terça-feira, 13 de setembro de 2011

A torre de Babel / A Torre / Arcano 16

As altas torres envelhecidas pelo tempo, onde habitavam os fantasmas do meu ego eu escalei.   

Chegando ao seu topo e contemplando paragens ilusórias e deprimentes formadas pelo mau uso que fiz da minha mente, eu silenciei.

No silêncio de meu coração, aprisionado por enferrujadas correntes onde apenas a esperança dentro do meu ser era algo vivente, o Arquiteto do Universo e dos mundos novamente escutei.

E quando por fim fortalecido pela quebra que mantem fortemente unido, os olhos eu levantei, não temi os raios e explosões ao redor de um corpo que não era mais o meu, pois minha forma fora transcendida.

Neste momento esqueci-me da coroa, velha quinquilharia encardida, e saltando do topo da torre, aspirando a morte do que não mais podia ser mantido ou manter-me, encontrei de novo a vida.

E a cada explosão e fragmentos do meu ego caindo pelo chão, mais forte eu me sentia curado, aliviado e em perfeição Cósmica comunhão com o deus da minha compreensão.

Quando por fim tudo ruiu e a fumaça enegrecida abaixou, contemplei a catástrofe e gargalhei, pois neste momento compreendi de que era verdadeiramente um Rei livre da falsa ilusão, que tinha o mais belo castelo e domínios ancorados em meu coração.

Os símbolos que compõem o Arcano da Torre

O raio que atinge a torre antiga, simboliza a própria fatalidade.

Fatalidade esta, que muitas vezes é criada por nós mesmos através de nossos pensamentos, palavras e ações impensados, na maior parte das vezes de natureza negativa, que depois de um tempo desabam sobre nós tal e qual um relâmpago atingindo um para-raios.

A torre fulminada é a torre do ego que agora esta sendo sacudida em suas próprias bases para mostrar que ninguém é o dono da verdade, e muito menos podemos ter real segurança sobre coisa alguma, uma vez que vivemos num mundo em mutação, onde para haver o progresso é necessária a mudança. Caso contrario a energia contida por muito tempo, quando resolve eclodir por si mesma, arrasa tudo o que estava ao nosso redor, sejam as nossas crenças, relações, propriedades ou tudo aquilo que considerávamos rigidamente como nosso, acreditando que jamais poderíamos perder.

Como podemos reparar, a torre fulminada faz parte de um antigo castelo de forma quadrada. Sabemos que tanto o quadrado, como as formas cubicas, em linguagem esotérica estão associadas ao limite, ás castrações, ao plano material e á uma natureza rigidamente limitada. Isto significa que com este arcano existe a necessidade de romper com aquilo que está velho e desgastado dentro de nós, tal e qual estão velhas e desgastadas as antigas paredes deste castelo de forma quadrada, para que possamos após o rompimento com aquilo que literalmente nos enclausurava impedindo-nos de ser o que realmente somos, vivenciar uma vida mais plena, feliz e abundante. Temos que permitir que isso ocorra, porque muitas vezes o crescimento pode ser antecedido por perdas significativas, e quanto maiores elas são, maior também será o renascimento.

Vemos sendo lançadas do topo da torre duas pessoas, só que uma coroada e outra sem coroa. Isto quer dizer que quando chega o momento da prestação de contas perante a vida, onde somos questionados antes do processo de expurgação de uma energia já estagnada, as forças superiores responsáveis por este processo de amadurecimento através da purificação não querem saber quem é o rei e quem é o vassalo, porque perante a Lei Maior todos são iguais e serão julgados e lapidados pela espada da expiação segundo o que fizeram, com o potencial que lhes foi emprestado pelo Universo para que pudessem progredir. Dai porque temos que tomar muito cuidado com aquilo que pensamos, dizemos e executamos, pois numa determinada hora que desconhecemos, a vida radicalmente alterar-se a ao nosso redor e nossa queda ou elevação, será proporcional aos nossos erros e acertos. Vale a pena lembrar que quanto mais conscientes somos á respeito de nos mesmos, menos podemos errar, porque sabemos o que temos que realizar, não havendo motivos  para não fazermos isso. Meditemos então se realmente vale a pena sermos tão sábios e conhecermos todos os mistérios, pois: ‘A quem muito é dado, muito será cobrado!’ Se te sentes preparado para tornar-te literalmente responsável por ti mesmo, então vai em frente, mas uma vez começado o caminho da autoconscientização real, não há mais volta... Tens que seguir em frente caindo, tropeçando, sendo derrubado, mas derrubado também antigas torres recheadas de falsos conceitos que não condizem mais com o radiante ser que você está se tornando a cada queda, porque também esplendorosa é a sua Ascensão em direção a uma nova vida depois dos tropeços.

O arcano dezesseis tem uma relação interessante com a cura, pois um cirurgia, extração de dente ou tumor, pode ser dolorosa, mas também pensemos no alivio que teremos após estirpado de nosso organismo um agente estranho que lá se instalou. Que beleza! Não é mesmo?

Na vida, tal e qual nas cirurgias de vez  em quando nos deparamos com situações dolorosas mas necessárias, que sempre tem algo a nos ensinar, e quando acabam os difíceis períodos de transição, podemos contemplar finalmente o porque sofremos tanto em algumas áreas e épocas de nossas vidas. Neste momento, se procuramos compreender a utilidade das adversidades, reparamos que por elas, fomos elevados a um patamar mais pleno, abundante e harmonioso. Se no entanto tal e qual crianças mimadas e revoltadas, nos pomos a praguejar com tudo a nossa volta, não apreendemos infelizmente a lição e no futuro maiores ainda serão as nossas perdas, devido a nossa intolerância, falta de paciência e constante necessidade da manutenção do controle, pois nos foi tirado aquilo que em verdade nem era nosso e estava emprestado a nós pelo Universo. Para evitar isso cresçamos, pois não poderemos ficar para sempre em nossas ilusoriamente seguras zonas de conforto... não viemos aqui a passeio e sim a trabalho. Procure se lembrar disso antes de se deitar durante o resto dos dias de sua vida...

Finalizando, seria interessante dizer que este arcano tem felizes e interessantes relações com vários episódios de nossa História, como por exemplo:

- A queda da Atlântida e o assassinato dos Gêmeos Espirituais.

- A Torre de Babel (Bíblia).

- A Revolução Francesa.

-etc...

O leitor estudioso deveria procurar fazer minuciosas pesquisas com relação a estes fatos, pois há muito mais coisas por detrás deles do que julga a nossa vã filosofia. Divirta-se.

 Significado do 16 Arcano- A Torre

A vida de um ser humano, bem como todas as situações que ocorrem durante uma existência, é composta por três fases bem distintas a saber: começo, meio e fim.

Falar sobre o Arcano da Torre para um cliente durante uma consulta é falar sobre o fim, mas dentro de um contexto muitas vezes radical demais, indicando aquelas fases onde a pessoa literalmente vê o que ela considerava como seguramente imutável seja com relação a valores materiais, pessoas as quais estava ligadas, empreendimentos, negócios, etc., indo ‘pelos ares’, ficando o cliente muitas vezes sem um chão para pisar, de tão fortes que são as mudanças promovidas por este arcano.

Numa fase como a que foi citada no paragrafo acima, se o cliente tiver aprendido a ‘Arte de Morrer’, descrita com detalhes no decimo terceiro arcano, conhecido como A Morte, as mudanças por mais radicais que sejam, não serão tão dolorosas, pois o cliente entenderá que para que possam haver novos inicios em sua vida, também são precisos os chamados ‘fins necessários’. Estes fins necessários quando aceitos por nós como algo natural dentro do ciclos pelos quais a vida passa, passam sem que nos sintamos muito afetados, pois já aprendemos a ter uma mente e visão mais despojadas em relação a tudo, lembrando-nos a cada momento de nossa existência de que nada é eterno e para a continuidade natural da existência, desapegos que deixem as situações se diluírem, para mais tarde assumirem novas formas mais esplendorosas que as precedentes, são necessários.

Falando desta maneira até parece  fácil lidar com um arcano de natureza tão radical como o décimo sexto arcano. E até seria fácil se não fosse o apego excessivo, através do qual a maioria das pessoas baseia a sua existência. E se realmente existe uma palavra que não se coaduna com este arcano, seguramente está palavra é apego.

Com a presença deste arcano em jogo, tudo aquilo a que tentamos nos apegar e consideramos como imutável em nossas vidas poderá ser destruído. Coisas que trazemos do passado como posses, valores, pessoas a quem estamos apegados e os mais diversos tipos de situação serão atingidos fortemente em suas bases, oscilando (insegurança) para depois caírem por terra. Nos veremos com um polo móvel num mundo que está em derrocada e nestes momentos a ira, o sentimento doentio de posse e o inconformismo diante dos fatos do destino diante de nós, apenas farão com que mais desgraçada seja a nossa queda, mais traumáticos os nossos rompimentos e mais vultuosas as nossas perdas.

Diante de um quadro tão sombrio, tenebroso e caótico não demorará muito para que comecemos a procurar um culpado que possa ser responsabilizado pelo nosso insucesso. E dependendo do nosso grau de consciência e revolta diante da situação começaremos a culpar a situação do pais e os dirigentes, se o que desabou foi parte de nossa vida material; se o emocional está desmoronando os culpados disso serão esposa(o), namorada(o), que não me compreendem a não me dão amor suficiente, a minha sogra (pois sempre tem que sobrar para ela né?) e assim por diante.

Se os projetos pessoais estão naufragando, logo criaremos uma conspiração em torno de nós, onde até mesmo aquele meigo gatinho que fica tomando leite no pires embaixo da mesa da cozinha, se converterá em um maquiavélico conspirador pronto para nos puxar o tapete, caso viremos as costas.

Como o leitor pode ter percebido no ultimo paragrafo eu fiz questão de colocar situações extremas e ate mesmo ridículas para explicar os nossos fracassos, pois realmente é ridículo e patético tentarmos atribui-los a alguém ou algo mais que não a nós mesmos, únicos dirigentes responsáveis por nossas vidas neste Universo.

Temos que ter cuidado com relação a revolta que surge quando aquilo que era caro para a pessoa é tirado ou perdido, não que esteja errado revoltar-se, mas o problema é como direcionar esta revolta de maneira positiva ou negativa. Pelo modo negativo, quando perco algo posso me tornar deprimido, agressivo, rebelde e desconfiado perante a vida, conseguindo com isso levar uma existência amarga e sem fé no futuro, apenas continuando vivo para cumprir os dias que me faltam, mas completamente desmotivado em relação a tudo e isto é triste... Pelo lado positivo, posso utilizar a minha revolta para por entre os estilhaços do que foi quebrado buscar a matéria-prima da minha obra-de-arte futura, que dependendo de mim poderá ser mais bela intensa e alegre do que a antiga a qual as cores já  estavam gastas e sem vida, sendo realmente necessário ver aquela antiga tela ser partida. Isso é utilizar a minha revolta como força potencial e acima de tudo ter uma visão inteligente e sensata perante a vida, me colocando como o único responsável por aquilo que me acontece e jamais culpando alguém pela cruz que eu mesmo tenho que carregar.

Ninguém disse que o caminho seria fácil e que não haveriam rupturas, desentendimentos, perdas e danos. Mas quando isso ocorre também há a libertação de uma energia que estava contida em uma forma já há muito envelhecida e que necessitava de restruturação. E feliz é aquele que viu a sua torre romper, deixando com ela caírem algumas lagrimas, pois isso também faz parte do show, mas depois convertendo estas lagrimas num alto brado de batalha, iniciando assim um novo ciclo de realizações, confiante em si mesmo e sabendo que Deus sempre olha para os corajosos que a tem a audácia e otimismo necessários para começarem de novo, e através de eliminações necessárias deixa se aproximarem cada vez mais dele através do despojamento e espirito abnegado.

Falando mais praticamente com relação a este arcano, e direcionando-o para duas áreas fundamentais de nossa vida que são a área material e a emocional, vejamos como nos comportar.

Com a saída do decimo sexto arcano com relação a problemas de ordem financeiras, é preciso cuidado com os novos projetos, sendo preferível aguardar a passagem da tempestade e o secar do solo para não se construírem castelos sobre a lama, vendo-os afundarem drasticamente no futuro. É preciso também em relação aos projetos, que vejamos até que ponto eles são realmente importantes para nos agora, e se a sua realização tão almejada, não está apenas ligada a satisfação de vaidades pessoais e desejos que, embora sendo importante serem satisfeitos, necessitariam esperar a hora certa para que pudessem ser iniciados de forma mais benéfica e segura. Lembre-se sempre de que vontades podem ser satisfeitas a qualquer hora porque temos saúde, inteligência e força de vontade para isso. Agora, muitas vezes a vida de uma pessoa começa a desmoronar, porque ela ao invés de estabelecer uma ordem de prioridades em relação ao seu projetos, indo dos mais importantes para os mais simples e banais, faz justamente ao contrario, pois infelizmente o ser humano ainda se deixa seduzir, em primeiro lugar pelo mais bonito, belo, confortável e agradável, deixando o importante resto onde residem realmente os valores primordiais, que tem a ver com a nossa Lenda Pessoal e que valem realmente que se lute por eles, para depois, com isso nunca conseguir realizar nada de grandioso.

Enfocando agora aspectos relativos ás perdas emocionais, sabemos o quanto é triste quando alguém que nos é caro dentro do plano emocional nos abandona. No entanto, não podemos jamais porque isso ocorreu nos fechar as relações futuras como se apenas aquela pessoa que nos deixou, fosse a única que realmente tivesse algo para nos ensinar a nível emocional, não havendo agora mais ninguém. Esta visão é errada e nos priva de vivenciarmos novamente um verdadeiro amor.

Quando alguém por algum motivo rompe laços de natureza emocional para conosco, muitas vezes isto significa que aquilo que a pessoa tinha que nos ensinar e também o que tínhamos que ensinar para ela acabou, como tudo algum dia tem o seu fim. Fim de uma relação, continuidade de uma vida onde depois de um tempo de reclusão e introspecção necessários novamente temos que buscar um novo alguém, nem que este alguém sejamos nós mesmos, agora mais amadurecidos, e começarmos um caso de Amor para com está pessoa desde que ela realmente tenha a ver conosco.

Não tente segurar pelos cabelos alguém que está afastado irremediavelmente da sua vida. Tenha mais dignidade e procure nesta fase de solidão, amar mais a você mesmo, aproveitando para colocar em dia tudo aquilo que você não pode fazer enquanto estava acompanhado(a). nem pense em ficar depressivo(a), mal arrumado(a) e vagando pelas sombras da desilusão tal e qual um vampiro embriagado por uma falsa noção do amor.

Lembre-se sempre que amado(a) será de novo por alguém muito especial, ainda mais se você estiver se preocupando em ser especial para você mesmo(a) vinte e quatro hora por dia. E acredite viu? Está postura de bem com a vida, atrai para o seu circulo social somente pessoas que estejam na mesma sintonia que você.

Aquele que amou, rompeu e sofreu, é porque certamente o verdadeiro Amor jamais compreendeu.

Na realidade nunca rompemos com ninguém uma vez estabelecidos contatos mais íntimos, o que também não quer dizer que a pessoa com quem tivemos estes contatos, ficará para sempre conosco uma vez que muitas vezes, quando um relacionamento dura pouco, saiba que ele durou o tempo necessário para que pudéssemos ter aprendido algo de bom, ensinando justamente por aquele(a) que nos abandonou. Antes do casamento ou mesmo na juventude, procure viver sempre as emoções da maneira mais intensa possível, para que depois de casado, não busque fora de casa, aquilo que não buscou no tempo certo em que ainda podia estar aberto para novas experiências a cada dia. O casamento, na realidade, é um ritual. Depois que uma união é sacramentada dentro de um ritual, é simplesmente lamentável, ver após alguns anos, pessoas casadas e já com filhos buscando prazer em lares e camas alheios. Neste tipo de relacionamento, o amor nunca existiu e até é bom que ele caia por terra o mais rápido possível, principalmente se o casal tem filhos, para que as crianças não cresçam neste ambiente de uma falsa e tranquila ‘fachada’ de harmonia emocional entre os seus pais, o que deixa nos filhos graves sequelas emocionais que apenas no futuro se manifestarão.

A nível emocional procure aceitar o décimo-sexto arcano com extrema tranquilidade e saiba que para certas coisas, como o desejo, a paixão e o amor quando acabam, sempre após um tempo necessário de auto- análise, vem a redescoberta do sentimento  e a alegria de poder amar novamente. Permita que isso aconteça!

Encerrando este arcano, gostaria de dizer que não existem fatalidade endereçadas por engano, ou seja, não é destinada a ninguém uma cruz maior do que possamos suportar. O que nos cumpre é fazer isso com amor, porque sem amor nós estamos perdidos e agradecer por estarmos realizando o sublime ato do sacrifício que nada mais quer dizer do que Sacro-Ofício Sagrado. E quando nos entregamos a esta tarefa e a cumprimos com perfeição, aceitando pagar o preço e permitir que as mudanças aconteçam por mais radicais que elas sejam, temos depois um lugar garantido entre aquele que se distinguem da maior parte da massa e são chamados de : Os Vencedores. 

O Caminho na árvore da vida (cabala).
 REFERÊNCIA DE ESTUDO:
__________________________________
 

Segredos do Eterno. Alexandre José Garzeri
O TarotCabalístico - um manual de filosofia Mística. Robert Wang
IMAGENS E DECKS (fotos)
THOTH CROWLEY

TAROT NAMUR
MARSELHA
RADIANT RIDER WAITE
BARBARA WALKER
TAROT ANCIENT ITALIAN


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar esta postagem!
Ela será lida e publicada assim que possível.

Fraternalmente.

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...