domingo, 20 de janeiro de 2013

São Longuinho.

o eremita, ou o padroeiro dos tarólogos?

Na verdade os dois.
Ou nenhum dos dois?
ou os dois e pronto!
 
Lembro que nos meados inícios de abril de 2011, foi publicado que Blog de Tarô. um artigo muito interessante sobre São Longuinho, ser o padroeiro dos tarólogos... pensei, será? até hoje penso.

Nós, Tarólogos, hereticamente não podíamos ficar de fora! E temos o nosso canonizado oficiosamente pela devoção popular: São Longuinho! Sou devoto desde menininho!
A igreja Nossa Senhora da Escada em Guararema - SP possui a única imagem de São Longuinho num altar para devoção no Brasil. Agora, por que  padroeiro dos Tarólogos?
Longuinho é uma versão popular de Longinus, "o soldado que enfiou uma lança no tórax de Jesus (Jo 19:34), fazendo brotar sangue e água". Longinus foi o soldado romano designado para acompanhar a crucificação. Essa rotina de enfiar uma lança no corpo do crucificado tinha a finalidade de certificar-se de que o falecimento já havia ocorrido. Ele reconheceu Jesus como filho de Deus na crucificação (Mt. 27:54, Mc. 15:39 e Lc. 23:47). Depois, Longinus tornou-se cristão, chegando a ser monge da primeira igreja na Capadócia (atual Turquia). Outros pesquisadores acreditam que São Longuinho não tem ligação com Longinus, sendo apenas um santo popular invocado com a finalidade exclusiva de encontrar objetos perdidos. Por isso, não se sabe se ele existiu, mas sua imagem é encontrada até com certa facilidade. Fonte da citação
Muitos associam este santo ao Tarô, dizendo assemelhar-se ao Eremita (personagem do Tarô que representa a sabedoria) por causa da sua caminhada pela Cesárea e Capadócia, tendo-o até como padroeiro dos tarólogos. Mas para a Igreja isso pode ser apontado como algo absurdo, pois o tarô faz parte de tradições ocultas totalmente condenadas pelo catolicismo. No Leste Europeu a festa de São Longuinho é celebrada em 16 de outubro.
No Brasil e Espanha a comemoração ocorre em 15 de março.
Fonte de citação.

SÃO LONGUINHO.

História: São Longuinho viveu no primeiro século, e dele muito se falou e escreveu, sendo encontrado em todos os registros contemporâneos da Paixão de Cristo. Existem citações sobre ele nos evangelhos, epistolas dos Santos Padres, e martirológicos tanto orientais como nos ocidentais. Estes relatos levaram a uma combinação de diferentes situações, mas, em todas foi identificado como um soldado centurião presente na cena da Crucificação. Os apóstolos escreveram que ele foi o primeiro a reconhecer Cristo como “o filho de Deus” (27,54 Mateus; 15,39 Marcos; 23,47 Lucas). Em meio ao coro dos insultos e escárnios, teria sido a única voz favorável a afirmar Sua Divindade.

Identificado pelo apóstolo João (19:34), como o soldado que “perfurou Jesus com uma lança”. Fato este que o definiu como um soldado centurião e que lhe deu o nome Longuinho, derivado do grego que significa “uma lança”. Outros textos dizem que era o centurião, comandante dos poucos soldados que guardava o sepulcro do crucifixo, e que presenciava as crucificações, portanto presenciou a de Jesus. Depois, da qual, se converteu.

Segundo a tradição,os crucificados tinham seus pés quebrados para facilitar a retirada da cruz, mas, como Jesus já estava com os pés soltos, um dos soldados perfurou o lado do seu corpo com uma lança. O sangue que saiu deste ferimento de Jesus respingou em seus olhos. Caindo em si, comovido e tocado pela graça, o soldado se converteu. Abandonou para sempre o exército e sua moradia, se tornou um monge que percorreu a Cesarea e a Capadócia, atual Turquia, levando a palavra de Cristo e mais tarde, promovia prodígios pela graça do Espírito Santo.

Entretanto, o governador de Cesarea, que estava irritado com a conversão de seu secretário, descobriu sua identidade de centurião e o denunciou a Poncio Pilatos em Jerusalém. Este, acusou São Longuinho de desertor ao imperador e o condenou a morte, caso não oferecesse incenso no altar do imperador, renegando a fé. Longuinho se manteve fiel a Cristo, por isto foi torturado, tendo seus dentes arrancados, a língua cortada e, depois, decapitado.

No Oriente são inúmeros os dias do calendário para as suas homenagens, o mais freqüente ainda é em 16 de Outubro. Na Europa e nas Américas, a comemoração ocorre no dia 15 de Março, como indica o Livro dos Santos do Vaticano.

São Longuinho, à luz de muitas tradições, comumente é invocado pelos devotos para encontrar objetos perdidos. Os artistas ao longo do tempo foram atraídos pela singularidade de sua figura e o representaram em suas obras na cena da crucificação, com lança ou sem lança, mas sempre presente. Em Roma, na basílica de São Pedro, na base de um dos quatro pilares que sustentam a imensa cúpula que cobre o espaço do altar do trono do Sumo Pontífice, está a estátua do centurião São Longuinho, que foi o primeiro a acreditar na divindade de Cristo.

São Longuinho no Brasil
Há uma crença popular no Brasil, de que São Longuinho acha objetos perdidos. É só repetir:
São Longuinho, São Longuinho, se eu achar (nome do objeto perdido) dou três pulinhos e três gritinhos (Achei, São Longuinho. Achei, São Longuinho. Achei, São Longuinho.)

Oração de São Longuinho:
Lembrai-vos oh São Longuinho, prodigiosamente tocado pela graça de Jesus agonizante em sua ultima hora que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que recorrem a vossa proteção, fosse por vós desamparados. Assim, dignai-vos interpor em meu favor, vossa valiosa intercessão perante a DEUS, para que conceda viver e morrer como verdadeira cristã e ainda me auxilie a encontrar. (dizer o nome da pessoa ou objeto desaparecido e rezar um pai nosso, uma ave Maria e fazer o sinal da cruz). Amém.

Padroeiro: dos esquecidos e para encontrar objetos

fonte: http://www.santoprotetor.com/sao-longuinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar esta postagem!
Ela será lida e publicada assim que possível.

Fraternalmente.

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...