segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A Imperatriz / Arcano 3


Imperatrix Mundi
O arcano da Imperatriz.
Ela de certa maneira seria a filha dos dois primeiros arcanos (O Mago e A Sacerdotisa), só que a sua diferença mais marcante em relação a Sacerdotisa, é que ela possui o potencial da geração por conter em si elementos do primeiro e do segundo arcano. Por isso no tarô, a Imperatriz é considerada por muitos estudiosos como sendo a Mãe, o principio criativo, o poder de gerar novas vidas.
Estes dois primeiros arcanos citados acima, apesar de todo o potencial que apresentam, cada qual dentro das suas características, sejam  elas masculinas ou femininas, são completamente estéreis enquanto permanecem separados e não podem por si só gerar coisa alguma. No ato sexual o homem (O Mago) nada conseguiria se a mulher (A Sacerdotisa) não se encontrasse lá para completá-lo e vice-versa. Através dessa breve porém lógica e consistente observação, podemos notar que está faltando algo que una o potencial masculino do terceiro arcano;
Dentro da Wiccatradição totalmente matriarcal – citada no arcano anterior, a Imperatriz seria considerada como sendo a Grande Deusa de todas as coisas vivas, a Grande Mãe. Já a Sacerdotisa seria vista como a avó, a Anciã com o conhecimento e a sabedoria de todas as coisas criadas por sua filha – A Imperatriz.
Dentro da tradição wiccaniana, alguns bruxos acreditam que Deus é mulher, daí porque se referirem á divindade suprema como ‘A Deusa’ ou como ‘A Grande Mãe’. Outro bruxos por sua vez acreditam em duas divindades, sendo uma totalmente masculina e a outra completamente feminina, que se uniram no inicio dos tempos para a formação de tudo que conhecemos hoje. Crenças a parte, o importante é que tanto para aqueles que acreditam em uma Deusa única, como para aqueles que acreditam em duas divindades de sexos opostos, que se unirão para a criação do Todo, o respeito pela Grande Mãe é visto em ambas as correntes.
Vamos a mais um texto extraído do livro A Dança Cósmica das feiticeiras de Starhawk, que também serve para ilustrar o lado criador (a nível de geração) e maternal da Imperatriz:
‘A Deusa é a primeira em toda a terra, o mistério, a mãe que alimenta e que dá toda a vida. Ela é o poder da fertilidade é geração; o útero e também a sepultura que recebe o poder da morte. Tudo vem dela, tudo retorna a ela. Sendo terra também é a vida vegetal; as árvores, as ervas e os grãos que sustentam a vida. Ela é o corpo e o corpo é sagrado. Útero, seios, barriga, boca, vagina, pênis osso e sangue; nenhuma parte do corpo impura, nenhum aspecto dos processos vitais é maculado por qualquer conceito de pecado. Nascimento, morte e decadência, são partes igualmente sagradas do ciclo. Se estamos comendo, dormindo, fazendo amor ou eliminando excessos do corpo, estamos manifestando a Deusa’.
Antes de concluir esta breve introdução e passarmos definitivamente para a descrição do terceiro arcano, eu gostaria de apresentar um dado, no mínimo, interessante para o leitor.
Não é novidade para ninguém o fato de que a igreja Católica durante a idade media se opôs com todas as suas forças contra os cultos pagãos europeus, principalmente a chamada Bruxaria ou Grande Arte (Wicca). Agora, uma vez que a Imperatriz é uma das representações mais claras do poder matriarcal e das inúmeras deusas que eram cultuadas no paganismo, é de se estranhar que a sua descrição detalhada e fiel se encontre no apocalipse de São João Apóstolo, capitulo doze de forma benigna, e não maligna como essas deusas e seus praticantes eram tidos nos tempos da Santa Inquisição. Aconselho o leitor, agora a apanhar o seu terceiro arcano de preferencia do Tarô, para acompanhar a descrição da Imperatriz segundo a Bíblia. É no mínimo muito interessante:
‘Apareceu outrossim um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, que tinha a lua debaixo de seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça’.
Apocalipse de São João Apóstolo, 12, 1
‘E foram dadas á mulher duas asas de uma grande águia, para voar para o deserto, ao lugar de seu retiro, onde é sustentada um tempo, dois tempos e a metade dum tempo, fora da presença da serpente’.
Apocalipse de São João Apóstolo, 12, 14
É interessante que o numero do capitulo do apocalipse de São João, do qual foram extraídos os dois versículos citados acima é doze. Se somarmos a dezena e a unidade que compõem esse numero, iremos obter o numero três que é justamente o numero do arcano da Imperatriz.
Agora, mais interessante ainda é sabermos que o Tarô e a Wicca são muito anteriores ao cristianismo e portanto á Bíblia. Muito antes de Cristo, já existia o terceiro arcano - A imperatriz - e a Antiga Religião que depois ficou conhecida como Wicca.

As perguntas, portanto são as seguintes:
Por que o arcano da Imperatriz foi inserido na Bíblia por ocasião da sua criação? Estando a Imperatriz que é uma das representações da Deusa para os wiccanianos, em destaque na Bíblia de maneira benéfica, e sendo a Wicca e o Taro muito mais antigos do que o Cristianismo, por que os wiccanianos foram perseguidos durante a santa Inquisição?
Os símbolos que compõem o arcano da Imperatriz
As doze estrelas que coroam a Imperatriz, representam os doze signos do zodíaco e as doze casas zodiacais percorridas pelo sol durante o ano.
O cetro seguro pela mão esquerda da Imperatriz possui o símbolo do planeta Vênus, que é o planeta associado ao amor. Isto representa que o poder da Imperatriz está calcado no amor e ela reina permanentemente sobre as coisas nascidas, as que nascem e as que ainda nascerão, através do poder do amor.
A águia que está no escudo seguro pela mão direita da Imperatriz representa as alturas a que pode elevar-se o vôo do espirito e também simboliza que o ato de criar, ou seja, o principio da criação atinge as esferas mais elevadas.
A lua sobre a qual a Imperatriz repousa o seu pé representa a inferioridade da matéria (mundo sublunar) e sua dominação pelo espirito.
O trono que lhe serve de assento tem a forma do sol, e o sol representa o poder criador. O sol é o centro que emana vida a todo nosso sistema, dai o porque associá-lo á criação.
As asas sobre o colo da Imperatriz, nos lembram a mítica deusa ísis Celeste, que está associada á mulher que senta no trono.
As quatro cores que emanam do trono da Imperatriz representam o poder, - azul, - a transformação e a liberdade, - violeta- a cura e a verdade, - verde- e a sabedoria- amarelo.
Significado do 3° Arcano – A Imperatriz

A Imperatriz é um mulher madura que encara a vida de frente. Ela possui para isso o poder da expressão, um forte caráter, uma alta criatividade e além disso o carisma e a beleza, que são uma constante em seu ser.
Este arcano quando em jogo representa a necessidade que nós temos de encarar a vida de frente e irmos em busca de nossos objetivos e ideais usando de muita criatividade, otimismo e rapidez de raciocínio.
A imperatriz não gosta de perder tempo com os pequenos detalhes da vida, apesar de ser uma grande apreciadora das artes, muito ligada também ao requinte e ao belo. O seu jogo é mais o de uma visão pratica e objetiva em relação ás coisas. Dotada de uma inteligência e raciocínio privilegiados ela não leva muito tempo para compreender uma nova situação ou projeto com o qual possa vir a ser envolvida, e quando menos imaginamos ela já tem completamente a nova situação dominada plenamente em suas mãos, e por elas guiadas com muita graça e habilidade.
A nível de comunicação, as pessoas regidas por este arcano, são sem duvida alguma as mais encantadoras. Tal como o signo de Gêmeos, essas pessoas costumam conversar sobre todo o tipo de assunto e fazem da comunicação uma verdadeira arte de expressão através da qual os mais observadores e sensíveis podem, se prestarem bem atenção aos detalhes da conversa, ter acesso ao fundo de suas almas. Existem dois tipos de Imperatrizes, a nível de comunicação. O primeiro fala de pessoas que sabem conversar sobre qualquer tipo de assunto, mas não possuem profundidade dentro dos vários temas que se propõem a discutir. O segundo são pessoas um pouco mais tranquilas e menos afoitas no momento da fala, dominando com profundidade o assunto ao qual se propuseram a falar. As vezes esse segundo tipo de pessoa se especializa em uma única área de interesse e quando em uma conversa, fala apenas de sua área, procurando evitar falar sobre o que ela não domina. Não é raro vermos pessoas com esse comportamento se afastarem delicada e sutilmente quando começamos a falar sobre outros assuntos que não sejam aqueles relativos á sua área específica. Em ambos os casos, tanto os regidos pela Imperatriz que falam um pouquinho sobre cada coisa, sem no entanto possuir a respectiva profundidade sobre o que estão falando, quanto aqueles regidos mais quietos e reservados que preferem falar apenas sobre o que conhecem, podemos ter a certeza de que ambos sabem se expressar muito bem e constituem excelente companhia para um jantar entre amigos, uma festa; enfim, para todo o tipo de reunião social.

As artes e o meio artístico também fazem parte do reinado da Imperatriz. Muitas pessoas regidas por esse arcano possuem tendências artísticas desde a mais tenra idade. Quando em jogo o importante é incentivar o cliente a praticar qualquer tipo de arte e se ele já estiver fazendo alguma atividade nesse sentido, temos que parabeniza-lo e estimulá-lo a seguir em frente. Tal comportamento de incentivo do tarólogo em relação a seu cliente é, no mínimo, muito benéfico uma vez que quando as pessoas praticam algum tipo de arte, nem que seja por hooby, elas colocam muitas coisas para fora de si, através da expressão artística, e principalmente coisas de natureza emocional. Então podemos presumir através dessa informação que a arte também possui o seu lado terapêutico. Não importa a qual tipo de arte vamos nos dedicar. Pode ser desde a confecção de uma pipa, até a execução perfeita de um kata de artes marciais complexo com todos os seus rápidos e preciosos movimentos, saltos e utilização de armas brancas. O que realmente importa é praticarmos alguma coisa, amarmos o que fazemos e nos expandir em todos os níveis através da nossa atividade artística. 

O lado criativo da Imperatriz é um dos lados mais importantes que compõem o arcano. É fundamental para as pessoas que tiram esse arcano em uma consulta gerar algo novo; criar algo novo; não importa o que seja. O cliente tem que ser conscientizado do fato de que ele se encontra em uma fase onde tudo que ele quiser manifestar, pode ser manifestado, porque ele possui o potencial criativo para isso. Na fase regida pela Imperatriz o correto seria que nos tornássemos ‘Semeadores de Fé’. Esse termo- ‘Semeador de Fé’ – é um termo que me surge agora enquanto escrevo essas linhas. Nada mais justo explicar o que ele significa.
O ‘Semeador de fé’, é aquela pessoa que tem uma ideia, objetivo ou ideal a ser realizado e acreditando em si mesmo, planta hoje as sementes do seu sucesso futuro. Não importa quando ela vai colher o fruto da semente que foi lançada á terra. O que realmente importa é que ela criou algo novo, gerou algo novo, sem se preocupar com o tempo da colheita final. O importante repito novamente é plantar, gerar, criar o novo. Deixar as ideias fluírem de dentro de você e passa-las para a prática, pois somente assim é possível a colheita no futuro.
O Caminho na árvore da vida (cabala).
REFERÊNCIA DE ESTUDO:
__________________________________
 
Segredos do Eterno. Alexandre José Garzeri
O TarotCabalístico - um manual de filosofia Mística. Robert Wang
IMAGENS E DECKS (fotos)
THOTH CROWLEY
TAROT NAMUR
TAROT DE MARSELHA
BARBARA WALKER
TAROT DURER
RIDER WAITE
TAROCCO SOPRAFINO
TAROT NEW VISION

Fraternalmente,
Paz e Luz

4 comentários:

  1. Repostando o comentário, pois esqueci de concluir uma coisa...

    Enfim, interessante vc fazer o paralelo com A Imperatriz e A Sacerdotisa, elas seriam msm duas partes distintas da Deusa, uma representando o oculto, o mistério da alma e o caminho espiritual (Arcano II) e a outra, a Mãe - não apenas aquela que gera a vida, mas também a que nutre e ensina, em um paralelo com a "Mãe Natureza" e a Terra. Não devemos esquecer que as relações com os Arcanos Menores seriam a Rainha de Copas e a Rainha de Ouros.

    Curioso tb vc associar o número 3 com os versículos do Apocalipse, mas eu encaro a simbologia do 3 da forma tradicional na Wicca - a Tríplice face da Deusa (que a Igreja cristã adotou ao criar a Santíssima Trindade), a Donzela, a Mãe e a Anciã, por sua vez relacionadas também às faces da Lua (a qual a energia feminina foi atribuída).

    Qto à Senhora descrita nos versículos transcritos, ela refere-se à imagem da Deusa que o cristianismo atribuiu à Maria, o exemplo de mulher casta que serviu a seu filho durante toda a vida deste. No msm Apocalipse encontramos a referência à Grande Prostituta, a antítese da figura submissa da mulher ideal.

    Esta, em minha opinião, é a razão do temor da Igreja em relação ao poder feminino, aquele que permanece indomável frente à figura masculina, e se destaca além do "gerar vidas", gerando também ideias, crenças e modos distintos de pensar e encarar as coisas. Tal temor levou à perseguição dos bruxos na Idade Média, sem dúvidas.

    A Imperatriz, para mim, concilia essas duas faces, a Mãe e a mulher, pois ela é sexual sim - o espelho de Vênus em várias de suas representações no Tarot que o diga! E mostra que não há antítese coisa nenhuma, pois uma característica complementa a outra.

    Comentário gigante de novo! Até o próximo! Bjssss!!!

    ResponderExcluir
  2. Isabel... PERFEITAS COLOCAÇÕES, sem pôr nem tirar, concordo com seu ponto de vista.

    Agora, não está aparecendo seu primeiro comentário.
    Será que vc se recorda o que postou ?

    Gratidão.

    ResponderExcluir
  3. Me recordo sim! A propósito, já que não apareceu aí, este foi seu melhor texto até agora, sem tirar nem pôr! Obrigada pelas palavras! ;)

    ResponderExcluir
  4. Adorei muito mesmo seu texto! essa relação entre Sacerdotisa e Imperatriz é perfeita e inclusive estou lendo sobre ela na obra da Sallie Nichols.Apenas um adendo: a Wicca como nós a conhecemos é uma criação até moderna aonde Gerald Gardner uniu antigos conhecimentos de clãs que ele conviveu no interior da Bretanha ( que praticavam sim cultos pagãos voltados para a Grande Deusa) com o conhecimento por ele adquirido pela Golden Dawn e com forte influencia do Crowley. E concordo com a Isabel Catanio! sem dúvidaler seus textos é sempre uma experiencia enriquecedora!1

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar esta postagem!
Ela será lida e publicada assim que possível.

Fraternalmente.

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...