quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A Sacerdotisa / Arcano 2


Véu de Ísis

Com A Sacerdotisaarcano totalmente oposto ao Mago – nós temos o elemento feminino adentrando ao Tarô. E quando se fala do feminino, nada melhor do que citarmos a Wicca; tradição totalmente matriarcal desde o inicio dos tempos, - muito antes de ser conhecida por esse nome – através da qual se procura dar real consciência á mulher sobre qual o seu real poder e papel dentro da sociedade.
A Wicca, também conhecida pelo nome de ‘Antiga Religião’, ou ‘Grande Arte’, é o sistema metafísico de técnicas que eram aplicadas pelos(as) antigos(as) magos e bruxas da Europa, mas que apesar da passagem do tempo, continua muito vivo nos dias atuais.
Wicca é um vocábulo anglo-saxônico de origem celta que quer dizer: ‘O Ofício dos sábios’. Isso é muito interessante porque a Wicca, que também pode ser chamada de bruxaria,- e com muito orgulho! – não tem nada a ver com o Satanismo ou pactos com demônios, como ainda pensa um grande número de pessoas incitadas por líderes religiosos fanáticos e ignorantes que deveriam pensar duas vezes antes de falar sobre aquilo que não conhecem. Essa linda tradição magica totalmente matriarcal, não tem nada a ver com feitiçoes, encantamentos que visam prejudicar outras pessoas e toda uma série de superstições, que ficavam muito bem na época da Inquisição, mas que hoje em dia nada tem a ver com a realidade da Wicca, e portanto com a realidade da bruxaria.
Antes de adentrarmos ao segundo arcano, que é uma representação do poder feminino, e portanto da Wicca e todos os seus praticantes,  seria interessante definir a ‘Antiga Religião’, e para isso vamos utilizar um pequeno texto extraído do livro ‘ A Dança Cósmica das Feiticeiras’ da autora Starhawk:
"A Antiga Religião não se baseia em dogmas ou em um conjunto de crenças, nem tão pouco em escrituras ou num livro sagrado revelado por um grande homem.
A bruxaria (Wicca) ou Grande Arte é uma religião que retira seus ensinamentos da natureza e inspira-se nos movimentos do sol, da lua e das estrelas, no vôo dos pássaros, no lento crescimento das árvores e nos ciclos das estações". 

Os símbolos que compõem o arcano da Sacerdotisa
O crescente lunar que adorna a cabeça da Sacerdotisa é o mesmo usado pelas sacerdotisas de Ísis no antigo Egito. Isso tem real valor uma vez que segundo outros autores, o templo em que a sacerdotisa se encontra é o próprio templo de Isis. O crescente lunar representa uma abertura maior a nível mental no que diz respeito ao uso da intuição e a todos os poderes relativos á natureza lunar do ser humano.
O véu que cobre o rosto da Sacerdotisa representa silêncio e discrição, simbolizando que a verdade foge aos olhos de uma curiosidade profana. Quando dizemos que a verdade foge aos olhos de uma curiosidade profana, não queremos dizer que os profanos, - os não iniciados nos mistérios – não podem ter acesso a um conhecimento mais profundo sobre o lado Esotérico da vida. A verdade está á disposição de quem verdadeiramente a busca, mas não podemos e nem devemos confundir busca com curiosidade.
O buscador é aquele que se fecha em caminhos espirituais, de preferência antigos e não muitos ao mesmo tempo, (o ideal seria apenas um) procurando atingir uma real e melhor compreensão de quem ele é, através das práticas e filosofia do caminho pelo qual ele optou.
O curioso, ao contrário do buscador, é aquele que se envolve em sua busca espiritual com muitas coisas ao mesmo tempo, ás vezes não conseguindo executar bem nenhuma delas. Quando ele se cansa de um caminho que não satisfaz mais a sua vã curiosidade, e que muitas vezes ele entrou pelo modismo que impera muito hoje em dia com relação ás coisas de ordem espiritual, ele parte em direção a um novo caminho, mas sem concluir o que deixou em aberto. Esse comportamento além de altamente perigoso a nível energético é realmente muito triste porque não conduz o ser humano a lugar algum e apenas faz com que ele se iluda e decepcione cada vez mais em relação a si próprio e á vida que o cerca.
A cruz de quatro braços iguais, que em alguns Tarôs também pode aparecer como uma cruz Ansata, representa fecundação da matéria pelo espirito e também a união dos sexos opostos. Esta ligada aos quatro elementos que além de tentarmos dominar externamente como acontecia no arcano do Mago, (os símbolos que representavam os quatro elementos estavam a vista) devemos tentar dominar a nível interior. Por isso que no arcano da Sacerdotisa não aparece nenhum símbolo exterior que faça menção aos quatro elementos. O único símbolo que os representa é a cruz, indicando que temos que procurar dominar esse quatro elementos também dentro de cada um de nós.
 O papiro ou livro em seu colo, escondido pelas suas, mãos através das quais ela dificulta a nossa visão sobre o que está escrito, representa que os mistérios e a Verdade apenas se manifestam na solidão áqueles que sabem concentrar-se em silêncio na plena e pura calma posse de si mesmos.
Ás duas colunas estão ligadas as colunas ‘Misericórdia’ e ‘Rigor’ da árvore da Vida do Judaismo. A coluna mais clara representa a luminosa ascensão do espirito sobre o plano material. Representa também a Misericórdia. A coluna mais escura representa a prisão do espirito impuro diante dos laços unicamente materiais, e tem relação com o Rigor.
O piso do templo á frente da sacerdotisa costuma ser na maioria dos tarôs, formado por ladrilhos ou lajotas colocados sob a forma de um tabuleiro de xadrez, nas cores preto e branca. Isso representa entre outras coisas a união dos princípios opostos (masculino-feminino, luz-trevas, yin-yang, etc.). Em alguns Tarots, apesar de não termos as cores do piso em preto e branco, podemos notar que dentro das cores utilizadas se procurou fazer uma interligação visual entre um ladrilho e outro, resultando num todo bem harmônico, e também relacionado á interligação dos já citados princípios opostos.
Atrás do trono em que a sacerdotisa está sentada, vemos um pano violeta suspenso entre as duas colunas que a ladeiam. O violeta é a cor associada á transmutação alquímica e ao mestre ascencionado Saint Germain (um dos mestres que compõem uma hierarquia de altíssimas inteligências espirituais, conhecida pelo nome de Grande Fraternidade Branca, cujo objetivo é a manutenção do equilíbrio, não apenas do planeta Terra, mas de todo o Universo). Este pano violeta, pode representar que apesar do cenário de paz, reflexão e silêncio que compõem esse arcano, a Sacerdotisa também tem o desejo de se transformar, mas antes disso é necessário um período de reflexão e meditação no mais profundo recanto interno do seu ser. O ‘Templo Interior’ de cada um.
Significado do 2° Arcano – A Sacerdotisa 

O Arcano da sacerdotisa está totalmente ligado ás características associadas ao sexo feminino. Ela é a mulher, a intuição, a reserva, o silêncio, a diplomacia, a sutilidade e o poder. Quando digo poder, muitas pessoas poderão não entender bem o que estou querendo dizer, uma vez que o poder até hoje esteve mais associado ao homem do que á mulher. Na realidade, o homem como todos sabemos, exerce um poder muito forte dentro da sociedade nos dias atuais, mas este poder, é um poder mais externo e ligado á razão. Um poder que funciona muito bem para resolvermos as situações do dia-a-dia, e para sobrevivermos neste mundo de concreto, ambição, status e ego que nos rodeia. Mas será que este poder externo e racional, associado aos homens é o único tipo de poder que existe? Será que não existe nada mais além?
Se a resposta do leitor foi não; parabéns! Você consegue enxergar um pouco além da maioria das pessoas e isso já é um motivo para comemoração. Sempre que preservamos a nossa identidade e não somos engolidos pelo mundo que nos rodeia, devemos fazer uma comemoração, pois é cada vez mais difícil manter essa postura hoje em dia.
A Sacerdotisa, vem falar sobre o real poder da mulher. Um poder calcado nos sentimentos, na intuição e na capacidade de persuasão- arte esta é de domínio praticamente exclusivo do sexo feminino. Ela vem nos dizer que a mulher possui um poder tão forte quanto o poder masculino. É um poder interno. Um poder que há muitos milênios atrás já comandou até mesmo as sociedades. O poder matriarcal. O poder da mulher. 
 
O segundo arcano, representa a diplomacia; o ‘Caminho do Meio’ por assim dizer. A postura ideal que um cliente deve ter ao tirar esse arcano em uma consulta, é jamais agir baseado em sua impulsividade e quando agir, procurar optar sempre pelo equilíbrio ao invés dos extremismos, que com a presença desse arcano em uma consulta não levariam a lugar algum. É necessário que a pessoa aprenda a analisar as situações antes de agir, sempre pensando bem nas consequências. Também seria bom que a pessoa colocasse neste processo de análise e reflexão um pouco de sua intuição, pois não somos seres unicamente racionais já programados para agir de uma maneira específica em cada uma das situações pelas quais passamos.
Um dos pontos importantes da Sacerdotisa, é justamente a necessidade de mantermos silêncio sobre o nosso desejos e aspirações a fim de que não os entreguemos de mãos beijadas ao mundo de contradições que nos rodeia, e no qual a maioria dos homens está sempre mergulhada. Certa vez cheguei a ler um livro sobre o Tarô, a seguinte frase que se referia ao arcano da sacerdotisa, no que diz respeito a guardarmos segredo sobre os nossos projetos:
   - Lembra-te de que se a palavra é de prata, o silêncio é de ouro!

Como o leitor pode reparar pela frase acima, é de suma importância que saibamos manter uma posição sempre muito discreta em relação ás pessoas ao nosso redor. Com esta afirmação não estou de maneira alguma querendo dizer que temos que nos tornar antipáticos perante as demais pessoas; e sim que temos que ter suficiente senso de precaução para mantermos para nós o que realmente nos interessa revelando aos outros, coisas que não são tão caras ou de suma importância. Existem pessoas que passam a vida inteira a falar de seus projetos para todo mundo, e depois se perguntam por que eles não se realizam...
O segundo arcano também representa o conhecimento e a sabedoria; - principalmente conhecimentos de natureza esotérica- e muitas vezes a sua presença pode representar até mesmo a necessidade da pessoa adentrar em contato com assuntos mais relacionados á área espiritualista. Na realidade este contato faria parte de um outro tópico referente a Sacerdotisa, que é a busca silenciosa do individuo em relação a ele mesmo.
A diplomacia e a boa educação também fazem parte desse arcano, e talvez por isso as pessoas regidas por ele em algum momento de suas vidas, possam ser comparadas a conselheiro nos quais as outras pessoas procuram se apoiar, certos tantos de sua sabedoria em relação a seus pareceres, quanto de sua descrição.
Poderíamos sintetizar a Sacerdotisa como a necessidade de ficarmos mais tempo com nós mesmos, procurando manter para nós os nossos pensamentos evitando tanto quanto possível fazer comentários com os outros sobre eles. Também temos que dar á nossa vida um sentido mais diplomático e mediador procurando sempre o ‘Caminho do Meio’, evitando a todo o custo as disputas e discussões. Temos que procurar nos centrar em nossos potenciais internos e na nossa intuição para que quando estivermos fartos em relação a esses potenciais, possamos compartilhar sábios conselhos com aqueles que necessitarem de nosso auxilio e colaboração.
 
O Caminho na árvore da vida (cabala).
REFERÊNCIA DE ESTUDO:
__________________________________
 
Segredos do Eterno. Alexandre José Garzeri
O TarotCabalístico - um manual de filosofia Mística. Robert Wang
IMAGENS E DECKS (fotos)
THOTH CROWLEY
TAROT NAMUR
TAROT DE MARSELHA
BARBARA WALKER
CARL W. ROHRIG TAROT
RIDER WAITE
TAROCCO SOPRAFINO
SALVADOR DALI TAROT
PICTORIAL KEY TAROT

Fraternalmente,
Paz e Luz

6 comentários:

  1. Gostei muitíssimo! Fico orgulhosa que sejas o sacedote do "meu" oráculo...
    um beijo
    Edy

    ResponderExcluir
  2. Querida Edy De Lucca!
    Primeiro é um prazer tê-la por aqui e ainda mais comentando. Agradeço o elogio, e saiba que serei SEMPRE "O Sacerdote" do SEU maravilhoso oráculo.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  3. Nossa gostei de sua abordagem da sacerdotisa, Se aprende muito melhor aqui do que em muitos cursos. Muito Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  4. Estou adorando os artigos do seu site,parabéns!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar esta postagem!
Ela será lida e publicada assim que possível.

Fraternalmente.

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...