sábado, 16 de julho de 2011

A JORNADA dos Arcanos Maiores.

Arcanos Maiores do Tarot Namur (clique na imagem acima para ampliar e ver a jornada)
"Se o homem partisse em sua loucura, tornar-se-ia sábio"
(William Blake)

O Louco
A Criança Interior. A pura inconsciência. Entendemos tudo que ocorre, mas estamos deslumbrados com o mundo e com o nosso próprio Eu. Então, queremos partir para uma vida melhor, mas nos falta inteligência e atiramos para todos os lados sem um alvo certo, sem nos preocuparmos com o que pode acontecer. Aqui temos uma energia sem limites, e perambulamos, incansáveis, pelo universo sem nenhuma finalidade especifica.
"Só um louco se joga num abismo para conhecer sua profundidade".
(Namur Gopalla) 
_______________________________________________________________

"De outras coisas nunca farás o Um, enquanto não te houveres, primeiro, convertido no Um."
(Dorn)
 

O Mago
A Inteligência nos chega. Então, nos desperta o desejo de criar, de verbalizar, de entender, de direcionar. Nos conscientizamos do mundo espiritual, pois é o principio de tudo, da magia, da ligação com o Divino, é o primeiro contato com a nossa essência. Mas ainda nos falta intuição. Se o Louco é o impulso profundo do inconsciente que nos incita a buscar, o Mago simboliza um fator em nós que dirige essa energia e ajuda a harmonizá-la. 

Sou muito maior do que a imagem que até hoje consegui fazer de mim mesmo.(Namur Gopalla)
_______________________________________________________________
 
"O mundo mudará menos com as determinações do homem  do que com as adivinhações da mulher".  (Claude Bragdon)   
A Sacerdotisa A Intuição. Há um chamado, a voz interior pedindo que olhemos para dentro de nós. Já temos o alvo, a inteligência e agora a intuição. O poder do Mago é o fogo: o poder quente, brilhante, rútilo do sol. O poder da Suma Sacerdotisa é a água: o poder frio e escuro, fluido da lua. Ele controla por meio da força rápida, do conhecimento, da idéia. Ela governa pela lenta persistência, pelo amor e pela paciência feminina. 
 
Só há duas verdades: a de for a e a de dentro. Uma enconberta pela luz. A outra, pela escuridão.(Namur Gopalla)
_______________________________________________________________
 
"A geração é o mistério pelo qual o espíritose une à matéria: em razão disso,o Divino se torna humano". (Papus) 
 
A Imperatriz.
A Grande Mãe. A criatividade, a fertilidade. Aqui conseguimos, expressar, gerar, criar e aprendemos a amar. O amor é a essência de tudo, a força impulsionadora que nos move, que nos realiza. A Suma Sacerdotisa é paciência e espera, passiva; a Imperatriz é ação e conclusão.  
 
O nível de excelência não é uma conquista de todos, mas somentes daqueles que conseguem unir riqueza material à espiritual.
  (Namur Gopalla)
_______________________________________________________________  
  "Um se transforma em dois, dois se transforma em três, e do terceiro vem o um como o quatro".   (Maria Prophetissa)   
O Imperador
A Vontade. Estabelecer bases sólidas e duradouras. Com objetivo, inteligência, intuição, criatividade e vontade tudo se torna mais fácil. Mas ainda nos falta consciência. Aqui começa o entusiasmo esse fogo interior, a liderança, o poder sobre as coisas.  
Não deixe de colocar seus pés no lugar certo. Depois agüente firme. 
(Namur Gopalla)
_______________________________________________________________
 
"A alma do homem é naturalmente religiosa".
(Orígenes)
O Papa 
Sabedoria. Sabemos como agir, como nos posicionar, estamos cientes, mas ainda estamos no plano mental. Temos aqui uma necessidade de uma vida interior de lógica e razão no mundo espiritual. Quanto mais o homem perde contato com a própria experiência imediata do espírito, tanto mais passa a depender do dogma destilado da mística experiência dos outros. 
 
Não se deixe levar por conceitos e realidades pré-estabelecidas. 
Eles dificultam a idéia de um novo paradigma.
(Namur Gopalla) 
_______________________________________________________________  
 
"O lunático, o enamorado, e poeta. Têm todos a imaginação compacta..." (Shakespeare)
 
O Enamorado  Livre Arbítrio. Não há crescimento sem autonomia. Aqui temos a capacidade de escolha. Se não ficamos atravancados no caminho. Podemos ver o vagaroso ego, pronto a enfrentar a vida e seus problemas sem a ajuda de ninguém. Precisa, portanto, encontrar, dentro de si mesmo, a força para enfrentar a confrontação; precisa assumir, sozinho, a responsabilidade por qualquer ação que pratique em relação a ele.   
Tudo o que seduz pode ser um caminho. O fundamental é consultar o coração.
(Namur Gopalla) 
  _______________________________________________________________   
  "O eu utiliza a psique individual como meio de comunicação. O homem, por assim dizer, é propelido ao longo da estrada para a individuação". (Jung)  
O Carro  O Triunfo. Aqui já começamos a ter êxito merecido. Já sabemos escolher, temos capacidade para governar o nosso próprio caminho. O triunfo é a vontade dirigida. A energia está voltada para a nossa independência. Simbolicamente, o carro tem poderes celestiais que fazem dele um carregador ideal para a jornada rumo a individuação.    
No exercício da busca da nossa lenda pessoal encontramos o grande caminho.
(Namur Gopalla) 
_______________________________________________________________ 
 
"Do comedor saiu comida,  e do forte saiu doçura".   (Juízes 14:14)
A Força  Coragem. Dominar os instintos que interferem na nossa busca. Domar o leão significa domar os nossos medos, domar nossas brutalidades, domar a matéria. A sabedoria está em não desprezar o inferior, mas em superá-lo. Sem a coragem, a vontade, a força, somos um navio sem comandante. O potencial está latente em nós e devemos acioná-los para fazer as coisas acontecerem. As energias outrora empenhadas na adaptação exterior começarão agora a preocupar-se mais com o crescimento interior.  
É difícil controlar a força interior sem ferir nem ser ferido.
(Namur Gopalla)
 
_______________________________________________________________
 
"Quem olha para fora, sonha: quem olha para dentro, acorda".  (Jung)    
O Eremita  Sabedoria. Sabedoria é um estado de compreensão da própria alma. Aqui chegamos ao autoconhecimento, nossa auto-afirmação astral. Simboliza a iluminação nos três mundos; físico, mental e espiritual, adquirimos uma luz interior. A chama que o Eremita segura poderia apresentar o espírito quinta-essencial inerente a toda vida - aquele âmago central de significações que é o indefinível quinto elemento a transcender os quatro elementos da realidade mundana. Oferece-nos a luz interior cuja flama dourada é a única que dissipa o caos e a treva espiritual.    
Tudo na vida tem sua função periódica, em silêncio leve sua propria luz. Sua solidão jamais será entendida por ninguém.
(Namur Gopalla) 
_______________________________________________________________
 
"Tudo vai, tudo volta,  eternamente gira a roda do ser... 
Tortuoso é o caminho da eternidade". (Nietzsche)   
A Roda da Fortuna  Roda das Oportunidades. Tudo gira, tudo roda, tudo muda mais cedo ou mais tarde. Aqui devemos nos livrar da periferia da alma e buscar o nosso centro. O tempo não pára, hora em cima, hora embaixo. Devemos procurar uma plataforma acima de tudo, que só o conhecimento interior e experiência nos dá. A vida se apresenta aqui como um processo - como um sistema de constante transformação, que envolve igualmente a integração e a desintegração, a geração e a degeneração.  
Se tudo gira bem, não se prenda. Isso passa.
Se tudo gira mal, também não se prenda. Isso também passará.
(Namur Gopalla)
_______________________________________________________________
"O equilíbio é a base da Grande Obra". (Aforismo alquímico)
 
A Justiça  Equilíbrio. Conhecer o bem para segui-lo, conhecer o mal para evita-lo. As energias devem ser afinadas, sintonizadas e moderadas. Ainda não há equilíbrio perfeito, percebemos a distância que temos em nosso interior. Não há equilíbrio perfeito sem o reconhecimento das sombras.
Os dois pratos da balança permanecem vazios, prontos para aceitar e receber a dualidade humana. Só na medida em que também aceitamos a nossa natureza dupla seremos capazes de abordá-la e compreendê-la.  
 
Falar de justiça é fácil. Difícil é concebê-la. (Namur Gopalla)
 
  _______________________________________________________________
"...não é a sangria que chama o poder.  É o consentimento".
(Mary Renault)      
O Enforcado 
Espiritualidade. Não adianta trilhar um caminho de luz, de evolução sem se espiritualizar. Aqui precisamos a rever nossas vidas e curar velhas feridas. Nesse estágio estamos abandonando, renunciando tudo que se tornou obsoleto na nossa verdadeira jornada. Estamos olhando tudo por outro ângulo, para entender o outro lado da vida. Vencemos a vida, quando nos vencemos. Todas às vezes que nos encontramos na posição do Enforcado, devemos não só explorar atitudes conscientes que a vida está tentando desalojar e perturbar, mas também sentir o sabor da nova experiência. Uma boa maneira de aumentar o sentimento em relação que a vida oferece ao Enforcado é fechar os olhos e tentar entra-lhe no corpo. 
 
Não sei se sou eu que estou de cabeça para baixo diante do mundo ou se o mundo é que esá está de cabeça para baixo diante de mim.
(Namur Gopalla) 
_______________________________________________________________
  "Enquanto não morreres e não tornares a levantar-te, será um estranho para a terra escura". (Goethe)  
A Morte 
Transformação. Começa aqui o verdadeiro desmascaramento do ego. O primeiro contato com o mundo das sombras. Nesse estágio implica na necessidade de nos transformarmos para voltar a viver uma vida melhor. O Universo é feito de caos e ordem. Entre os dois mundos há uma interrupção, uma solução de continuidade... Pois a passagem do mundo profano para o mundo sagrado supõe, de certo modo a experiência da morte; aquele que efetua a passagem morre para uma vida a fim de lograr acesso a outra... a vida em que se torna possível a participação do sagrado.
A perda do entusiasmo é uma forma de morte prematura, é como aceitar a derrota antes de ser derrotado.
(Namur Gopalla)
_______________________________________________________________
 
"Cada haste de relva tem o seu Anjo, que se inclina sobre ela e sussurra: Cresce, cresce!" (Talmude)  
A Temperança  Fé. Encontrar-se a si mesmo, isso e magia. Transmutar o chumbo dos nossos bloqueios em ouro de nossa consciência. Aprender com suas feridas e não lamentar as perdas ocorridas. Simboliza, tradicionalmente a dissolução de velhas formas e o desatamento de laços rígido, anunciando uma libertação do mundo dos fenômenos.  
Você pode fazer o que quiser na vida, mas não quando quiser e nem como quiser.
(Namur Gopalla) 
_______________________________________________________________
 
"Você tem subestimado o diabo. Ainda não posso persuadir-me. De que um sujeito todo enchapelado. Tenha de ser alguma coisa!". (Goethe)
O Diabo  Flexibilidade. Aqui a vontade humana age livremente. O potencial de auto destruição, aprisionamento, se eleva pelos instintos passionais. O outro lado do poder Chegou o momento de enfeitarmos o diabo. Como figura arquetípica importante ele pertence propriamente ao céu. Mas caiu.... Segundo suas palavras pediu demissão. Disse que merecia uma oportunidade melhor. De acordo com a maioria dos relatos, ele foi despedido. O seu pecado foi a arrogância, o orgulho. Ele era prepotente, ambição em demasia, e um alto sendo inflado do próprio valor.   
Os que combatem o fogo com fogo, em geral acabam ficando apenas com as cinzas.
(Namur Gopalla) 
_______________________________________________________________
  "Eu sou o Senhor e não há outro. Eu formo a luz e crio a treva. Faço paz e crio o mal. Eu, o Senhor, faço todas estas coisas.". (Isaías)  
A Torre Libertação. É preciso que o fogo Divino revigore a nossa consciência. Não há penetração de luz, se a nossa mente estiver fechada. O despertar pode não ser agradável, mas é necessário. O relâmpago tem sido experimentado como símbolo da energia Divina, força misteriosa emanada de Deus. Representa o poder e iluminação em sua forma mais primitiva e imediata.  
Ter quebrado não tem importância alguma, a não ser que você continue a lamentar isso.
(Namur Gopalla)
_______________________________________________________________
  "Céu em cima, Céu embaixo, Estrelas em cima, Estrelas embaixo, Tudo que está em cima Está embaixo também. Entende isto e rejubila-te!"  (Texto alquímico) 
A Estrela  Inspiração. Após o susto surge a tranqüilidade. Fé em nós mesmos, comunhão com a natureza, humildade da alma, harmonia. Aqui valorizamos a luz pessoal. O paraíso e o inferno estão aqui só escolher onde queremos ficar. Em a Estrela, uma sacerdotisa da natureza inicia a tarefa de descobrir nos acontecimentos da existência terrestre um padrão correspondente ao do desenho celeste. Sentimos que o ritmo com que despeja a água se harmoniza com a dança cósmica no alto. 
A esperança não é a última que morre, mas é a última que nasce.
(Namur Gopalla) 
_______________________________________________________________
  "Um sítio sagrado! Tão sagrado e encantado. Quanto o que, alguma vez, sob a lua minguante, foi assombrado. Por uma mulher chorando seu amante-demônio". (Coleridge)  
 
A Lua  Armadilha. O medo é o último estágio para nos integrarmos com a nossa própria consciência. O mundo das aparências de ser finalmente vencido. Nesse estágio a lua é também uma grande parceira nesta jornada; os elementos, a magia, o mistério, tudo que está oculto e o fascínio que essas forças nos exercem, permitindo nos renovar e nos curar. Para poder descer aos infernos, os xamãs primeiro vão para o Céu. Subir ao mais alto permite descer ao mais profundo. Vamos descer às profundezas, nelas se escondem os segredos, a memória do Universo, os "Arquivos Akashicos". A água desse lago é escura: aqui se encontram as águas profundas do inconsciente, do oculto. O domínio de Lilith e de Plutão. (Hervé D'assigny- Passagens Secretas)    
Os otimistas e os pessimistas possuem um defeito em comum:  ambos temem a verdade.
(Namur Gopalla)
  _______________________________________________________________
    "Nem indistinto, nem vermelho, como a própria cabeça de Deus, o glorioso sol nado..." (Coleridge)
O Sol  Celebração. Aqui celebramos a vida. Depois de um período de profunda escuridão, podemos, enfim, enxergar a luz quente que penetra nossa alma. Reconhecemos a nossa luz interior. Somos o centro do nosso Universo. Aqui tudo flui!!! "O verdadeiro Poder não é o dinheiro, nem ser Presidente ou Rei de um país, nem mesmo o Conhecimento, nem mesmo a inteligência em si. O centro do sistema solar é o Sol. O verdadeiro Poder é o Sol, a consciência, ou para melhor dizer,"Chit Agni" in sanscrito, Consciência-Fogo. Somos esse Poder. Somos um centro de consciência capaz de abranger o Universo" 
(Hervé D'assigny- Passagens Secretas)    
Difícil é encontrar a luz do amor, mas unir-se a ela, e conviver com seu brilho.
(Namur Gopalla) 
_______________________________________________________________
  "Eis que vos digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar a última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mental se revista de imortalidade". 
(I Coríntios)
O Julgamento  Renascimento. Somos capazes de visitar os mundos de luz e sombras, sem nos atingir, pois, estamos centrados. Recriar a própria vida isso sim é uma grande magia. "Morte e ressurreição. Precisamos morrer, de vez em quando, para poder ressuscitar. Morrer, para nos livrar do que envelheceu, se petrificou, e ser jovens de novo: começar de novo. Esquecer, esquecer até talentos para desenvolver novos talentos. Como também nossos talentos mortos devem ressuscitar. Precisávamos deixar morrer nossa intuição, para desenvolver uma nova forma de inteligência, a inteligência racional. Agora, precisamos ressuscitar nossa intuição, para usar a inteligência total". (Hervé D'assigny - Os Segredos se escondem em nosso Mundo Interior: Passagens Secretas)    
Podemos questionar todos os problemas, mas a liberação maior surgirá com Deus. O futuro e o passado voltando por outra porta.
(Namur Gopalla) 
  _______________________________________________________________
  "No ponto imóvel de mundo que gira. Nem carne e nem sem carne; Nem de nem para; no ponto imóvel, lá está a dança. Mas nem parada nem movimento". (T.S. Eliot)  
O Mundo
 Totalidade. Estamos aptos a integração, somos seres completos, resgatamos nossa atividade anímica. Quando estamos completos, o mundo está completo e nós estamos no mundo. E nos divinizamos cada vez mais nas jornadas seguintes. "O Arcano 21 é um Arcano holístico, o Arcano da totalidade, o arcano da Realidade na sua majestosa plenitude, sim o arcano do Paraíso terrestre. Através desse arcano podemos obter uma comunicação verdadeira com a Realidade de um mundo feito de consciência e de inteligência. Tudo é consciente, tudo é muito inteligente e competente para realizar sua tarefa".
"O mundo, antes de se manifestar materialmente, se manifesta no astral, é o mundo astral. Antes de se manifestar no nível astral, existia-não-existia no nível espiritual. O mundo real, ao mesmo tempo, é espiritual, astral e material. Qualquer coisa, um ser humano ou uma pedra existe no mundo espiritual, astral e material". (Hervé D'assigny - Os Segredos se escondem em nosso Mundo Interior: Passagens Secretas)  
Cado um tem seu mundo, seu espaço. 
Todo homem é Deus, só que se esquece disso.
(Namur Gopalla) 
_______________________________________________________________
REFERÊNCIA:
Segredos do Tarot - Desperte o seu poder. (Blog de Fátima Oliveira)
IMAGENS:

3 comentários:

  1. Amei essa jornada, citações perfeitas!

    ResponderExcluir
  2. Olá Senhor da Vida.
    Realmente as citações são perfeitas, graças ao trabalho Fátima Oliveira e as meditações sobre os arcanos maiores do Tarot Namur.

    Obrigado por acompanhar o TarotCabala.

    Fraternalmente.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar esta postagem!
Ela será lida e publicada assim que possível.

Fraternalmente.

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...