2012 = O Número 5
O Número do Homem e da Quintessência
O Número do Homem e da Quintessência
O 5 é o
numero do homem, que está no mundo tal como uma estrela de cinco pontas- assim
como nós o conhecemos a partir da representação de Leonardo da Vinci e
Baldassare Peruzzi. Os quatro membros do nosso corpo correspondem aos quatro
elementos, ao passo que a cabeça simboliza a quintessência, aquele misterioso e
invisivel elemento, ao qual apenas o ser humano tem acesso. Além disso,
possuimos cinco sentidos e cinco dedos em cada mão, para que possamos
compreender a realidade (4) e perceber o sentido (5).
Segundo uma
teoria da Antiguidade toda a criação compõe-se dos quatro elementos: fogo,
terra, ar e água. Além desses, existe ainda um quinto elemento invisivel. Ele
representa a essência, o significado e o sentido que estão ocultos na criação e
une de tal modo o espirito e a materia, que esses aparentam ser dois lados de
uma mesma moeda. Esse sentido pode ser reconhecido apenas pelos homens.
Aristoteles chamava o quinto elemento de ‘éter’ e os alquimistas cunharam o termo
quintessência.
Esse
misterioso ponto, esse observatorio ‘elevado’, é simbolizado pelo cume da
pirâmidde, que conecta os quatro vértices, como os quatro elementos, num plano
elevado. O mesmo encontramos em construções sacras, na área em frente ao altar,
chamada de cruzeiro, onde vemos quatro colunas com figuras, esculturas ou
imagens dos quatro evangelistas. Esse espaço representa a realidade terrena e
causa a impressão de que os santos nas colunas querem levar o homem para o
centro da cúpula, onde os eixos se encontram e formam o ponto da quintessência.
Vê-se ali um sinal do supremo, como, por exemplo, uma pomba, representando o
Espirito Santo; ou um cordeiro, como simbolo de Cristo; ou uma simples
abertura, por meio da qual penetra a luz, simbolo do Deus invisivel.
O mesmo
simbolismo é encontrado em diversos afrescos, vitrais, imagens em altares e
outras representações, que mostram Cristo no centro, cercado pelos quatro
evangelistas. No brasão da Rosa-Cruz, uma rosa de cinco petalas floresce no
ponto da quintessência da cruz, e as cinco chagas de Cristo fazem parte também,
naturalmente, desse ambito simbolico. Esse simbolismo existe tambem no Budismo
tibetano. Inúmeras mandalas trazem no seu centro um simbolo da perfeição, no
qual se unem quatro principios.
Entretanto,
a estrela de cinco pontas também simboliza que o homem está com ambos os pés
sobre a terra, ao passo que sua cabeça eleva-se em direção aos céus, sendo ele
a única criatura a reunir e si o espirito (céu) e a natureza (terra). No
interior de cada estrela de cinco pontas encontra-se um pentagono, no centro do
qual encaixa-se, por sua vez, uma outra estrela de cinco pontas, que traz em si
um outro pentagono. Esse modelo que pode ser aumentado ou diminuido quantas
vezes se queira, sem com isso perder a sua estrutura, ilustra a lei hermetica:
macrocosmo= microcosmo. Aquele que se identifica com a estrela de cinco pontas
e penetra nessa figura em pensamento, pode, com a ajuda desse modelo,
transcender e vivenciar a si proprio no menor nucleo microscopio existente ou
reconhecer-se em uma grandeza macroscopia, como, por exemplo, no céu, na
configuração estelar do seu horoscopo de nascimento. Dessa maneira, a estrela
de cinco pontas torna-se simbolo do homem integrado a totalidade cósmica de um
modo significativo. É óbvio que a quintessência não está na superficie. Por
essa razão, pentágonos não são adequados para se cobrir uma superficie. Por
sentido está sempre no núcleo, que nunca se modifica, não importando o quão
grande ou pequena seja a estrela.
O papel
especial que nós homens desempenhamos na criação traz em si caracteristicas
marcantes, que são tipicas apenas
para nós, seres humanos. Nos somos as unicas criaturas que agem contra a sua
natureza. Por isso, apenas nós temos liberdade de escolha. Nós somos os unicos
seres que conhecem criterios como o bem e o mal, a virtude e o pecado, o nobre
e o profano. Só nós podemos assumir a responsabilidade pelos nossos atos. Essa
polaridade fica evidente no numero 5, que é equiparado á natureza pecadora no simbolismo
numerico cristão, pois ele representa os cinco sentidos, com os quais cometemos
pecados, segundo os ensinamentos da igreja. Bem mais conhecida, porém, é a
estrela de cinco pontas invertida, que como simbolo do mal aponta para baixo.
Ela é chamada de pentagrama invertido e é vista como um simbolo da Magia Negra.
Esse simbolismo é fortemente marcado por valores patriarcais. Ele constara pura
e simplesmente: em cima, pai, céu, espirito= bom. Embaixo , mãe, terra, corpo=
ruim.
Há tambem
uma explicação mais agradavel para esse significado ambivalente. A ponta do
pentagrama voltada para cima demonstra que o homem busca unidade para superar o
seu dilaceramento interior. Por outro lado, a estrela de cinco pontas invertida
tem duas pontas que representam a perda da unidade, fragmentação e contradição.
Por essa razão, o unicornio era tido, sobretudo na Idade Média, como simbolo de
Cristo, ao passo que o diabo, aquele que destroi a unidade (grego, diaballein),
é representado, como se sabe, com dois chifres com as pontas voltadas para
cima, que são encontradas por sua vez também no pentagrama invertido.
A parábola
das cinco jovens prudentes e das cinco tolas que é contada na Bíblia (Mt 25,
1-13) também se encaixa nesse
contexto. Elas representam os cinco sentidos, que podemos vivenciar e usar
tanto de uma maneira prudente
quanto ‘tola’. As cincos jovens prudentes correspondem á estrela de cinco
pontas com o cume para cima, e as tolas á estrela invertida. Assim, a estrela
de cinco pontas indica que nós, homens, temos a livre escolha de nos decidirmos
pelo bem ou pelo mal. Contudo, essa diferenciação não é assim tão simples,
pois, como se sabe, o homem nunca pratica o mal tão perfeitamente e com tanta
alegria, como quando o pratica em nome do bem
O simbolismo
da estrela de cinco pontas também esta na pintura Ressurreição, no altarmor de
Isenheim que mostra como Cristo sai do mundo polarizado e entra no circulo
perfeito do Sol, abrindo assim para os homens o caminho do mundo para o
paraiso. A cabeça e os braços (o três divino) formam um tridente que já se
encontra dentro do circulo, ao passo que ambas as pernas acabam de se desligar
do mundo das polaridades.
Como um
numero de significado religioso, o 5 tambem está no Islamismo, onde o Muezin,
convoca os fieis a voltarem-se para Meca cinco vezes ao dia para realizar as
suas cincos orações.
O fato de o
pentagrama ser considerado um simbolo poderoso no mundo da magia, com o qual se
podem fazer feitiços ou afasta-los, contribuiu certamente para essa
interpretação maniqueisa sobre ele. No mundo da magia ele é chamado de estrela
flamejante ou flamigera, e vê-se nela um simbolo de poder, á qual subjugam-se
os espiritos elementais. Por essa razão, ele personifica o dominio dos quatro
elementos por meio do espirito, e é ao mesmo tempo um simbolo protetor, no
centro do qual o mago, no caso de feitiços, não pode ser atingido por nenhuma
força inimiga
Na verdade,
todas as pessoas deveriam estar protegidas contra o mal, já que vênus, atinge o
ponto mais proximo da terra cinco vezes no decorrer de oito anos, e dessa
maneira, desenha sempre uma nova estrela de cinco pontas como escudo sobre ela.
Contudo, como Vênus, ao contrario da terra, não conhece anos bissextos, a
quinta conjunção ocorre com uma diferença de dois dias e a estrela de cinco
pontas não se fecha completamente. Goethe aproveitou em sua obra esse pequeno
espaço pelo qual o mal entra no mundo. Por meio dele, Mefistófeles pode entrar
npo quarto de estudo como um cão preto, embora Fausto tenha se protegido
pendurando uma estrela de cinco pontas na porta da entrada. O pentagrama,
porém, não havia sido desenhado com exatidão. Mefistofeles explica a Fausto:
Repare, ó
Sabio! Aquele pentagrama esta malfeito. O ângulo que aponta para a rua não
fechou bem. (Fausto 1400)
Se levarmos
em consideração que o 5 representa o sentido, e o quão importante é a direçao
para a qual aponta a estrela de cinco pontas, então é extremamente interessante
observar que a palavra ‘sentido’ significa ‘direção’ em varias linguas. Nos
falamos ‘sentido horario’ quando queremos dizer que algo se move pela direita.
E tambem em ingles, frances, italiano, espanhol e alemão sense/senso/sinn
significam tanto sentido quanto direção.
A ideia da
busca e encontro de um sentido, que está vinculada ao numero 5, é expressa
também em uma pintura do mistico William Blake que mostra Adão dando nome aos
animais. O tema dessa pintura é a narração biblica, segundo a qual Deus
incumbiu Adão de dar nome ás criaturas. Se levarmos em consideração que
originalmente se expressava por meio do nome a singularidade e a essencia, e
que a tradução da palavra Adão em hebraico significa ‘homem’, então, a biblia
trata nesse caso da incumbência dada por Deus ao homem de reconhecer a essencia
e o sentido da criação e de suas criaturas, e dar-lhes nomes. Provavelmente,
por essa razão, Blake associa esse instante a um gesto que Adão faz com a mão,
que somente em uma interpretação superficial é tido como um dois. Nos paises
anglo-saxões o dois é mostrado com o dedo indicador e o dedo medio, ao passo
que o gesto que Adão faz com a mão, significa cinco numa antiga linguagem dos
dedos, como o numero V em algarismos romanos.
No Tarot, o
numero 5 é personificado pelo Alto Sacerdote (Papa, Hierofante), o representante da
Religião. Essa palavra remonta a religare em Latim, que significa religar e
pode ser compreendida como religamento e reincorporação ao sentido perdido. A
mensagem de como e onde esse sentido pode ser encontrado pode ser lida na mão
do Alto sacerdote que abençoa, na qual os dedos esticados simbolizam o que está
evidente, ao passo que os dedos dobrados representam o que está oculto. Somente
aquele que dirige a sua atenção igualmente a ambos, tanto ao visivel quanto ao
invisivel, tanto ao consciente quanto ao inconsciente, tanto a este mundo quanto
ao além, ao exoterico tal qual ao esoterico, apenas ele pode encontrar a
essencia. Por outro lado, o DIABO, aquele que traz o pentagrama invertido na
cabeça, mostra com os cincos dedos de sua mão estendidos, que não existe nada
oculto, e que toda busca por um sentido é completamente inutil.
O numero 5 é
também, sob outro aspecto, um numero ambivalente. Já que o sentido não é
visivel e não se tem provas da sua existencia, pode-se tambem facilmente
negá-lo. As coisas parecem tambem andar sem a interferencia da religião, já que
a plantação produz frutos, mesmo que não se faça nenhuma prece e nem se celebre
um ritual de fertilidade. Por isso, para algumas pessoas, a discussão sobre o
significado do numero 5 é tão superflua quanto a quinta roda em um carro.
Por meio do
fenomeno seguinte podemos ver como o sentido faz-se perceber, mesmo que não se
possa comprová-lo nem compreendê-lo. Desde os tempos antigos se conhecem na
geometria cinco corpos, que são considerados totalmente harmonicos por serem
constituidos por superficies equilateras. Eles são chamados tambem de corpos
platonicos, representam os cincos elementos e são formados pelos tres numeros
mais significativos – o 3 divino, o 4 terreno e o 5 como numero que representa
o homem.
JohannesKepler fez experimentos com esses corpos em sua busca pela harmonia, na qual se
baseia o nosso mundo. Com isso, ele criou um modelo no qual os corpos são
colocados de tal modo uns dentro dos outros, que cada um é circundado pela
menor esfera possivel e preenchido pela maior possivel. Dessa maneira, obteve
um total de seis esferas que preenchem e circundam as figuras. Quando
observamos as distancias das seis esferas entre si, vemos que elas correspondem
aos intervalos entre as orbitas de seis planetas do nosso sistema solar.
Figurativamente, mercurio descreve a sua orbita na superficie da esfera mais
interna do modelo, na proxima circula Vênus, seguida pela terra, marte e
Júpiter, enquanto saturno, um antigo determinador de limites, que se movimenta
lentamente, circunda o sol na esfera mais externa.
Contudo,
isso não prova nada. É claro que se pode encarar isso tambem como algo talvez
interessante, mas uma coincidencia insignificante. Porem, se pensarmos que
essas figuras geometricas são compostas pelo numeros significativos que
representam em seu simbolismo, por sua vez, Deus (3), Terra (4), e o Homem (5),
e que elas são consideradas desde a antiguidade como totalmente harmonicas, e
que – se colocadas uma dentro das outras de uma forma certa- são reflexo do
nosso sistema planetario, tudo isso produz então, certamente, uma sensação de
existencia de um sentido.
Uma sensação de percepção da quintessencia, o sentido
oculto da criação, aquele que se pode sentir apesar de não se poder ver
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REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
HAJO BANZHAF; Simbolismo e o Significado dos Números. Ed.: Pensamento. 2009
FraternalmenteHAJO BANZHAF; Simbolismo e o Significado dos Números. Ed.: Pensamento. 2009
Pax e Luz.
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