sábado, 6 de agosto de 2011

O Andrógino / O Mundo / arcano 21

Tradicionalmente o último arcano da sequência dos Arcanos Maiores, salvo raras excessoes de tarólogos que colocam o arcano do Louco como sendo o ultimo da série dos 22 Mistérios Maiores. Mas convém lembrar que o misterioso arcano sem número intitulado o Louco, pode ocupar qualquer posição dentro do Tarô, podendo ser aquele que vem antes do Mago, depois do mundo ou até mesmo antes deste último arcano citado, que será desvelado neste capitulo.
O arcano do mundo é de uma extrema complexibilidade a nível simbólico, como o leitor irá constatar quando entrarmos na parte relativa á interpretação dos símbolos que compõem a 22°lâmina. No entanto, apesar de ser composto por símbolos e alegorias de profundos significados que podem ser encontrados em praticamente todas as raças, religiões, filosofias de vida e Escolas Iniciáticas existentes em nosso planeta e além dele, o significado deste arcano é um tanto o quanto simples a nível de entendimento, sendo um pouco mais difícil praticar em nosso dia-a-dia as muitas virtudes encerradas nele.
Este é um arcano cuja a extensão do poder é tal, que estão contidas nele nada menos do que todas as qualidades e defeitos de todos os arcanos que compõem um Tarô completo de setenta e oito arcanos. Dai advém a necessidade de quando a sua saída em uma consulta, orientarmos muito bem o nosso cliente, a fim de que ele possa desfrutar de maneira integral as muitas benesses oferecidas pela lâmina, suplantando através da mesma eventuais desvios, inseguranças e imperfeições.

Os símbolos que compõem o Arcano do Mundo
O ser no centro da figura é a própria imagem da androginia, onde se mesclam num mesmo corpo os potenciais masculinos e femininos, completamente harmonizados entre si.
Sobre o ser andrógino, poderíamos colocar a situação nos seguintes termos:
 ‘Ele sendo um homem, teria adquirido as características e potencialidades femininas, como por exemplo a intuição, sem no entanto deixar de ser homem, continuando ainda no pleno domínio de varão e fecundador ao qual foi destinado, por ele mesmo antes de encarnar neste plano. Caso fosse uma mulher, ela jamais o deixaria de ser em gênero, número e grau mas, sem perder a feminilidade seria possível a desenvoltura das características do sexo oposto ao seu, como por exemplo a força e a razão unicamente objetiva, muito comum no homem.’
O ser andrógino representa a plena, pura e perfeita imagem da perfeição onde compreende-se o outro, porque dentro de nós permitimos vivenciar as qualidades e características daquelas que estão ao nosso redor, sem que percamos a nossa própria individualidade. Uma vez que a perfeita união depende justamente disso que foi citado, é por isso que este arcano possui através da figura andrógina em seu centro total plenitude a nível de relacionamento com as demais pessoas, e também a nível de compreensão e integração com todo o universo, porque agora literalmente fundidos a ele estamos, bem como eles a nós.                                             
Evidentemente que a androginia nada tem a ver com o homossexualidade, pois a primeira é puramente e visa-se através da mesma o exaltar das qualidades do outro sexo dentro de nós, mas sem deixar de ser aquilo que somos. Apenas nos completamos com as qualidades relativas ao outro gênero, estando estas ausentes em nosso ser.
A figura ao centro da lâmina porta em ambas as mãos dois pequenos bastões cerimoniais conhecidos como baquetas. Estes bastões fazem alusão a diversos tipos de cajados e bastões mágicos, inclusive o Caudeu de Mercúrio, sendo este um dos mais famosos artefatos mágicos de todos os tempos.
A baqueta (bastão) em magia ritualística representa o instrumento pelo meio do qual o magista direciona a sua vontade, e exerce com ela comando sobre as forças colocadas em ação durante os rituais. Alguns também associam está função de comando á espada, por esta representar a força da vontade unicamente racional sobre a matéria. Sendo o bastão também o símbolo de sabedoria, não unicamente racional e objetiva, mas também um símbolo de sabedoria intuitiva e Cósmica, é por isso que vemos as baquetas neste que é um arcano que justamente simboliza o todo. Pois não seria unicamente através da razão objetiva que atingiremos a compreensão do absoluto.
Ao redor da figura, ao centro do arcano vemos um circulo dourado sem começo, meio ou fim, sendo o circulo a própria representação do infinito. O ponto central no meio do circulo é justamente o ser andrógino, representando ele a nossa própria individualidade ocupando o seu espaço. O circulo, ou seja, o espaço, pode ser maior ou menor dependendo da individualidade que o ocupa. Sendo esta individualidade mais consciente, amplia-se o espaço representado pelo circulo. Menos consciente restringe-se este espaço. A representação do sol em astrologia, se faz justamente desenhando um circulo com um ponto central, sendo este símbolo a própria representação da divindade, manifestada sobre a face da terra. No passado é bom lembrar que as pessoas que compunham as mais diversas raças e povos da antiguidade, adoravam o Sol. Assim sendo compreende-se através da figura centrada na circunferência, o fato de que tudo gira em torno de nós, como se fôssemos pequenos sóis de maior ou menor brilho e esfera de poder, dependendo unicamente da nossa vontade individual, o quanto desejamos brilhar ou não, pois cada homem e cada mulher é uma estrela que gira em torno de si, numa espécie de individualismo Cósmico, devendo irradiar Luz, vida e Amor para todo o Universo.
Ao redor do circulo dourado, existe uma estrutura aparentemente composta por flores de forma oval, simbolizando esta estrutura justamente o Ovo Cósmico. Este símbolo de forma ovalada é mui respeitada e comentado dentro do simbolismo esotérico, representando infinitas possibilidades de nascimento de qualquer tipo de coisa. Mas aqui no arcano principalmente representa o desenvolvimento de uma nova personalidade que está sendo gerada em seu interior. Desta maneira, mesmo tendo chegado ao ultimo dos arcanos maiores, nós devemos compreender que apenas um ciclo da jornada está concluindo, sendo necessário agora prepararmo-nos para um renascimento numa oitava mais ou menos superior, de acordo com aquilo que fizemos pela desenvoltura de nós mesmos neste ciclo que agora finda.
Mesclada com as flores que compõem a estrutura ovalada, está OUROBOROS – a serpente dos Gnósticos. Apesar deste símbolo já ter sido comentado em outras partes deste livro, como por exemplo no arcano do Mago, repetiremos aqui o seu significado. Esta serpente representa o eterno retorno ao ponto de origem e também simboliza, a fecundação do órgão sexual feminino, que seria a boca da serpente, pelo órgão sexual masculino, que seria justamente a cauda do réptil. Através da união dos dois sexos, torna-se possível o nascimento de um novo ser, uma nova individualidade, que representa um vasto oceano de novas possibilidades, para si mesmo e para aqueles que o geraram.
Nas extremidades do vigésimo primeiro arcano vemos quatro já conhecidas figuras que foram abordadas no décimo arcano, a roda da fortuna.
O homem, o leão, a águia e o touro, representam as quatro formas da Esfinge associadas aos verbos saber, ousar, querer e calar, que constituem as quatro virtudes essenciais a todos aqueles que almejam se tornar verdadeiros magistas. Estas figuras possuem estreita relação com os elementos e com os quatro naipes dos arcanos menores do tarô, a saber:
- Leão-fogo-naipe de bastões
- Homem-água- naipe de taças
- Águia-ar- naipe de espadas
- touro-terra-naipe de pentáculos ou moedas.
Estas quatro figuras também podem ser encontradas na Bíblia, mais precisamente nas visões de Ezequiel, capitulo 1, versículo 10, ou no Apocalipse de São João, capitulo 4, versículo 7. Vale a pena dar uma olhada nos trechos citados deste mui respeitado Livro da Lei dos Cristãos, uma vez que ele continua sendo um dos livros de natureza mais iniciática, que existem sobre a face da Terra, para aqueles que sabem lê-lo.
Os quatro elementos aos quais as quatro formas da esfinge situadas na extremidade de lâmina fazem justa e perfeita alusão no arcano da Roda da Fortuna poderiam até ser tomados como quatro elementos dispersos, cada qual com suas fortes características promovendo mudanças incessantes na vida das pessoas. Já aqui no vigésimo primeiro arcano estes quatro elementos são colocados a serviço do portador das baquetas, que tem autoridade suficiente para se fazer servir pelas forças da natureza, não mais ficando á mercê de suas influencias externas, pois já dominou plenamente o nível material, mental, emocional e espiritual dentro de seu interior, controlando agora as mudanças que ocorrem em seu exterior. Este é um dos sublimes objetivos de todos os magos. O controle de si mesmo nos quatro planos, para poder então exercer o domínio sobre a matéria ao seu redor e sobre a própria vida, o Domínio da vida, tão almejado pelos Rosacruzes.
Bem acima da cabeça do ser hermafrodita, quase tocando a extremidade central superior do arcano, vemos um triângulo dourado tendo abaixo de si uma cruz. Poderíamos dizer que é o triângulo do espirito subjulgando a cruz da matéria, que simboliza o próprio sacrifício, ou melhor dizendo, o sacro-oficio. E sem o Oficio-sagrado, não poderemos chegar a lugar algum a nível evolucional, pois é através deste Santo trabalho que nos desvencilhamos dos limites da matéria e atingimos sem abandoná-la os auspícios da realidade espiritual, tornando-nos um com o todo.

Todos nós sem exceção escolhemos um trabalho Sagrado, ou lenda pessoal, antes de encarnar neste planeta, e o que nos cumpre agora em vida é realiza-lo, a fim de aprimorar nossa própria individualidade em evolução. Façamos isso com Amor e preparemo-nos para nos tornar os senhores do mundo, pois todo trabalho realizado de maneira amorosa nos conduz á perfeição.

Significado do 21° Arcano – O Mundo.
Quando se tira este arcano numa consulta, ele nos mostra a beleza da integração em todos os sentidos, que nos permite viver uma vida realmente plena, bela e harmonizada.
Este arcano em seu contexto, como já foi dito, reúne tanto os defeitos quanto as virtudes de todos os demais arcanos inseridos em seu interior. Só que aqui todas as forças relativas ás lâminas que estariam naturalmente opostas se fôssemos analisar cada uma em relação á essência do arcano que á representa, no vigésimo primeiro arcano se encontram totalmente harmonizadas entre si e este é o real poder desta lâmina. Compreendemos finalmente que tudo o que necessitamos para a nossa felicidade e plenitude encontra-se em nosso próprio interior, sendo necessária a identificação de cada virtude e de cada falha contida em nosso ser e, á partir desta tomada de consciência, o erigir de um novo ser nascido da própria vontade de evoluir cada vez mais em direção aos auspícios de todas as áreas da vida.
A partir do mundo podemos realmente dar uma guinada de trezentos e sessenta graus em nossa vida, pois dispomos do poder necessário para isso. Esta reviravolta é sempre oriunda de nossa vontade, e muitas vezes quando este arcano sai nas posições relativas ao futuro dentro de um jogo e, o cliente me pergunta como será o seu amanhã, costumo responder que será de acordo com aquilo que ele tiver de melhor ou pior dentro de si, uma vez que está lâmina também representa a pessoa em questão que está fazendo a consultar.
Com a saída do vigésimo primeiro arcano em uma consulta, independente da posição em que ele caiu, o que importa é que a partir daquele momento é como se o cliente literalmente adentrasse a consulta munido de todo o potencial necessário para a sua realização. Praticamente ele poderia ser considerado como um ser que acaba de romper a casca do Ovo cósmico que o circundava e o mantinha protegido, representando ele agora um oceano de infinitas potencialidades de triunfo e vitória, uma vez que quando nascemos e ainda somos crianças e até mesmo para aqueles que resistem mais um pouco, já como adolescentes, cremos que podemos ser, ter e fazer tudo aquilo que queremos, não existindo limites para os nossos mais loucos sonhos. É pena que com a entrada na fase adulta de nossas vidas rompamos com a maioria dos sonhos, esperanças e desejos que nos eram caros, pois agora temos que ganhar dinheiro, sustentar uma família, manter um emprego, e sonhar passar a ser apenas um privilégio destinado para aqueles que estão muito bem de vida. Felizmente com a saída deste arcano numa consulta o poder de ter esperança e fé no futuro está de volta. Não tiraremos os pés do chão, mas também libertaremos as nossas mentes em direção ás nuvens, pois o homem que não sonha, jamais ascenderá na vida em nenhum sentido, porque para se fazer as coisas em grandes níveis é necessário que se sonhe, que se ouse e que se tenha a vontade, garra e determinação para correr atrás daquilo que foi sonhado.
Na presença deste arcano revisaremos todos os nossos desejos, desde os mais simples, até os mais complexos, e unicamente traçaremos uma estratégia, definindo sempre metas a serem cumpridas, a fim de que muito em breve possamos começar a alcançar e obter aquilo que nos é mais caro.
Quando as coisas ficarem difíceis a nível exterior buscaremos consolo e amparo em nosso interior através da introspecção e meditação, compreendendo que até pequenos atrasos e fases de lentidão em nossa vida são providencias para aqueles que antes de mais nada estão harmonizados consigo mesmos, sendo está harmonização um dos pontos mais importantes que nos prega este arcano. Não haverão revoltas quando as coisas não derem certos, como ocorria no passado, pois compreenderemos que tudo começa e termina sempre em nós e, havendo algo de errado em nossas vidas, antes de atirarmos pedras a torto e a direito em cima daqueles que estão ao nosso redor, buscaremos pelo culpado do nosso insucesso dentro de nós mesmos, pois a realidade externa nada mais é do que um reflexo da realidade interna, podendo esta ser mudada radicalmente com a presença desta lâmina em uma consulta, pois ela é a própria personificação do ‘Eu Sou’ de cada um.
A integração de nosso Eu interior com o nosso eu exterior, unida á compreensão de que na realidade os planos físico, mental, emocional e espiritual constituem um só plano, são a chave do sucesso neste arcano. Esta maneira integrada de ver as coisas, deverá ser buscada por nós, cada qual a sua maneira, pois esta busca é muito individual. Se ela se dará através de uma religião, filosofia de vida, ordem iniciática, ou até mesmo, através de nosso trabalho realizado com amor, isso não importa. O que importa é que ela seja realizada, pois esta busca constitui a própria jornada da vida, a qual todos nós estamos submetidos, pois assim nos submetemos por nós mesmos antes de encarnar neste planeta.
No inicio, ainda um tanto o quanto dispersos em relação a nossos pensamentos, ideais de vida e a maneira pela qual iniciar A Busca, seremos chamados de Loucos, apesar de Já possuirmos em nossas costas alguma bagagem trazida até mesmo quem sabe, de outras vidas passadas. Depois de um certo tempo, quando começarmos a vislumbrar melhor que rumo queremos dar ás nossas vidas, nos serão oferecidas as quatro armas do Mago, a saber: o bastão, a taça, a espada e a moeda ou pentáculo de ouro. Assim munidos daremos o primeiro passo em direção á nossa realização, mas encontraremos tão logo fizermos isso, a sacerdotisa, que nos fará meditar profundamente, em silêncio sobre o que realmente queremos. Resultante desta vontade em nós e de nossa silenciosa meditação, obteremos a primeira vitória em nossa peregrinação que se dará através de nossa criatividade e potencial de manifestar e criar o novo a cada dia que estamos vivendo, através da imperatriz,  cujo o marido, o Imperador, nos ensinará com manter firmes os pés no chão, a fim de que se preserve aquilo que pela sua esposa foi gerado, até mesmo podendo puxar fortemente as rédeas de nossa evolução, fazendo com que aprendamos a dar um passa após o outro, a fim de que não nos percamos em nossa Busca.
 Firmemente estabelecidos, sentiremos a segurança para comunicar ao mundo o nosso trabalho, e com o Papa, nos relacionaremos com todos ao nosso redor, de forma carismática e agradável, onde manteremos nossas mentes abertas para captar novas ideias, da mesma maneira com que interagiremos com os nossos pensamentos em relação ao mundo que nos cerca. Infelizmente, no auge de nossa alegria e expansão desenfreada na busca por novos conhecimentos, acabaremos falando demais sobre o que não se deve, para quem não se deve e na hora que não se deve, confundindo-nos no arcano do Enamorado, onde se darão as primeiras lutas entre a nossa consciência e nossas paixões desenfreadas. No momento da duvida e incerteza com relação á Busca, surgirá um magnifico carro-de-batalha no qual haverá um cetro nos lembrando de buscar sempre a sabedoria, e uma espada que nos auxiliará a romper com os laços da hesitação causada pelo nosso ego, no sentido de não conseguirmos chegar onde queremos por receios que existem unicamente em nossa mente. Montados na Biga da vitória, triunfantemente brandiremos as nossas espadas e conquistaremos o nosso espaço, sendo depois julgados pela justiça, no sentido de vermos se combatemos ou não o Bom Combate.
Após recebidos através dos nossos méritos os justos despojos da batalha justamente pesados peça balança da Justiça, através da sua espada discriminadora eliminaremos do nosso ser tudo aquilo que nos impede de atingir a maestria, a fim de que nos próximos julgamentos possamos ser cada vez mais favorecidos, concorrendo assim cada vez mais para a nossa evolução. Evolução esta que começará a ser perseguida no arcano do Eremita, real arcano que representa o verdadeiro Iniciado, através do qual compreenderemos á partir do encontro com este verdadeiro Mestre, que os objetivos unicamente materiais não serão mais os que nos interessarão, pois estar diante do Eremita é se encontrar na Senda Espiritual, seja lá qual for a tendência filosófica, religiosa, metafisica ou iniciática com a qual estejamos lidando, pois ele se encontra em todos os caminhos, convidando-nos a iniciação no sagrado Altar de nosso próprio coração.
Quando tivermos obtido a Fortaleza Interna através da instrospecção, em nosso exterior se manifestará a eterna mudança propiciada pela Roda da Fortuna, para que não caiamos na ilusão de que adquirida um pouco da maestria interna já nos é permitido parar de evoluir. Muito pelo contrário, sendo necessário agora aplicarmos o que aprendemos no retiro introspectivo de nosso interior a fim de que possamos comprender que a vida é eternamente mutável cabendo a nós adaptarmos-nos a seus múltiplos ciclos e mudanças. Dessa maneira, testados pelas muitas estações e lapidados pela existência com seus vários altos e baixos, tornamo-nos fortes e através do arcano da Força compreendemos que difícil não é controlar as situações ao nosso redor, mas sim a nossa fera interior, sem ferir, mas também sem sermos feridos por ela.
Força será realmente algo indispensável quando no décimo segundo arcano do Tarô, o Enforcado, se abater sobre nós o desânimo, fazendo com que acreditemos que já conquistamos tudo o que a vida podia nos dar de melhor, sendo que isto é uma grande mentira, pois a nível evolutivo real de consciência sempre temos algum degrau a mais a ser buscado em nossa evolução, a fim de que na busca nos aproximemos cada vez mais do principio Criador. Ninguém está neste mundo a passeio, e será justamente isso o que compreenderemos com a manifestação do arcano da morte, que violentamente nos ceifará de nossa própria zona-de-conforto, a qual já estávamos ficando muito acostumados, tendo nos habituado com uma vidinha medíocre e sempre igual.
Após morrermos para a rotina que se instalou dentro de nós, seremos levados a nos tornar alquimistas de nós mesmos e da vida ao nosso redor, trabalhando com Temperança, a fim de que nossa criatividade se manifeste plenamente, nos fazendo desejar cada vez mais e mais ouro, a nível de qualidade de vida em todos os sentidos, deste o mais mundano até o mais espiritual. Entretidos em nossos desejos, teremos que começar pelas coisas palpáveis e mundanas, pois é mais fácil trabalhar do objetivo para o subjetivo. E justamente neste ponto de nossas vidas surgirá o agente tentador, representado pelo arcano do Diabo, a fim de que realmente saibamos aquilo que desejamos, pois não existe nenhum mal no ato de desejar as coisas, sendo realmente mal os excessos que cometemos para a conclusão de nossos objetivos. Tentados seremos e desejar iremos, mas tenhamos cuidado no como obteremos o desejado, á fim de que em nossas cabeças não desabe o telhado com a manifestação fatídica e funesta do arcano da Torre, verdadeira mudança tempestuosa para aqueles que trataram de obter os seus anseios de forma jocosa.
Em meio a escombros de um verdadeiro desabamento, uma verdadeira hecatombe ou erupção ficaremos quando mais profundamente em trevas estivermos mergulhados e nos sentidos desesperados pelos muitos erros do passado que nos levaram a um presente tão funesto. Surgirá quando não acreditarmos mais em nada, nem mesmo na busca, uma altiva Estrela de brilho sem igual que representará a esperança que jamais é a última que morre, e sim a última que nasce, pois quando não tivermos mais nada em que acreditar, no âmago de nossos seres ela ainda estará na forma de um doce Anjo, esperando ser por nós solicitado a fim de que em nossa existência possa adentrar, e tudo melhorar.
Renasceremos através da esperança como a Fênix ressurgida das cinzas, e reconheceremos que todos nós, homens e mulheres, somos estrelas radiantes de Luz, vida e Amor. Com a certeza deste brilho interno e não mais falso, ilusório e exterior a nós, cruzaremos as duas torres envelhecidas de campos ermos iluminados ilusoriamente pela luz, realizando um verdadeiro ritual de passagem, onde jamais temeremos as feras e obstruções exteriores, pois estaremos calcados e confiantes no Deus de nosso Coração e de nossa Compreensão, podendo atravessar os vales da morte sem temer coisa alguma.
O sol dará lugar á Lua e finalmente raiará um novo dia, trazendo novos alentos de vitória e fé no futuro. Não mais atormentados seremos por nossos demônios pessoais, pois lhes lançaremos sobre suas egoicas trevas aprisionadoras a Luz que vem do Alto, oriunda de uma razão também baseada nos designios de nosso coração, que fará com que percebamos que a vida é um grande Sim e, Jamais um ilusório não.
Tendo-nos convertido em Sol, nos submeteremos alegremente ao julgamento final, que representa o momento da Colheita do Eu, onde ainda podemos fazer as últimas mudanças, no sentido de lapidarmos nosso disforme ego, uma pedra bruta a ser convertida em sublime Pedra Polida que poderá ser utilizada na construção da Grande Obra de Deus Pai, o Todo Poderoso Criador dos Céus e da Terra, a quem reverencio também pelo nome de o Grande Arquiteto do Universo.
Sendo utilizados como pedra dentro da construção da Grande Obra, finalmente nos converteremos em senhores do mundo, pois teremos servidos a um ideal maior e terá se cumprido a Vontade dele através de nós.
Nascemos de um Ovo Cósmico como Loucos. Em algum ponto de nossa vida decidimos morrer, para que pudéssemos realmente viver uma vida Eterna despojados de nosso ego castrador, que remetia-nos a um sombrio sepulcro dentro de nós mesmos. Quanto optamos por isso, naturalmente nos tornamos Magos e Sacerdotisas, senhores de nosso próprio destino. Tão senhores que depois de termos atingido o grau Supremo de consciência, isso não nos bastou, e sacrificamo-nos pela humanidade a fim de que através do sublime ato de servir e auxiliar os nossos irmãos em seus processos evolutivos, por eles fôssemos naturalmente reconhecidos como mestres.
 No final de nossa busca encontramos a nós mesmos como o centro de tudo; como o centro da Vida.
  ‘...entre todos, continuamos sendo o Maior dos segredos do Eterno, á espera de desvelação. Só nos resta saber quando iniciaremos a viagem...
...quando daremos o primeiro passo em direção a nós mesmos.’

O Caminho na árvore da vida (cabala).

REFERÊNCIA DE ESTUDO:
__________________________________
Segredos do Eterno. Alexandre José Garzeri
O TarotCabalístico - um manual de filosofia Mística. Robert Wang
IMAGENS E DECKS (fotos)
TAROT NAMUR
MARSELHA
RADIANT RIDER WAIT
BARBARA WALKER
GOLDEN DAWN
ITALIAN ANCIENT

2 comentários:

  1. Sabe como vejo o Mundo, o ser que paira no seu centro? Como um reflexo do ser no Dependurado, quiçá não um reflexo mas sim a continuação ou o ápice daquele ser...Se analisarmos bem ambos possuem a mesma postura dos membros inferiores...

    ResponderExcluir
  2. Irmão, eu gosto da ideia de mandorla (http://csidemedia.com/images/embedded/286/mandorla.png)ou Vesica Piscis (http://pt.wikipedia.org/wiki/Vesica_Piscis) para interpretar o Mundo/Universo. A interseção entre dois círculos, onde o ponto primordial está contido pela totalidade dialogante, intercambiante e diametralmente oposta: mito, logos; masculino, feminino; belo, feio; ocidente, oriente; e por aí vai. Sendo também um símbolo do eclipse, mostra a correlação entre trevas e luz como caminho do meio.
    Se estivermos utilizando um Marseille ou derivados (como o meu bem amado Ancient Italian, risos), o Mundo/Universo relaciona-se por comparação ao Dois de Espadas, onde a tensão entre as Espadas cria uma Vesica Piscis de onde uma flor nasce. Seria isso indício de gravidez? Levando em consideração que gravidez é um termo plurisemântico e sinestésico...
    E, como nada é por acaso (Makhtub!), a Vesica Piscis é o primeiro passo da criação da Flor da Vida (http://rdbr2009.blogspot.com/2010/02/flor-da-vida-o-vescica-piscis.html), símbolo escolhido para abençoar e representar esse espaço sagrado.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar esta postagem!
Ela será lida e publicada assim que possível.

Fraternalmente.

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...