamos conduzi-la por uma mirabolante viagem á ‘Terra do Nunca’, onde apenas falaremos o que ela deseja ouvir. O nosso papel é procurar concientizá-la á respeito dos seus lados mais positivos e fazê-la enxergar ainda mais claramente o seu ‘dark side’, para que ele possa ser suplantado. Não há nenhuma razão para medos, pessimismo e derrotismos quando estivermos enfocando este lado mais obscuro que todos nós possuímos, mesmo porque o tarô não possui nenhum arcano nefasto no verdadeiro sentido da expressão. Este oráculo é na verdade um caminho de conscientização, que irá dar maior consciência ao ser humano de onde ele veio, onde se encontra no momento atual e quais as melhores diretrizes futuras a seguir. Agora, se a pessoa vai seguir ou não as nossas dicas, este é um problema único e exclusivo dela, pois o trabalho que nos compete é o de mostrar o caminho, sem jamais adentrar nesta estrada junto com o cliente. Porque ele não pode, não deve e jamais devera tomar as decisões em sua vida mediante o que o tarólogo falou, mas sim utilizar os conselhos do profissional, ajustando-os as suas crenças e sentimentos pessoais, para que, através da junção de todos os dados que estiverem á sua disposição, ELE, o CLIENTE, sozinho possa sempre decidir pelo melhor.

Em muitos arcanos o leitor já reparou que muitas vezes eu sugiro, que a pessoa siga uma determinada diretriz, ou então comento á respeito de coisas maravilhosas que podem ocorrer em nossas vidas á partir do momento em que decidimos nos centralizar com nós mesmos. Só que raramente digo por onde o cliente deve começar a buscar os seus progressos pessoais, apenas sugerindo algumas maneiras pelas quais ele poderá alcançar este sucesso. E num livro, a coisa realmente deve se processar desta maneira. Não é interessante dar ao leitor a desvelação de todos os mistérios já de mão beijada, principalmente porque enigmas transcendentalistas, só podem ser desvelados por aqueles que estão verdadeiramente buscando em primeiro lugar encontrar a si mesmos. Num segundo estágio, para aqueles leitores que já conseguem se olhar no espelho sem medo de levar um tapa de seu próprio reflexo por mal comportamento- uma vez que do espelho ninguém escapa...- aconselhamos a ingressarem em Ordens Iniciáticas tradicionais (pelo menos com mais de mil anos de existência...) e realmente acreditarem que o impossível só existe dentro de mentes limitadas que ainda precisam ser despertas para o infinito potencial que existe dentro de cada um de nós.


Para finalizar, os leitores devem estar se perguntando como adentrar para uma ordem Iniciática. E a estes queridos semi- buscadores dizemos para que não se preocupem, nem anseiem por nada, pois o simples ato de querer colaborar com a nossa obra no momento certo fará com que vocês acabem esbarrando em um de nós. Pode acreditar e aguardar, pois para todos existe a hora de despertar.
O Caminho na árvore da vida (cabala).
 
REFERÊNCIA DE ESTUDO:
__________________________________
 

Segredos do Eterno. Alexandre José Garzeri
O TarotCabalístico - um manual de filosofia Mística. Robert Wang
IMAGENS E DECKS (fotos)
TAROT DE LEONARDO DA VINCI

THOTH CROWLEY
TAROT NAMUR
MARSELHA
RADIANT RIDER WAITE
BARBARA WALKER
TAROT ANCIENT ITALIAN

3 comentários:

  1. Transmutação. Essa palavra é vista em tantos alfarrábios e é a primeira vez que ela faz sentido.
    Obrigado por esclarecer pontos obscuros dessa carta à luz do teu conhecimento preciso.
    Forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Esta carta foi revelada por uma pessoa que muito me ama e que nunca tinha visto nenhuma carta de tarot na vida, junto com ela vinha oa dizeres "a morte já te visitou muitas vezes , sorte tua que voce não a viu ainda ".
    Há 10 anos venho sofrendo depressão profunda, com várias tentativas de suicidio, atualmente já estou melhor quanto a isso apesar de desejar ainda a morte, mas ainda sofro com muita tristeza e angustia, tendo que tomar medicação e fazer terapia, o que muito me ajuda. Atualmente me sinto em um momento decisivo, estou cansada, já tenho 49 anos , estou só, minhas filhas , graças a Deus já crescera e estão buscando suas felicidades e eu me sinto inutil e sem objetivo na vida. às vezes até um fardo para os que me amam e eu os amo.
    A explicação desta carta me dá esperança, já tenho percorrido um caminho de evolução espirirual, mas no sonho não entendo a mensagem sobre a morte, ficou confuso para mim , voces tem como me ajudar?
    Não quero que publiquem por favor meu comentário , apenas respondam , se puderem.Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar esta postagem!
Ela será lida e publicada assim que possível.

Fraternalmente.

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...