sábado, 31 de dezembro de 2011

2012 = o número 5


2012 = O Número 5
O Número do Homem e da Quintessência
O 5 é o numero do homem, que está no mundo tal como uma estrela de cinco pontas- assim como nós o conhecemos a partir da representação de Leonardo da Vinci e Baldassare Peruzzi. Os quatro membros do nosso corpo correspondem aos quatro elementos, ao passo que a cabeça simboliza a quintessência, aquele misterioso e invisivel elemento, ao qual apenas o ser humano tem acesso. Além disso, possuimos cinco sentidos e cinco dedos em cada mão, para que possamos compreender a realidade (4) e perceber o sentido (5).
Segundo uma teoria da Antiguidade toda a criação compõe-se dos quatro elementos: fogo, terra, ar e água. Além desses, existe ainda um quinto elemento invisivel. Ele representa a essência, o significado e o sentido que estão ocultos na criação e une de tal modo o espirito e a materia, que esses aparentam ser dois lados de uma mesma moeda. Esse sentido pode ser reconhecido apenas pelos homens. Aristoteles chamava o quinto elemento de ‘éter’ e os alquimistas cunharam o termo quintessência.
Esse misterioso ponto, esse observatorio ‘elevado’, é simbolizado pelo cume da pirâmidde, que conecta os quatro vértices, como os quatro elementos, num plano elevado. O mesmo encontramos em construções sacras, na área em frente ao altar, chamada de cruzeiro, onde vemos quatro colunas com figuras, esculturas ou imagens dos quatro evangelistas. Esse espaço representa a realidade terrena e causa a impressão de que os santos nas colunas querem levar o homem para o centro da cúpula, onde os eixos se encontram e formam o ponto da quintessência. Vê-se ali um sinal do supremo, como, por exemplo, uma pomba, representando o Espirito Santo; ou um cordeiro, como simbolo de Cristo; ou uma simples abertura, por meio da qual penetra a luz, simbolo do Deus invisivel.
O mesmo simbolismo é encontrado em diversos afrescos, vitrais, imagens em altares e outras representações, que mostram Cristo no centro, cercado pelos quatro evangelistas. No brasão da Rosa-Cruz, uma rosa de cinco petalas floresce no ponto da quintessência da cruz, e as cinco chagas de Cristo fazem parte também, naturalmente, desse ambito simbolico. Esse simbolismo existe tambem no Budismo tibetano. Inúmeras mandalas trazem no seu centro um simbolo da perfeição, no qual se unem quatro principios.
Entretanto, a estrela de cinco pontas também simboliza que o homem está com ambos os pés sobre a terra, ao passo que sua cabeça eleva-se em direção aos céus, sendo ele a única criatura a reunir e si o espirito (céu) e a natureza (terra). No interior de cada estrela de cinco pontas encontra-se um pentagono, no centro do qual encaixa-se, por sua vez, uma outra estrela de cinco pontas, que traz em si um outro pentagono. Esse modelo que pode ser aumentado ou diminuido quantas vezes se queira, sem com isso perder a sua estrutura, ilustra a lei hermetica: macrocosmo= microcosmo. Aquele que se identifica com a estrela de cinco pontas e penetra nessa figura em pensamento, pode, com a ajuda desse modelo, transcender e vivenciar a si proprio no menor nucleo microscopio existente ou reconhecer-se em uma grandeza macroscopia, como, por exemplo, no céu, na configuração estelar do seu horoscopo de nascimento. Dessa maneira, a estrela de cinco pontas torna-se simbolo do homem integrado a totalidade cósmica de um modo significativo. É óbvio que a quintessência não está na superficie. Por essa razão, pentágonos não são adequados para se cobrir uma superficie. Por sentido está sempre no núcleo, que nunca se modifica, não importando o quão grande ou pequena seja a estrela.
O papel especial que nós homens desempenhamos na criação traz em si caracteristicas marcantes,  que são tipicas apenas para nós, seres humanos. Nos somos as unicas criaturas que agem contra a sua natureza. Por isso, apenas nós temos liberdade de escolha. Nós somos os unicos seres que conhecem criterios como o bem e o mal, a virtude e o pecado, o nobre e o profano. Só nós podemos assumir a responsabilidade pelos nossos atos. Essa polaridade fica evidente no numero 5, que é equiparado á natureza pecadora no simbolismo numerico cristão, pois ele representa os cinco sentidos, com os quais cometemos pecados, segundo os ensinamentos da igreja. Bem mais conhecida, porém, é a estrela de cinco pontas invertida, que como simbolo do mal aponta para baixo. Ela é chamada de pentagrama invertido e é vista como um simbolo da Magia Negra. Esse simbolismo é fortemente marcado por valores patriarcais. Ele constara pura e simplesmente: em cima, pai, céu, espirito= bom. Embaixo , mãe, terra, corpo= ruim.
Há tambem uma explicação mais agradavel para esse significado ambivalente. A ponta do pentagrama voltada para cima demonstra que o homem busca unidade para superar o seu dilaceramento interior. Por outro lado, a estrela de cinco pontas invertida tem duas pontas que representam a perda da unidade, fragmentação e contradição. Por essa razão, o unicornio era tido, sobretudo na Idade Média, como simbolo de Cristo, ao passo que o diabo, aquele que destroi a unidade (grego, diaballein), é representado, como se sabe, com dois chifres com as pontas voltadas para cima, que são encontradas por sua vez também no pentagrama invertido.
A parábola das cinco jovens prudentes e das cinco tolas que é contada na Bíblia (Mt 25, 1-13)  também se encaixa nesse contexto. Elas representam os cinco sentidos, que podemos vivenciar e usar tanto de uma maneira  prudente quanto ‘tola’. As cincos jovens prudentes correspondem á estrela de cinco pontas com o cume para cima, e as tolas á estrela invertida. Assim, a estrela de cinco pontas indica que nós, homens, temos a livre escolha de nos decidirmos pelo bem ou pelo mal. Contudo, essa diferenciação não é assim tão simples, pois, como se sabe, o homem nunca pratica o mal tão perfeitamente e com tanta alegria, como quando o pratica em nome do bem
O simbolismo da estrela de cinco pontas também esta na pintura Ressurreição, no altarmor de Isenheim que mostra como Cristo sai do mundo polarizado e entra no circulo perfeito do Sol, abrindo assim para os homens o caminho do mundo para o paraiso. A cabeça e os braços (o três divino) formam um tridente que já se encontra dentro do circulo, ao passo que ambas as pernas acabam de se desligar do mundo das polaridades.
Como um numero de significado religioso, o 5 tambem está no Islamismo, onde o Muezin, convoca os fieis a voltarem-se para Meca cinco vezes ao dia para realizar as suas cincos orações.
O fato de o pentagrama ser considerado um simbolo poderoso no mundo da magia, com o qual se podem fazer feitiços ou afasta-los, contribuiu certamente para essa interpretação maniqueisa sobre ele. No mundo da magia ele é chamado de estrela flamejante ou flamigera, e vê-se nela um simbolo de poder, á qual subjugam-se os espiritos elementais. Por essa razão, ele personifica o dominio dos quatro elementos por meio do espirito, e é ao mesmo tempo um simbolo protetor, no centro do qual o mago, no caso de feitiços, não pode ser atingido por nenhuma força inimiga
Na verdade, todas as pessoas deveriam estar protegidas contra o mal, já que vênus, atinge o ponto mais proximo da terra cinco vezes no decorrer de oito anos, e dessa maneira, desenha sempre uma nova estrela de cinco pontas como escudo sobre ela. Contudo, como Vênus, ao contrario da terra, não conhece anos bissextos, a quinta conjunção ocorre com uma diferença de dois dias e a estrela de cinco pontas não se fecha completamente. Goethe aproveitou em sua obra esse pequeno espaço pelo qual o mal entra no mundo. Por meio dele, Mefistófeles pode entrar npo quarto de estudo como um cão preto, embora Fausto tenha se protegido pendurando uma estrela de cinco pontas na porta da entrada. O pentagrama, porém, não havia sido desenhado com exatidão. Mefistofeles explica a Fausto:
Repare, ó Sabio! Aquele pentagrama esta malfeito. O ângulo que aponta para a rua não fechou bem. (Fausto 1400)
Se levarmos em consideração que o 5 representa o sentido, e o quão importante é a direçao para a qual aponta a estrela de cinco pontas, então é extremamente interessante observar que a palavra ‘sentido’ significa ‘direção’ em varias linguas. Nos falamos ‘sentido horario’ quando queremos dizer que algo se move pela direita. E tambem em ingles, frances, italiano, espanhol e alemão sense/senso/sinn significam tanto sentido quanto direção.
A ideia da busca e encontro de um sentido, que está vinculada ao numero 5, é expressa também em uma pintura do mistico William Blake que mostra Adão dando nome aos animais. O tema dessa pintura é a narração biblica, segundo a qual Deus incumbiu Adão de dar nome ás criaturas. Se levarmos em consideração que originalmente se expressava por meio do nome a singularidade e a essencia, e que a tradução da palavra Adão em hebraico significa ‘homem’, então, a biblia trata nesse caso da incumbência dada por Deus ao homem de reconhecer a essencia e o sentido da criação e de suas criaturas, e dar-lhes nomes. Provavelmente, por essa razão, Blake associa esse instante a um gesto que Adão faz com a mão, que somente em uma interpretação superficial é tido como um dois. Nos paises anglo-saxões o dois é mostrado com o dedo indicador e o dedo medio, ao passo que o gesto que Adão faz com a mão, significa cinco numa antiga linguagem dos dedos, como o numero V em algarismos romanos.

No Tarot, o numero 5 é personificado pelo Alto Sacerdote (Papa, Hierofante), o representante da Religião. Essa palavra remonta a religare em Latim, que significa religar e pode ser compreendida como religamento e reincorporação ao sentido perdido. A mensagem de como e onde esse sentido pode ser encontrado pode ser lida na mão do Alto sacerdote que abençoa, na qual os dedos esticados simbolizam o que está evidente, ao passo que os dedos dobrados representam o que está oculto. Somente aquele que dirige a sua atenção igualmente a ambos, tanto ao visivel quanto ao invisivel, tanto ao consciente quanto ao inconsciente, tanto a este mundo quanto ao além, ao exoterico tal qual ao esoterico, apenas ele pode encontrar a essencia. Por outro lado, o DIABO, aquele que traz o pentagrama invertido na cabeça, mostra com os cincos dedos de sua mão estendidos, que não existe nada oculto, e que toda busca por um sentido é completamente inutil.
O numero 5 é também, sob outro aspecto, um numero ambivalente. Já que o sentido não é visivel e não se tem provas da sua existencia, pode-se tambem facilmente negá-lo. As coisas parecem tambem andar sem a interferencia da religião, já que a plantação produz frutos, mesmo que não se faça nenhuma prece e nem se celebre um ritual de fertilidade. Por isso, para algumas pessoas, a discussão sobre o significado do numero 5 é tão superflua quanto a quinta roda em um carro.
Por meio do fenomeno seguinte podemos ver como o sentido faz-se perceber, mesmo que não se possa comprová-lo nem compreendê-lo. Desde os tempos antigos se conhecem na geometria cinco corpos, que são considerados totalmente harmonicos por serem constituidos por superficies equilateras. Eles são chamados tambem de corpos platonicos, representam os cincos elementos e são formados pelos tres numeros mais significativos – o 3 divino, o 4 terreno e o 5 como numero que representa o homem.
JohannesKepler fez experimentos com esses corpos em sua busca pela harmonia, na qual se baseia o nosso mundo. Com isso, ele criou um modelo no qual os corpos são colocados de tal modo uns dentro dos outros, que cada um é circundado pela menor esfera possivel e preenchido pela maior possivel. Dessa maneira, obteve um total de seis esferas que preenchem e circundam as figuras. Quando observamos as distancias das seis esferas entre si, vemos que elas correspondem aos intervalos entre as orbitas de seis planetas do nosso sistema solar. Figurativamente, mercurio descreve a sua orbita na superficie da esfera mais interna do modelo, na proxima circula Vênus, seguida pela terra, marte e Júpiter, enquanto saturno, um antigo determinador de limites, que se movimenta lentamente, circunda o sol na esfera mais externa.

Contudo, isso não prova nada. É claro que se pode encarar isso tambem como algo talvez interessante, mas uma coincidencia insignificante. Porem, se pensarmos que essas figuras geometricas são compostas pelo numeros significativos que representam em seu simbolismo, por sua vez, Deus (3), Terra (4), e o Homem (5), e que elas são consideradas desde a antiguidade como totalmente harmonicas, e que – se colocadas uma dentro das outras de uma forma certa- são reflexo do nosso sistema planetario, tudo isso produz então, certamente, uma sensação de existencia de um sentido.
Uma sensação de percepção da quintessencia, o sentido oculto da criação, aquele que se pode sentir apesar de não se poder ver
+ + +
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
HAJO BANZHAF; Simbolismo e o Significado dos Números. Ed.: Pensamento. 2009
Fraternalmente
Pax e Luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar esta postagem!
Ela será lida e publicada assim que possível.

Fraternalmente.

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...