terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A Força / Arcano 11


O Leão da Neméia.
Arcano 11 ou Arcano 8.

Quando ouvimos falar de forças, nos vem a mente vários tipos de pensamentos associados a esta palavra. Para alguns, a força está associada á liderança e representaria uma atitude muitas vezes tirânica e dominadora em relação ás demais pessoas. Outros acham que os verdadeiramente fortes são aqueles que jamais se deixam abalar pelos diversos problemas e situações conflituosas que  a vida nos apresenta dia-a-dia, criando em torno de si uma verdadeira armadura de insensibilidade, que muitas vezes, apesar de servir para evitar desgastes mais sérios diante dos conflitos, pode com o passar dos tempos tornar a pessoa insensível, incapaz até mesmo de expressar suas emoções e receber as dádivas de carinho, atenção e afeto sinceras de quem a circunda.
Uma coisa é certa. A força sempre está relacionada a algum tipo de poder. Por mais que este poder seja algo sutil e não preponderantemente agressivo ou evidente, não deixa de ser um tipo de poder.
O poder é um desejo do ser humano, pois através dele podem ser controlados os mais diversos tipos de pessoas, situações e até mesmo sociedades inteiras. E na verdade, se formos analisar bem esta questão, veremos que se deixarmos nos despojar dos falsos conceitos moralistas e utópicos de alguns grupos completamente insanos que não aceitam nenhum tipo de hierarquia ordem ou autoridade, querendo com isso o caos da sociedade humana veremos que o controle sobre as situações e até mesmo sobre as pessoas em algumas ocasiões é algo necessário, uma vez que se deixarmos o ser humano por sua própria conta neste mundo atual, devido a sua quase completa falta de consciência em relação ao certo e ao errado (uma vez que os bons costumes, salvo raras exceções, há muito já foram extintos de nossa ‘civilização’...), e devido ao inconsciente coletivo estar carregado de maus exemplos que nele foram lançados ao longo de nossas vidas neste planeta desde o inicio dos tempos até o momento atual, estaremos bem próximos de um quadro de trevas evidente em todos os setores da sociedades. Isto ocorre devido a falta de bons exemplos, principalmente de boa parte daqueles que atualmente ocupam o poder, e que deveriam nos orientar.
O poder é algo que não existe por acaso, da mesma forma que nada neste mundo está ai por acaso. E se existe o poder, ele precisa ser respeitado com todos os seus graus hierárquicos, postos e autoridades de comando. No entanto, para que se respeite o poder,  é necessário que ele seja inspirado por uma ‘Luz que vem do Alto’. O poder não é algo que foi feito para servir aos interesses de um determinado grupo ou ate mesmo pessoa em particular, mas sim para proteger e favorecer a todos, principalmente aos humildes, que muitas vezes não têm infelizmente as mesmas chances de defesa que os poderosos.
Um rei, um ministro ou um presidente. Não importa quem ocupe o poder. O que importa é que esta pessoa, bem como as demais ligadas a ela se lembre que o poder cobra de seus representantes grandes responsabilidades pelas quais algum dia terão que responder neste ou em outro plano, pois a quem muito é dado, muito será posteriormente cobrado. E importante que o governante de uma Nação, de um estado, cidade, associação e principalmente o governante de uma família, o Pai, sempre auxiliado pela Mãe, jamais se esqueça de que o poder é algo provisório que de uma hora para outra pode, caso ele não esteja sendo bem utilizado, ser retirado de suas mãos. No entanto, isto jamais acontecerá se o líder se inclinar á vontade do Grande Arquiteto do Universo, lembrando-se de que está nesta posição de liderança para cumprir a sua Vontade assim no Céu como na Terra, e procurar em seu governo seguir as Suas Leis e preceitos, jamais esquecendo-se, nas horas de maior tensão em seu mandato, de invocar a sua Poderosa Proteção, pois ele está sempre pronto para correr em auxilio de todos os seus filhos, principalmente daqueles que governam suas vidas de acordo com as Suas Leis e Elevados Princípios.
Antes de adentrarmos no arcano da Força propriamente dito, vamos analisar agora alguns textos, através dos quais a força pode ser utilizada com sabedoria, para que quando estivermos com algum tipo de Poder em nossas mãos, jamais cometamos erros dos quais nos arrependeríamos pelo resto de nossas vidas.
O credo da Paz
Sou responsável pela guerra, quando orgulhosamente uso minha inteligência em detrimento de meus semelhantes.
Sou culpado pela guerra, quando demonstro indiferença pelos diferem das minhas.
Sou culpado pela guerra, quando demonstro indiferença pelos direitos e bens de outrem.
Sou culpado pela guerra, quando cobiço o que outro adquiriu honestamente.
Sou culpado pela guerra, quando ajo de modo a manter a superioridade de minha posição, privando outros de sua oportunidade de progresso.
Sou culpado pela guerra, quando imagino que minha raça e eu próprio devemos ser privilegiados em prejuízo de Outrem.
Sou culpado pela guerra, quando creio que uma herança me dá o direito de monopolizar os recursos da natureza.
Sou culpado pela guerra, quando creio que os outros devem pensar e viver como eu faço.
Sou culpado pela guerra, quando considero o sucesso na vida unicamente como caminho para o poder, a fama e a riqueza.
Sou culpado pela guerra, quando acho que minha concepção de Deus é a que os outros devem aceitar.
Sou culpado pela guerra, quando penso que o país onde um homem nasce deve necessariamente ser o lugar onde ele tem que viver.
Ralph M. Lewis (1904-1987)
+ + +
Credo de um Guerreiro
Não tenho país: fiz do céu e da terra o meu país.
Não tenho lar: fiz da percepção o meu lar.
Não tenho vida ou morte: fiz do fluir e refluir da respiração a minha vida e a minha morte.
Não tenho poder divino: fiz da honestidade o meu poder divino.
Não tenho recursos: fiz da compreensão os meus recursos.
Não tenho segredos mágicos: fiz do caráter o meu segredo mágico.
Não tenho corpo: fiz da resistência o meu corpo.
Não tenho olhos: fiz do relâmpago os meus olhos.
Não tenho ouvidos: fiz da sensibilidade os meus ouvidos.
Não tenho membros: fiz da diligência os meus membros.
Não tenho perspectivas: fiz de ‘agarrar a oportunidade por um fio’ as minhas perspectivas.
Não tenho milagres: fiz da ação correta os meus milagres.
Não tenho princípios: fiz da adaptabilidade a todas as circunstâncias os meus princípios.
Não tenho táticas: fiz um pouco e do muito as minhas táticas.
Não tenho talentos: fiz da agilidade mental os meus talentos.
Não tenho amigos: fiz da minha mente o meu amigo.
Não tenho inimigos: fiz do descuido o meu inimigo.
Não tenho armadura: fiz da benevolência e da imparcialidade a minha armadura.
Não tenho castelo: fiz da mente imutável o meu castelo.
Não tenho espada: fiz da ausência do ego a minha espada.
- Samurai Anônimo, século XIV.
Os símbolos que compõem o Arcano da Força.
A jovem que em alguns Tarôs aparece abrindo a boca do leão, como no casa do Tarô Namur, representa o lado mais sensível e sutil do ser humano. Poderíamos também associá-la á voz da nossa consciência, que seria muito bom que escutássemos de vez em quando para o nosso próprio bem e o bem de todas as demais pessoas que nos rodeiam, uma vez que quando uma pessoa se torna menos impulsiva, com certeza estará colaborando para tornar mais feliz a humanidade- objetivo de todos aqueles que visam se tornar realmente justos e perfeitos algum dia...
O leão representa o lado mais instintivo do ser humano, o que necessita ser domado para que no futuro não tenhamos problemas. Seria o ego com todos os seus vícios e paixões, e neste ponto de relação, - e se digo relação, é porque considero todo este livro muito mais do que simples palavras negras que cingem folhas brancas... – é interessante colocar que não podemos destruir ou matar o nosso ego, como ainda pensam muitas pessoas que não acordaram.  O que temos que fazer é minimizar a sua influência sobre nós no sentido de domar a sua força, que aliás é muito grande, para podermos utilizá-la em processos evolucionais mais criativos, como por exemplo o franco estudo do tarô que nos conduzirá ao autoconhecimento.
O oito deitado acima da cabeça da jovem é conhecido como o símbolo do infinito, sendo também chamado de Lemiscata. Está colocado e pode ser utilizada em todas as áreas que constituem a vida de um ser humano.
Atrás da jovem existe uma luz de brilho muito intenso, que representa a luz interior que todos os seres humanos possuem para iluminar os seus caminhos á partir do momento em que estabelecem um real contato com esta fonte luminosa, verdadeira fagulha Divina que possuímos em nós desde o inicio dos tempos e que precisa ser reconhecida e trabalhada para que passemos a brilhar como verdadeiros sóis que somos, irradiando luz, força, beleza e amor.
As grades moles que existem entre a jovem e sua luz de brilho intenso situadas atrás dela, representam os obstáculos que colocamos entre nós e a nossa luz interna, impedindo assim o seu pleno brilhar. Cada vez que falo, penso ou ajo com pessimismo, lamentando-me da minha vida, do meu emprego, da minha vizinhança, ou seja lá do que for, crio uma grade entre mim e meu potencial de realização representado pela luz após as grades. No entanto, o leitor que tiver adquirido um Tarô Namur e estiver neste momento olhando para o décimo primeiro arcano poderá observar que as grades atrás da jovem são moles, representando que da mesma maneira que foi fácil colocar obstáculos que a impedem de utilizar plenamente o seu potencial interior, mais fácil ainda será o retirar destas barras, bastando apenas uma firme vontade sobre a própria vontade egóica, para que possa vencer as paixões e fazer reais progressos, não apenas no que diz respeito ás realizações dos projetos materiais, mas também em relação ao processo de Religare com a Divina e Poderosa Presença de Deus O ‘Eu Sou’.

Significado do 11° Arcano- A Força.
O arcano da força numa consulta representa o ilimitado potencial que o ser humano possui para a realização de obras e projetos das mais variadas espécies. No entanto, apesar de representar este poderoso influxo energético e revigorador, que é enviado para a pessoa como um tipo de presente dos céus para tornar reais os seus mais caros sonhos. É interessante e até mesmo curioso sabermos que nem todos os clientes após um consulta se direcionam para o seu potencial interno á fim de que possam, através de sua força, manifestar aquilo que lhes é mais caro. A maioria dos clientes escuta atentamente o arcano, que é uma verdadeira exaltação ao potencial de realização do ser humano Termina a Consulta tecendo mil elogios por termos dado a ele consciência deste potencial, mas depois de alguns dias, já em sua casa, está novamente ás voltas com os mesmos problemas de sempre e, o que é mais interessante, achando que não dispõe da força necessária para resolver as situações caóticas a que constantemente ele se permite colocar. Por que isto ocorre? Sendo a força um arcano de infinito potencial, por que mesmo a retirando, muitas vezes a vida da pessoa continua com as mesmas atribulações que a impedem de vislumbrar um futuro melhor?
Para que possamos responder ás questões acima citadas, precisamos em primeiro lugar compreender que o décimo primeiro arcano realmente é uma lâmina de muito bom augúrio, que pode nos colocar em uma fase abençoada de nossas vidas, desde que antes façamos as mudanças necessárias dentro e fora de nós, para que possamos realmente comungar com a sua força.
O arcano, como já foi dito, representa que possuímos o potencial para a realização de todas as coisas, não só neste mas também em outros planos, uma vez que o poder interno do ser humano não conhece limites, a não ser aqueles impostos pela sua consciência objetiva, que podem ser dissolvidos facilmente com concentração, disciplina, vontade e amor. No entanto, antes de embarcarmos em qualquer projeto, por mais infinito que seja, se faz necessário saber o que nós realmente queremos para as nossas vidas no momento atual. Temos que aprender a estabelecer prioridades entre um projeto e outro e lembrar de que apesar do nosso potencial ser tão infinito quanto o tempo, há um momento certo para se executar determinadas tarefas, não adiantando tentar realizar as coisas fora de hora, substituindo objetivos realmente importantes por outro que visem apenas momentaneamente satisfazer as vaidades e caprichos do nosso ego.
Tão necessária como a necessidade de se fazer uma coisa de cada vez e cada coisa ao seu tempo, para o bom emprego da força é necessário também nos questionarmos se realmente precisamos de tudo que desejamos praticamente vinte e quatro horas por dia.                         Quando egoisticamente preocupo-me unicamente com a realização dos meus desejos, achando que devo ser servido pelo Cósmico assim que bater palmas, posso indiretamente estar privando outras pessoas da realização de seus desejos. Lembre-se que quando alguns começam a ganhar muito mas não se ocupam dos menos favorecidos, alguém terá que perder, para mantê-los e ás suas ambições desenfreadas. Talvez seja por este motivo que algumas respeitáveis Ordens Iniciáticas, quando ensinam aos seus membros as famosas práticas de visualização criativa que lhe permitem obter tudo o que eles desejam, desde que os seus desejos estejam de acordo com as Leis Cósmicas, também justamente com estas praticas falam da necessidade de sempre, em primeiro lugar, antes de pedir qualquer coisa a nível pessoal, vibrar o mesmo poder de realização para todo o planeta terra, a fim de que todos os seus irmãos possam ser beneficiados justamente com ele. Devido a esta nobre postura a realização e manifestação da Felicidade se torna possível a todos aqueles que sabem comungar com a Consciência Cósmica.
A força que foi enviada para o cliente através da manifestação do décimo primeiro arcano, pode se tornar um instrumento eterno nas mãos de uma pessoa que saiba manejá-la com a devida consciência, ou, pode perder a sua intensidade depois de um certo tempo, devido a vários fatores que vão desde o seu mau uso, até a falta de vontade no que diz respeito ao emprego desta força de maneira construtiva e benéfica. Ora! Se a força nos foi enviada, com certeza não foi por mero acaso que retiramos este arcano –pois não existe o acaso no Tarô- e seria lamentável se não a utilizássemos o que diz respeito á conquista de nossos anseios e objetivos, bem como no auxilio através desta posição privilegiada que nos encontramos aqueles que necessitam de encorajamento e apoio. Este é o arcano do ‘Tu podes’!, do ‘vais adiante’!; do ‘Confias em teu potencial’!  É como um poderoso estimulante que inspira a pessoa a agir, sublimando o seu ego (leão) e em pleno equilíbrio e harmonia com a sua Essência interna (a jovem).
Não poderíamos falar deste arcano sem nos remeter ao seu caráter altamente ligado também a um extremo poder sexual. Este arcano está associado ao Tantra, filosofia Indú e verdadeira Escola Iniciática que visa o desenvolvimento do potencial interno do ser humano através do ato sexual, bem como o nosso ‘Religare’ com a Divindade através do sexo. algumas pessoas mais puritanas se ouvissem este tipo de comentário exaltando o sexo como um dos caminhos para se chegar a Deus, com certeza já estariam se contorcendo todas e acusando-nos de libidinosos para não dizer coisa pior. Estes puritanos- embora eu não acredite nesta postura casta e virginal, pois o verdadeiro puritano, não é puritano e limpo apenas a nível de pensamentos- muitas vezes inspirados por falsos conceitos religioso, interpretações erradas e pessoais das Leis de Deus, costumes familiares arcaicos e muitas vezes machistas demais, desconhecem que o ato de amor é um dos mais sagrados gestos dentre tudo o que existe, constituindo o Tantra, ou seja a perfeita e consciente utilização das energias sexuais, um grande segredo das Escolas Iniciáticas verdadeiramente sérias, guardado por elas a sete chaves, e revelado apenas aos grandes e franco-Iniciados.

Dentro do a Tantrismo fala-se muito numa tal de kundalini, energia que se encontraria adormecida no inicio de nossa coluna vertebral, mais precisamente na região sexual (claro que a nível etérico..) que quando desperta através de secretíssimos exercícios e rituais começaria a subir pelos chakras, (localizados em linha reta ascendente no nosso duplo etérico) ativando-os bem como aos seus potenciais e virtudes tornando o homem comum no homem Divindade, plenamente consciente de quem é, de onde veio e para onde vai.
Hoje em dia o Tantra continua sendo de difícil acesso, principalmente aos curiosos, pois a sua prática quando não realizada corretamente e orientada por um verdadeiro mestre quando desta tradição, constitui um sério perigo aos mais desavisados, que já levou muito iniciados até que experientes á loucura e alguns até mesmo ao óbito. Com isto não queremos dizer que o Tantra seja algo negativo, muito menos ficarmos tremendo de medo apenas pela discussão dessa pratica, pois o fato de discuti-la, não desencadeia nenhum bicho-papão como pensam algumas escolas, que estaria prestes a nos devorar. O Tantra pode ser definido como o ato de amor sublimamente puro, capaz de nos levar á presença de Deus, sendo o sexo a sua oração, e não apenas uma forma de obtenção de prazer, mas também de meditação e reflexão. No entanto, para a sua prática se faz necessário um verdadeiro Mestre que nos conduz no caminho. O difícil é encontrar estes verdadeiros mestres que já estão cansados de ocidentais curiosos em busca de aventuras exóticas e mirabolantes com uma pratica tão milenar e verdadeiramente Sacra..
Para concluir, podemos dizer que este é o arcano das pessoas que realmente acreditam em seu potencial. Pessoas que por muitas vezes são praticas, objetivas e diretas demais em seus modos e opiniões, que contrastam com os da maioria da sociedade, que de certa maneira já está acostumada a aceitar os pratos com os temperos que eles querem nos impor.
Estas são pessoas especiais cujo principal objetivo é viver a vida como ela realmente  deve ser vivida, ou seja, com muita intensidade e sem nenhum medo de viver. O tempo para elas é o agora, e não existe a hora certa para a realização de objetivos e aspirações, uma vez que qualquer hora é a hora certa para aquele que acredita em si sendo necessária apenas um pouco de reflexão antes de tomar decisões em relação as realizações.
As pessoas da Força como todas as demais tem seus defeitos e imperfeições, mas podemos dizer que apesar disto, estão mais próximas de Deus, não porque sejam santas ou exemplos a serem seguidos, mas sim porque não tem medo de errar para com o Pai, e sobretudo porque elas não tem orgulho para corrigir os seus erros quando sabem que estão erradas, amansando o Leão (ego instintivo) para que a jovem (real consciência guiada pela Essência interna) posso finalmente desabrochar.
 O Caminho na árvore da vida (cabala).
 REFERÊNCIA DE ESTUDO:
__________________________________
 
Segredos do Eterno. Alexandre José Garzeri
O TarotCabalístico - um manual de filosofia Mística. Robert Wang
IMAGENS E DECKS (fotos)
THOTH CROWLEY
TAROT NAMUR
MARSELHA
MASTER TAROT
BARBARA WALKER
TAROT ANCIENT ITALIAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar esta postagem!
Ela será lida e publicada assim que possível.

Fraternalmente.

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...