sábado, 10 de setembro de 2011

Estrela Guia / A Estrela / Arcano 17


Cada pessoa inicia a sua busca Espiritual, por um determinado motivo, e numa determinada época de sua vida. Normalmente a busca acontece quando ela começa a sentir que está faltando algo em sua existência e necessita de respostas mais elucidativas com relação a quem ela é, o porque está aqui e para onde deve no futuro concentrar o seu potencial.
Quando falamos em caminho Espiritual hoje em dia é comum as pessoas associarem a segredos por demais velados, objetos sagrados de incríveis poderes, símbolos misteriosos, palavras de poder e alegorias diversas que compõem um vasto sistema intrincado, onde quando se parece estar perto da Verdadeira verdade, sempre surge mais um véu a ser levantado e, após contemplar-se o que existe atrás dele, a busca continua, mas como se tivéssemos novamente no inicio.
Após anos tendo percorrido as mais diversas tendências iniciáticas, tanto orientais como ocidentais, e após ter convivido com dezenas de buscadores sérios, mas também com milhares de curiosos, notei que no inicio da busca raramente as pessoas estão muito seguras do que buscar dentro de uma Escola Iniciática. Principalmente porque dentro de escolas sérias não se comenta nada do que se passa detrás das portas, deixando com que gradativamente o buscador dedicado vá levantando os véus e sendo elevado dentro dos augustos mistérios destas instituições. No inicio, por mais incrível que pareça, o que as pessoas aspiram mesmo é o poder, ou algo para ocupar as suas mentes curiosas, ou algum tipo de conhecimento que depois possa se converter numa atividade rentável no mundo profano, experiências místicas onde elas possam ver e sentir coisas, movimentar objetos, fazer viagens astrais e toda uma longa serie de prodígios que apesar de impressionantes, quando ficamos muito entretidos na sua execução, ainda mais para mostrar para  os outros nossos ‘novos poderes’, nos afastamos radicalmente da busca espiritual séria e verdadeira.
Agora, analisando esses nem um pouco nobres motivos que foram citados no paragrafo acima e, procurando ver realmente o que esta por trás de tudo isso no contexto do Caminho Iniciático, o que podemos dizer com certeza é que na verdade, de inicio as pessoas no fundo, no fundo, adentram as Ordens Iniciáticas porque estão buscando uma só coisa- Felicidade!
É isso mesmo. Felicidade.
No inicio, ninguém está atrás de uma espada, Santo Graal, Arca da Aliança, textos apócrifos, de depurar-se internamente para auxiliar na manifestação da Grande Obra, da Pedra Filosofal, Elixir da Longa  vida ou qualquer outra coisa do tipo. Estes elevados objetivos citados podem até depois de algum tempo, se converter em ideais a serem alcançados pelos verdadeiros buscadores, que permaneceram fortemente fiéis á sua escola ou filosofia de vida. Mas no inicio, até mesmo para que o peregrino místico possa atingir os seus Sagrados e elevados ideais algum dia, ele precisa em primeiro lugar de um bom salario, uma boa companhia a nível emocional, uma mente brilhante e inteligente e muita paz de espirito. Ele precisa de felicidade. Ele precisa estar consigo mesmo, porque é justamente por aí que tudo começa.
E é justamente sobre a felicidade e o bem viver, que trata este arcano, apropriadamente chamado de ‘A Estrela’. Mas o que seria felicidade?
A pergunta acima mencionada, pode ser respondida de varias maneiras de acordo com a cultura, grau de instrução, religiosidade e a maneira pela qual o ser humano foi criado, principalmente no que diz respeito aos primeiros anos de sua vida e adolescência.
Como o leitor já pode ter reparado, praticamente em todos os capítulos deste livro cito sempre quatro planos a saber: o plano material, o plano mental, o plano emocional e o plano espiritual. E não seria justamente dentro de um arcano que fala sobre a busca da felicidade, que eu iria deixar de citá-los, pois apesar destes planos parecerem algo distinto, na realidade constituem uma coisa só, e basta que não estejamos bem em um destes níveis, para que depois de algum tempo comecemos a nos sentir mal, nos níveis que não tinham sido afetados anteriormente. Comentemos agora o que seria a Felicidade separadamente em cada nível.
A Felicidade Material
Felicidade material realmente é algo que pode variar radicalmente de pessoa para pessoa.
Para alguns, ela seria uma bela casinha com varanda e um carrinho na garagem. Quem sabe materialmente seria uma casa já não tão pequena, com dois carros na garagem, quem sabe até um sendo o carro do ano e a possibilidade de viajar de vez em quando para algum lugar. Um terceiro tipo de pessoa já almejaria três a quatro carros na garagem, sendo pelo menos um deles importado, uma casa onde membro da família tivesse o seu quarto particular, jantares e almoços regularmente fora e fora do brasil e não apenas uma vez por ano.
Foram citados apenas três casos para não alongar muito a história, mas existem infinitas possibilidades que poderiam ser descritas. O que  importa dentro dos exemplos citados, desde o mais simples ate o mais sofisticado, é que eles constituem importantes sonhos e ideais das pessoas que os almejam, sendo o dever delas lutar ferozmente por aquilo que as irá deixar felizes a nível material. Nenhum sonho ou objetivo é como dizem os pessimistas nem louco ou tolo demais, que não valha a pena se lutar por ele. Á partir do momento em que começamos a pensar assim e acreditar que realmente podemos chegar ás nossas metas, nós insistimos em bater nas portas muitas vezes asperamente fechadas em nossa cara, elas se abrem e o tesouro  por detrás delas é tão abundante quanto a intensidade da luta que a pessoa travou para alcança-lo, principalmente porque este é um direito natural de cada um de nós, uma vez que somos filhos de Deus, os mesmos poderes de criação do Pai. Dai o porque jamais esmorecermos em nossas batalhas pessoais e lembrarmo-nos sempre de que as maiores alegrias não estarão presentes unicamente na conclusão de nossos objetivos, mas principalmente no decorrer do caminho, ou seja, no decorrer das pequenas batalhas do dia-a-dia que com força e dedicação nos levaram á vitória Final. E triste daquele que sempre obtém tudo de mão beijada- não que isso seja errado, pois também acredito que as benesses materiais advém do merecimento de cada ser humano, até mesmo levando em consideração o como utilizamos bem ou não riqueza em nossas vidas passadas- pois numa roda de amigos tão bem sucedidos quanto ele, não terá heroicas histórias para contar sobre o como foi difícil atingir a sua posição.
Felicidade material pelo menos para mim, e quando uso a expressão ‘pelo menos para mim’ não quero dizer que você tenha que concordar com o que eu digo, é poder entrar num shopping center sabendo que pode comprar e pagar á vista desde o item mais ínfimo que esta a venda, até o artigo mais caro e sofisticado. É dirigir o carro que bem entendemos, seja ele importado ou não, estando o veiculo completamente  assegurado contra todo e qualquer tipo de problemas. Morar onde bem entendemos, podendo escolher quem será a nossa vizinhança, e ter uma casa linda decorada ao nosso  gosto, bastante aconchegante e confortável onde se possa realizar algo que particularmente agrade muito, como o prazer de receber. Viajar de vez em quando (sou meio caseiro), para onde bem entender, apenas tendo o trabalho de escolher o roteiro e preparar as malas. Comer aonde quiser e quantas  vezes por semana der na telha e também ter um tempo disponível para alguma atividade esportiva para perder as gordurinhas acumuladas pelo ‘comer onde e quantas vezes quiser’... Mas acima de tudo, poder através da prosperidade, gerar também prosperidade para todos os que estão ao redor, fazendo com que eles também possam realizar os seus sonhos e atingir seus objetivos, porque não nos custa nada quando temos o suficiente para nós, ajudar um pouquinho os nossos irmãos a chegar aonde eles pretendem, pois de todos os tesouros que possuo, seguramente os que mais brilham em minha memória são os sorrisos de quem já ajudei até hoje, seja através de influência ou poder material. Se tivemos portas abertas por alguém num passado onde não estávamos tão bem, não temos o direito de cortar este benéfico fluxo energético, sendo quase uma obrigação, não resolver totalmente a vida das pessoas, mas pelo menos auxiliá-las um pouco em relação a seus progressos pessoais. Se tens algum tipo de poder ou influência usa-o com sabedoria, discernimento e compaixão em relação á teus menos favorecidos irmãos, para que no futuro aumente cada vez mais o teu poder, tendo para sempre Paz e Alegria em teu coração.
Para finalizar, resta uma pergunta: ‘Como posso atingir esta felicidade, prosperidade e riqueza Material?’
E para esta pergunta, existe também uma única resposta:
através do trabalho consciencioso e dedicado, não importando em que áreas atues’.
É verdade meus amigos! O trabalho é o único meio para atingir as nossas metas e objetivos neste plano terreno. Existem os rituais específicos de poder e prosperidade presentes dentro das tradições mágicas, mas sem o trabalho firme e dedicado, nem pense em realizar um destes rituais, porque o resultado será frustrante, pois nada nos cairá do Céu e tudo aquilo que obtivermos será sempre por nossos próprios méritos, espirito de luta e espirito abnegação diante das nossas tarefas. Uma vez que estivermos trabalhando seriamente e utilizarmos um ritual de prosperidade para auxiliar o desenvolvimento do nosso trabalho, os resultados serão tão esplêndidos e rápidos, que podem até chegar a assustar em alguns casos. Mas antes de tudo trabalho é fundamental e para quem seriamente trabalha e sabe o que quer a nível material é impossível não atingir o sucesso. Não precisa acreditar em mim. Trabalhe utilize os rituais e comprove por si mesmo, que o que estou dizendo é a mais pura verdade.
A Felicidade emocional
Por incrível que pareça, felicidade emocional se resume a muito pouca coisa
Para que possamos numa relação a dois, dentro de um relacionamento familiar, ou em relacionamento com os outros dentro de contextos mais amplos ter a verdadeira união somente é possível quando mesmo as pessoas estando unidas, cada qual mantém a sua individualidade, e não interfere sobre a individualidade dos demais envolvidos na relação, tenha ela a dimensão que tiver.
Felicidade emocional não é apego e ciúme doentio, não é o criticar constantemente, não é apenas querer ser servido e não servir, não é falar e jamais escutar. Não. Felicidade emocional não é nada disso.
A ciência do bem viver emocionalmente, está baseada e carinho, afeto e afeição na medida certa, sem jamais podar a liberdade do ser amado. Está baseada em termos plena consciência de compartilhar tudo como o outro, uma vez que quando decidimos nos unir a alguém, vamos também á partir daquele momento, ter que partilhar o próprio Karma pessoal do ser amado como ele mesmo. É como se a pessoa, nos chamasse para viver uma aventura junto com ela, e pedisse o nosso auxilio para resolver os obstáculos e os problemas que surgirão no decorrer da jornada. Só que á partir do momento em que começamos a compartilhar o Karma pessoal  do outro, ele também começa a compartilhar um pouco do nosso próprio Karma Pessoal, pelo menos durante o tempo que dura a relação. Dai a necessidade de haver uma grande tolerância das pessoas uma para com as outras, sem a qual, fica realmente impossível a convivência pacífica e harmoniosa.
Nem sempre a pessoa que amamos vai estar linda, bonitinha e sorridente como na noite ou no dia em que a conhecemos. Saber tolerá-la tanto nos bons, quanto nos mal momentos, fazendo com que ela sinta-se segura podendo contar conosco sempre que necessitar, jamais priva-la de sua individualidade da mesma maneira que exigiremos radicalmente a preservação da nossa, e ter o mínimo de paciência e ‘semancol’ para saber o que eu não devo fazer jamais para irritar o outro, constitui esta metodologia; a verdadeira chave que abre as portas da felicidade emocional. Todo o resto dentro de uma relação, é apenas detalhe que se ajeita com o tempo de convivência e após ajeitado oferece aos que estão verdadeiramente unidos por algo maior, uma existência plena, abundante, equilibrada e harmoniosa, onde finalmente se compreende o porque de ter sempre, em todos os casos Tolerância (não conivência...) e Paciência para com nossos irmãos, realmente amando-os pelo que eles são e, principalmente pelo que trazem dentro do coração.
A felicidade mental
Houve um tempo em que as pessoas falavam: ‘Diz-me com quem andas e te direi quem és’.
A frase acima ainda tem um real valor, mas hoje em dia não bastaria apenas observar com quem um ser humano anda para dizer algo sobre ele. Precisamos analisar o que ele lê diariamente, assiste na televisão, que tipo de música escuta e com o que procura preencher a sua mente no seu dia-a-dia.
É evidente que se uma pessoa somente lê aquilo que é trivial a todos, sem buscar profundidade naquilo que está lendo; se assiste constantemente programas onde se falam unicamente de problemas da sociedade e que abordam a violência como algo natural. Se escuta musicas por demais agressivas ou mecânicas, não procurando também conhecer outros estilos musicais que diferem do seu. Em pouco tempo a mente dessa pessoa acaba ficando massificada e ela é completamente engolida por uma sociedade tão robotizada quanto seu cérebro sutilmente manipulado pelos meios de comunicação, para só dizer ‘sim’.
Perde-se a criatividade, o espirito de contestação sadia que leva ao crescimento em todas as áreas da vida, a originalidade e com o passar do tempo a própria individualidade, quando por fim acabamos vestindo uma mascara e interpretando um papel que corresponde ao que a sociedade espera de nós, mas que em nada condiz com aquilo que verdadeiramente somos, ou seja, essências Divinas em Evolução.
Lembremo-nos sempre de que toda a Felicidade ou infelicidade começa em nossa mente e, que é nosso dever inspirá-la e alimentá-la com pensamentos sadios, uma boa música de vez em quando e leituras, de preferencia aquelas que após fechado o livro nos deem sempre a necessidade de refletir profundamente sobre o que acabamos de ler. É através da reflexão antes de uma ação que produzimos na sociedade algo verdadeiramente nosso, criado racionalmente por nossa mente, mas divinamente inspirado por nosso coração.
Os únicos responsáveis pela nossa felicidade mental somos nós mesmos, pois temos o livre-arbítrio para decidir o que deixamos entrar em nossas mentes, e o que barramos. Se o programa televisivo é violento ou fútil demais, mude de canal ou desligue o televisor. Desligado o aparelho vá em direção daquela confortável poltrona de sua casa, mas antes escolha algo de bom para ler. Revistas em quadrinhos e aquelas que tratam unicamente de fofocas envolvendo artistas e a alta sociedade, estão descartadas. 
O ideal é buscar um bom livro que o faça meditar e refletir á respeito de você mesmo, ou algo que tenha o poder de literalmente remetê-lo a um outro lugar e época, não importando o gênero de livro que você estará lendo, pois o que importa é deixarmos as palavras nos conduzir para uma outra realidade, pelos menos por algumas horas, libertando-nos dos pesadelos grilhões da vida rotineira. Para completar o ambiente enquanto lê, você pode também se não atrapalhar a sua concentração, colocar bem baixinho de fundo uma musica inspiradora, que o relaxe  e descontraia. Pronto! Está criado um belo ambiente que com certeza o fará chegar á felicidade mental e, consequentemente, á felicidade no dia-a-dia, pois somos, falamos e agimos de acordo com aquilo que pensamos.
A Felicidade Espiritual
Se perguntássemos aos sábios, mestres, adeptos e gurus das mais diversas tendências espiritualistas, ocultas, religiosas, e esotéricas, tanto do ocidente, como no oriente, sobre o que é Felicidade Espiritual, todos responderiam evidentemente de acordo com aquilo que prega a tradição com a qual estão envolvidos, mas nenhum dos membros verdadeiramente sérios destas tradições discordaria de um ponto:
felicidade espiritual é quando estou em harmonia com a Vontade de Deus, seja lá qual for o nome que eu dê para estes Ente Superior, procurando manifestar os seus Sagrados Desígnios em todos os meus pensamentos, palavras e ações, aceitando-me como seu filho e vendo aos meus irmãos com Amor, Carinho e respeito, principalmente por todos nós serem filhos de um único Pai. 
É quando me integro perfeitamente á natureza e ao Cósmico, compreendendo que sou parte de um Grande Todo abundante em perfeição e procuro entender como auxiliar na manutenção perpétua desta sagrada Perfeição.
É quando é feita a vontade Dele através de mim, porque fomos, somos e para sempre seremos um só’.
Diante do que foi dito apresentarei agora uma pequena história ao leitor, que servirá para ilustrar como estar sempre de bem para com a vida e, principalmente para com o Deus de nossos corações e de nossas compreensões:
‘perguntaram a um rabino:
-como se deve servir a Deus?
O rabino contou a seguinte história:
-uma vez trouxeram perante o rei duas pessoas acusadas de um crime. O rei resolveu perdoar uma delas. Mandou esticar uma corda sobre um precipício e disse que aquele que a atravessasse seria salvo. 
 O primeiro homem foi e conseguiu chegar do outro lado. O outro preocupado antes de atravessar a corda gritou-lhe de seu lado.
- como foi  que você conseguiu atravessar?
O que tinha atravessado respondeu:
- sempre que estava caindo para um lado eu me inclinava para o outro para manter o equilíbrio. Servir a Deus, concluiu o rabino, é só isso: é ficar no meio, adaptar-se á corda bamba. Nem se entregar demais aos prazeres, nem renunciar  a tudo. 
Quando sentir que está indo para um desses dois lados, busque o outro e permaneça no meio, onde está o equilíbrio. A Graça Divina não está nos extremos.’
Esta simples, porém profunda história, serve para mostrar-nos o quanto é fácil estar em harmonia com o criador. O problema é que já estamos acostumados desde a infância a reagir de maneira extremista a quase tudo que nos acontece, Raramente pensamos um pouco mais antes de agir. Este lamentável comportamento se deve ao medo que o ser humano tem de perder o controle das situações e sua tremenda insegurança perante a vida e perante as pessoas.
O despojamento, a conduta simples e natural e a busca pelo equilíbrio, seja lá dentro de qual tendência filosófica, religiosa ou iniciática for, nos conduz á felicidade na vida e a união com o Pai, pois libertar-nos dos fantasmas criados por nós mesmos e nos ensina que quanto menos apego e mais entrega em relação a todas as coisas, maior é o nosso poder e força para lidar com as mais adversas situações.
Despojarmo-nos de nossos erros e paixões para manter o Essencial. Possuir  conduta simples e natural para sairmos bem quando estivermos lidando com o complexo e sofisticado. E finalmente buscar o equilíbrio, sabendo que o simples ato de busca-lo jamais fará com que pequemos contra a vontade do Pai. Estas posturas citadas, conduzem-nos a felicidade espiritual e a um melhor aproveitamento da vida em todos os sentidos. 
Experimente-as, vivencie-as e comece um novo ciclo em sua vida.
Você merece!

Os símbolos que compõem o Arcano da Estrela
A jovem nua sentada sobre a pedra é a própria personificação da deusa estelar Nut que espalhava um fundo azul-escuro, á noite, sobre os céus, para que o brilho das estrelas ficasse mais destacado. Esta jovem também é tida como sendo a representante da verdade, da natureza e da Sabedoria, agora completamente desvelados aos franco-buscadores que chegam até este ponto da jornada. Finalizando, alguns estudiosos afirmam ser esta bela jovem o Anjo da Esperança, que quando estivéssemos despojados de tudo, teria a função de derramar sobre os nossos seres para que pudéssemos nos reerguer, o bálsamo da Esperança, fazendo com que através dele, renascêssemos alegres e confiantes no futuro.
As duas ânforas, uma de prata e a outra de ouro, são o símbolo do Aguadeiro, ou signo de Aquário, representando a luz da razão, sem a qual não podemos discernir o real do irreal. É o potencial masculino e o inicio dos trabalhos, sejam lá de que natureza forem, onde teremos que trabalhar no começo sobre uma massa embrutecida e disforme, para que com a nossa aplicação e disciplina possamos leva-la perfeição, ou seja, á conclusão justa e perfeita de nossos objetivos.
Já a ânfora prateada nos remete á necessidade de escutar a nossa natureza lunar e intuitiva de vez em quando, para que guiados por ela, conscientes de quem somos, possamos aplicar nos afazeres de nosso dia-a-dia as leis naturais e universais que regem o todo, pois não será somente através da razão consciente relativa á consciência objetiva que chegaremos através da razão consciente relativa á consciência objetiva que chegaremos a algum lugar. Também para o real progresso dentro das mais diversas áreas da vida temos que escutar a voz da intuição e é justamente isto, que esta ânfora prateada associada á lua e ao potencial feminino representa.
O liquido transparente e cristalino que jorna das ânforas representa que as nossas emoções devem ser sempre transparentes e cristalinas, mas isso só é possível quando não as reprimimos e deixamos que elas floresçam naturalmente tal e qual floresce a natureza ao redor da jovem. Como já foi dito, este liquido também pode ser visto como o bálsamo revigorador que o Anjo da Esperança espalha sobre os nossos dias mais tristes, trazendo-nos de volta a alegria de viver. Este balsamo, possui natureza alquímica e em muitos tarôs o que jorra das ânforas são os elementos fogo e agua, representando as transmutações e combinações alquímicas, através das quais nos libertamos de uma visão unicamente egóica e racional e nos preparamos para viver uma vida mais livre, procurando manifestar aqui na terra a Divina Vontade que flui do plano arquetipal.
A nudez da jovem é santa e representa o despojamento que devemos ter em relação ás futilidades da vida, ás excessivas preocupações e apegos, principalmente no âmbito material (ansiedades), para que possamos mergulhar mais profundamente nas coisas que possuem um real valor e que podem nos levar á plena realização em todos os sentidos. Está nudez é o despir-se de falsos conceitos, falsas ideias e falsas máscaras, para encarar a vida de acordo com aquilo que verdadeiramente somos e não com o que as pessoas gostariam que fôssemos. Pessoas que procedem de acordo com este comportamento, realmente vivem, enquanto as demais presas e dormindo estão, envoltas pela zona de conforto a qual já se acostumaram durante toda a existência, inclusive por ser mais cômodo não ter que se despojar de nada e viver a vida como se todos os dias fossem iguais.
A borboleta pousada no ombro da jovem, é um outro símbolo relativo a Arte Alquímica, representando a transmutação da lagarta na borboleta multicolorida. Representa a transmutação das pessoas comuns que passam a vida inteira dentro de um casulo, em pessoas divinamente inspiradas, multicoloridas e criativas que decidiram se libertar de tudo o que as impedia de serem verdadeiramente elas, tornando-se á partir deste ponto Co- criadores do universo na manifestação da Grande Obra junto com Deus-Pai Todo-Poderoso, o Criador dos Céus e da Terra.
As sete estrelas no topo da Lâmina estão associadas aos sete Selos citados no Apocalipse de São João Apóstolo Capítulos 4 e 8. Realmente a ideia de Anjos Vingadores, Bestas, Trombetas e Julgamento final é um tanto o quanto interessante e até mesmo romântica, mais simbólica. Quando digo isso, não quero dizer que estes elementos citados não existam. Muito pelo contrario! Tudo que esta citado no apocalipse existe e muito mais há entre o Céu e a terra, mas apenas para ‘aqueles que sabem ver’. Só que a maneira pela qual se dará o Apocalipse, não será tão Hollywoodiana quanto a que está citada na Bíblia com todo o jogo de sons, trombetas, vozes do além, relâmpagos e luzes a iluminar o tétrico cenário em que se converteria o planeta terra, caso o apocalipse chegasse a ocorrer.
Os setes selos citados nos capítulos 4 e 8 do Apocalipse de São João, nada mais são do que os sete chackras existentes no corpo etérico do ser humano, responsáveis pela captação do prana (energia vital) que depois é enviado para o nosso organismos físico através dos Nadis. Quando os sete chackras ou centros de energia como se diz aqui no Ocidente são abertos e começaram a ‘girar’ de maneira equilibrada e harmoniosa, uma vez que a palavra chackra quer dizer ‘roda’ e toda roda tem que girar, desde o primeiro chackra localizado na base da coluna vertebral a nível etérico até o sétimo localizado no mesmo plano sutil, sobre a nossa cabeça, realmente passamos por uma violenta transformação. Tão violenta quanto as cenas descritas no Apocalipse, pois agora temos a REAL CONSCIÊNCIA DO TODO e por ela somos julgados para que após o julgamento possamos, completamente puros e libertos de tudo o que não era mais necessário para a nossa evolução, continuar o nosso caminho, só que agora diretamente orientados pelo Pai, sabendo quem somos, de onde viemos e para onde temos que ir após a Revolução.
A estrela maior de oito pontas sobre a jovem, representa Luz, fé e esperança. Esta estrela de brilho radiante também é uma alusão á nossa Luz Interna que á partir do momento que tomamos contato com ela, através de uma postura reta, justa e digna para com a vida e principalmente para com nós mesmos, passa a nos guiar em direção a dias melhores e mais iluminados, onde o importante realmente é viver e unicamente crescer. Podemos dentro  de um aspecto mais esotérico associar a estrela que está rodeada pelas outras sete estrelas menores como sendo a mui respeitada e venerável Estrela Flamejante dos Maçons, com a diferença apenas no número de pontas, uma vez que a Estrela Flamejante Maçônica possui cinco e não oito pontos, apresentando também no seu centro a letra G.
A natureza abundante ao redor do Anjo da Esperança personificado na lâmina pela jovem, simboliza também a importância que devemos dar aos exercícios, caminhadas e atividades em contato com o meio natural, quando tiramos este arcano numa consulta, uma vez que tais praticas fazem com que nós recarreguemos as nossas forças gastas nas variadas atividades que desempenhamos no dia-a-dia. Esta natureza também simboliza fertilidade e abundância em todos os sentidos, desde o mais frugal até o mais espiritual. É a vida brotando em todo o seu esplendor, para o nosso deleite e paz de espirito.
  
Significado do 17° Arcano- A Estrela.
As estrelas, praticamente para todos os povos e tradições presentes no mundo, sempre foram símbolo de Luz, Fé e Esperança. Elas são tidas como guias a iluminar o nosso caminho nos momentos de maior escuridão. Simbolizam também a Luz dos mistérios que resplandece grandiosa nos Sanctus Santorum das mais diversas religiões e tendências iniciáticas.Mas, acima de tudo, elas representam a Felicidade, alegria de viver  e crença numa vida Maior e Luminosa. E é justamente este o espirito que devemos passar para o nosso cliente quando ele retira este arcano numa consulta.
Este é realmente um arcano abençoado e simboliza que tudo vai bem na vida da pessoa que com ele foi premiada durante uma consulta.
Infelizmente muitas vezes mesmo quando este arcano aparece num jogo a pessoa não se sente tão feliz, inspirada e iluminada quanto devia. Isto se deve ao fato de que a maioria dos seres humanos, já está acostumada a acreditar unicamente nas coisas negativas e pequenas. Quando se deparam com a felicidade e com os valores realmente essenciais que conduzem a esta felicidade, elas acham que toda esta boa sorte e excelentes oportunidades, não são para elas e algumas até não se consideram merecedoras de todo este sucesso. E é justamente com estas ideias castradoras, retrógradas e limitadoras que temos que parar, se realmente almejamos algum dia atingir a vida que pedimos para deus.
Sei que muitas vezes, as coisas ficam difíceis no decorrer do curso da existência. Muitas vezes nos sentimos diante de circunstancias drásticas da vida, desamparados, acuados e deprimidos. Diante destas situações é natural e até aceitável que fiquemos tristes e nos sintamos melancólicos, no entanto, até para estes estados de espirito, existe um limite. E o limite, é justamente nos lembrarmos de que, por mais difíceis que sejam as provas que tenhamos que suportar, o Amor de Deus é Maior.
Quando chamamos por este Amor, buscamos por sua orientação e nos curvamos perante o Pai com humildade, respeito e realmente querendo evoluir segundo os seus desígnios. Permitindo que a sua Vontade se manifeste através de nós, começamos a colher os frutos da felicidade em nossa vida e as dificuldades, apesar de continuarem existindo em alguns casos, são compreendidas e trabalhadas dentro de um clima de harmonia, paz e equilíbrio, pois passamos a entender que elas nada mais são do que degraus que temos que subir em direção ao Grande Arquiteto do Universo. Se temos que realizar esta subida, o que nos cumpre é fazer isso com amor, porque sem amor, nós estamos perdidos, e procurar jamais esquecer o lado lúdico da vida levando-a sempre com um verdadeiro espírito de celebração, pois poucos de nós sabem o quanto foi difícil encarnar neste planeta para que pudéssemos continuar com o nosso processo evolutivo.
Talvez por muitos não saberem a dificuldade que é encarnar novamente é que se queixem constantemente da vida, ao passo que deveriam na realidade agradecer cada minuto por estarem aqui encarnados e podendo evoluir, contribuindo com isso para com a evolução de toda a humanidade e de todo o Universo, uma vez que todos nós fazemos parte do Todo.
Esta lâmina ensina ao cliente a importância do despojamento, do sorrir sempre, principalmente enquanto estivermos sob a sua influencia e, do deixar a vida seguir naturalmente o seu rumo, com extrema confiança no futuro, pois este é um arcano de alegria e exaltação da existência em todos os sentidos. Com a sua presença em relação aos nossos projetos nada pode sair errado, a não ser que através da nossa ansiedade e mente negativa bloqueemos o que de melhor o universo reservou para nós nessa fase de vida regida pela Estrela.
Procure viver  cada dia como se realmente ele fosse algo novo, porque na realidade a única coisa velha no mundo são nossas mentes retrógradas, acostumadas a sempre dizer não, até mesmo quando o universo está nos dizendo um grande sim. Liberte-se dos seus medos, ansiedades e depressões e pergunte-se: Por que eu estou vivendo segundos estes Valores, se na verdade sou um Filho de Deus, Justo e Perfeito como o meu pai e com seus mesmos poderes criativos? Por que não viro a mesa e quebro algumas convenções só para variar um pouquinho? Por que simplesmente não sou ‘aquilo que sou’, sem me preocupar em ser o que querem que eu seja?
Liberte-se meu amigo. Liberte-se de seu ego, silenciando a ilusória voz dos limites que existem unicamente porque você os aceita. Passe a ouvir os sons da natureza a vibrar harmonia e esplendor ao seu redor. 
Contemple os seus irmãos, olhando-os nos olhos, procurando sempre sorrir e dizer frases belas, inspiradoras e educadas, que façam com que o outro sinta-se tão bem quanto você se sentiria se ouvisse as mesmas frases. Você pode ser um farol a irradiar constantemente Luz e otimismo ao seu redor, nem que seja apenas para dizer ao mundo que não aceita uma realidade sombria, decadente e disforme que está totalmente contra a vontade de Pai. E pode ter a certeza de que outras pessoas inspiradas pelo teu exemplo, também começarão a se perguntar se é justa a vida limitada e sofrida que vem levando até então. E quando começar este questionamento interno de cada um em relação a si mesmo, buscando depois as pessoas uma melhor qualidade de vida em todos os sentidos, ai sim começará uma verdadeira Nova Era de mentes conscientes, ligadas por um mesmo ideal de Luz e Perfeição.
Atreva-se a ser um dos precursores deste movimento, não se importando com o que os pessimistas e aqueles que possuem mentes limitadas irão dizer de você. Pois mais importantes no futuro, quando não mais estiver aqui, serão as vozes dos muito que tiveram a sua Luz Interna, despertada por você meu amigo.
Seja um estrela luminosa de Otimismo, alegria e crença numa vida cada vez melhor, pois com a retirada deste arcano, nada mais é requerido de você.
O Caminho na árvore da vida (cabala).
REFERÊNCIA DE ESTUDO:
__________________________________  
Segredos do Eterno. Alexandre José Garzeri
O TarotCabalístico - um manual de filosofia Mística. Robert Wang
IMAGENS E DECKS (fotos)
THOTH CROWLEY

TAROT NAMUR
MARSELHA
RADIANT RIDER WAITE
BARBARA WALKER


TAROT SALVADOR DALI

TAROT OSWALD WIRTH


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar esta postagem!
Ela será lida e publicada assim que possível.

Fraternalmente.

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...