quinta-feira, 21 de julho de 2011

Major Arcana por Jordan Clarke

Nomeado como Tarot Deck - Major Arcana, a artista gráfica australiana Jordan Clarke desenhou um simples deck com os 22 arcanos maiores representados pelo seu olhar crítico de uma designer, onde trabalhou com ilustrações, fotos, montagens, colagens e até simbolos para realizar o seu trabalho.

Na primeira vez que vi as lâminas, não posso negar, fiquei impressionado tamanha era a raridade visual que os arcanos representavam. Diferentes, meio desconexo, porem me transmite até hoje quando junto de alguma lâmina fico a meditar, um pensar simbólico. Um reflexão diferente do arcano, depois de estar acostumado com os Tarot mais clássicos e tradicionais. Também atuo na área de artes gráficas e este "baralho" me deixou intrigado por sua beleza. Por também colecionar Tarot, pensei e comprei.

Fiz meu primeiro contato com a artista, que prontamente me respondeu com simpatia e atenção. Me explicou seu trabalho, como conseguiu interpretar a simbologia e os arcanos, desenhando eles a uma linha que mescla o contemporâneo e retrô, com cores vivas e símbolos escondidos, basta reparar as lâminas para constatar.

 Confira lâmina por lâmina deste deck no Flickr com as fotos em tamanhos maiores.

Jordan Clarke se define como uma miscelânea de ilustradora, artista e designer. Fascinada por todas as coisas diferentes, lunática e com um trabalho vintage se caracteriza por uma colisão de vinhetas vitoriana, rockabilly, pin-ups, iconografias religiosas, tatuagem do século 20, circo e feiras de antiguidades.
Diz ela ter uma ligeira obsessão com "El Dia De Los Muertos".

Atualmente
reside em Sydney, na Austrália, onde ela trabalha como um artista, ilustradora e designer gráfico freelance. Apesar de ganhar um diploma bacharel "Bachelor of Arts" (História da Arte e Teoria / Performance Studies) e em Design Gráfico, o coração de Jordan Clarke sempre foi na arte como uma artista independente.  

E tudo isso vai se consagrando há mais nove anos de trabalho dedicado à arte.

Para quem coleciona deck, eu recomendo.
Pode comprar via Pay-Pal, que mesmo vindo da Australia, chega à você com total segurança aqui no Brasil. (bom, pelo menos comigo, não tive problemas). Fica aí esta dica.

Abaixo, foto de como chega o produto, depois de abrir a embalagem do correio Australiano.


Para contato com a artista.





jordan@theartofjordan.com
PO Box 503, Strawberry Hills
NSW, 2016 Australia

 Para finalizar, segue algumas fotos que eu mesmo tirei deste deck.


Fraternalmente.
Pax e Luz.

2 comentários:

  1. Que baralho lindo, Euclydes! Me lembrou o Housewives... Esse processo de construir a imagem com colagens, ao invés de desenhos - que homogeniza a imagem ao traço do autor - é muito interessante, mas nunca me debrucei adequadamente sobre o assunto... Vou me inteirar mais!
    Obrigado pela partilha!

    ResponderExcluir
  2. Eu também achei que lembra o Housewives, mas como nunca toquei nesse deck, não posso afirmar com certeza.

    Fora isso, esse Major Arcana é bem interessante, está sempre ao meu lado aqui, gosto muito dele.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar esta postagem!
Ela será lida e publicada assim que possível.

Fraternalmente.

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...