quarta-feira, 30 de maio de 2012

Santa Joana D'Arc.

Joana D'Arc (1412-1431) foi uma heroína francesa da Guerra dos Cem Anos, entre a França e a Inglaterra. Foi beatificada em 1920 e hoje é a Santa Padroeira da França. Joana acreditou na voz e na ordem que ouvia e lhe encorajava expulsar os ingleses da França e coroar o legítimo rei Carlos VII. Com dezesseis anos viajou para Chinon. Chegando ao castelo foi interrogada por bispos e cardeais e ganhou a confiança de Carlos VII. Recebeu o título de chefe de guerra e liderando a tropa, durante três dias, com violentas investidas expulsou os ingleses na cidade de Orléans. Na Batalha de Compiègne perto de Paris, adversários franceses de Carlos VII conseguiram prender e entregar Joana aos ingleses. Julgada e condenada foi queimada em praça pública no dia 30 de maio, acusada de herege e feiticeira, por um tribunal eclesiástico.

Joana D'Arc nasceu no dia 6 de janeiro no vilarejo de Domrémy na França. Camponesa, filha de Jacques d'Arc e Isabelle Romée, teve quatro irmãos. Foi uma heroína francesa da Guerra dos Cem anos (1429-1450), entre a França e a Inglaterra. Foi beatificada em 1920 e hoje é a Santa Padroeira da França. Joana foi criada seguindo os princípios da fé católica e com 12 anos de idade, afirmava que o o arcanjo São Miguel, Santa Catarina e Santa Margarida, apareceram numa grande luz e a ordenou procurar o príncipe Carlos VII e libertar a cidade de Orléans.

Com dezessete anos viajou dez dias e dez noites e chegou ao Castelo na cidade de Chinon. Interrogada por bispos e cardeais acaba por convencer a todos. Joana ganha confiança de Carlos VII, que depressa entrega-lhe o título de chefe de guerra. Logo parte liderando a tropa e durante três dias, com violentas investidas consegue vencer os inimigos. Outra cidade importante Reims, também voltou ao poder dos franceses.

Carlos VII, agora reconhecido legítimo rei da França foi coroado e consagrado em 17 de julho de 1429, na Catedral de Reims. Diante disso reascenderam as esperanças dos franceses de libertar o país.

Os ingleses obtiveram em 1415, através de um tratado assinado em Troyes, metade do território francês, passando ao domínio de Henrique V, rei da Inglaterra. A outra metade francesa ficava sob o domínio de Carlos VI. Com sua morte, foi coroado o filho de Henrique V, um inglês. Para os franceses o rei seria Carlos VII, filho do falecido Carlos VI. A guerra iniciada em 1492, não se tratava de uma guerra entre dois povos constituídos em nações diferenciadas. Muitos ingleses eram normandos, ou seja, franceses que chegaram à Inglaterra com Guilherme o Conquistador; por outro lado, muitos franceses eram bretões, ou seja ingleses habitando há muito tempo o norte da França.

Na primavera de 1430, Joana retoma a campanha militar e tenta libertar a cidade de Compiègne, dominada pelos borgonheses, aliados dos ingleses. É presa em 23 de maio do mesmo ano e entregue aos ingleses cujo objetivo era que ela fosse julgada pela Santa Inquisição, o mais elevado tribunal da Igreja na França. O tribunal reuniu-se pela primeira vez em fevereiro de 1431, com a presença do Bispo, um partidário do Duque de Borgonha, aliado à Inglaterra. Seu julgamento foi uma verdadeira tortura, acusada de herege e feiticeira, depois de meses de julgamento é queimada viva, em 30 de maio.

Depois de 25 anos a Igreja reabre seu processo e Joana d'Arc é reabilitada de todas as acusações, torna-se a primeira heroína da nação francesa. 500 anos mais tarde, em 16 de maio de 1920, o papa Bento XV a proclama santa.
.

Informações biográficas de Joana D'Arc:

Data do Nascimento: 06/01/1412
Data da Morte: 30/05/1431
Nasceu há 600 anos
Morreu aos 19 anos
Morreu há 581 anos
Filha de camponeses, se dizia inspirada por Deus. Contribuiu de forma decisiva, mudando o rumo da Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra. Em 30 de maio de 1431, os ingleses a condenaram à morte na fogueira, sob a acusação de bruxaria. No mesmo dia, em 1920, foi canonizada pela Igreja. 
CINEMA: JOANA D'ARC de Luc Besson
Título Original: The Messenger: The Story of Joan of Arc
Gênero: Drama
Direção: Luc Besson
Roteiro: Luc Besson e Andrew Birkin
Elenco: Milla Jovovich (Joana D'Arc), Dustin Hoffman (A Consciência)John Malkovich (Charles VII), Faye Dunaway (Yoland D'Aragon), Tchéky Karyo (Dunois) e outros.
 

imagens:
Wikipedia e Taroteca.
Tarô: GOLDEN TAROT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar esta postagem!
Ela será lida e publicada assim que possível.

Fraternalmente.

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...