segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

o Enforcado / Arcano 12


Sacro Ofício em substituição ao Sacrifício.


Sacrifício sem dúvida alguma é uma das palavras mais mal compreendidas e vivenciadas do nosso tempo. Durante séculos as pessoas estiveram condicionadas por sistemas religiosos, muitos dos quais arcaicos e já praticamente falidos, a acreditar que o sacrifício é algo dolorido e necessário até mesmo para se chagar á Divindade. Está ideia não é apenas equivocada, como também ridícula, pois Deus é Amor e não tortura, como pensam alguns que leram os textos sagrados mas nada entenderam, ou fingiram que não entenderam...
O sacrifício de certa maneira é necessário para que possamos atingir posições mais elevadas dentro das mais diversas áreas de nossas vidas. Mas este é um sacrifício consciente imposto pela própria pessoa a si mesma, á partir do momento em que ela compreende que se não forem sacrificadas alguns valores obsoletos pertencentes á sua personalidade egóica que de nada mais adiantam a nível evolutivo, então sim terá muita dor, mas de maneira alguma causada pela Divindade na forma de um ‘Castigo Divino’, e sim por sua falta de vontade em querer alterar nela mesma os padrões que constituem um atraso de vida, deixando-a estagnada ao invés de evoluir.
Analisando a palavra sacrifício, podemos chegar á expressão ‘Sacro- Oficio’ , que literalmente quer dizer: Oficio ou trabalho Sagrado. Á partir desta conclusão podemos compreender que cada um de nós na vida atual tem um Sacro-Oficio, ou, trabalho, evoluímos mais um degrau dentro da escala evolutiva em direção ao Pai. Este trabalho Sagrado dentro das filosofias Orientais é chamado de Dharma, que seria um termo sânscrito utilizado para designar nossa missão de vida nesta vida. O escritor Paulo coelho no seu livro o Alquimista- por sinal um livro muito bom- chama esta Missão de vida de Lenda Pessoal; algo que todos nós temos que realizar, e que está muito nítido em nossas mentes quando ainda somos crianças, mas que com o passar dos tempos é esquecido devido ao nosso processo de emburrecimento mental, mais conhecido pelo nome de amadurecimento. Quando esta Lenda Pessoal não é realizada, entramos num processo de dificuldades em praticamente todos os setores de nossas vidas, e na maioria das vezes, isto acontece por estarmos mais preocupados com a realização das missões de vida de outras pessoas, e não com a nossa realização pessoal, no que diz respeito á nossa Lenda. As coisas passam a evoluir lentamente pois não estamos nos ocupando com a manifestação da nossa Lenda Pessoal que nos levaria á plena e perfeita realizações em todos os níveis. O universo certamente não esta conspirando a nosso favor. Fica realmente tudo mais difícil, sem brilho e sem graça, fazendo com que deixemos pouco-a-pouco de acreditar em milagres, anjos, e toda uma serie de elementos positivos ligados á nossa criança Interior, que nos primeiros anos de nossa existência, faziam com que descobríssemos a magia da vida e do Universo em cada coisa ao nosso redor, num constante processo de reverência e agradecimento porque estávamos realmente vivos e abertos para a vida  com todas as suas bênçãos e belezas, num tempo onde tudo era possível. No momento que começamos a nos sentir fracos, depressivos, desanimados e desinteressados em viver, tornamo-nos adultos; palavra que se formos analisar estaria ligada á expressão adulterar. E realmente a morte da criança-Interior é um grande adultério que cometemos para conosco quando deixamos de acreditar que a vida é algo que precisa a cada minuto ser vivenciada com a mais intensa alegria. Tudo que nos ocorre faz parte de nosso processo evolucional no que diz respeita-la a nossa missão de vida e o papel real que nos cumpre é procurar realiza-la com amor, porque sem amor nós estamos perdidos, e compreender que quando não nos tornamos pessoas estagnadas, verdadeiros Enforcados nas cordas que nós mesmos criamos por não procurar tomar contato com a nossa real Lenda Pessoal, para que através disso nós também possamos realizar nosso Real Sacro-Oficio.

Os símbolos que compõem o Arcano do Enforcado
As pernas do Enforcado, formam um quatro invertido, ou triangulo descendente. Se formos analisar este símbolo pelo aspecto astrológico, veremos que o símbolo do planeta Júpiter- regente de sagitário- também é um quatro, só que na sua posição correta (4). Júpiter é conhecido como o grande benéfico entre todos os planetas regentes dos signos, e encontrando-se dentro de uma das doze casas astrológicas favorecerá as atividades da respectiva casa em todos os aspectos, mas também poderá causar um certo exagero descomedido, que se não percebido a tempo, poderá ser prejudicial para a pessoa. Mesmo assim este planeta continua sendo uma espécie de trevo de quatro folhas na casa zodiacal em que ele se encontra dentro de um mapa astrológico, fazendo com que lá tudo ocorra bem. Como já dissemos o símbolo do planeta Júpiter é uma espécie de quatro, só que no decimo segundo arcano este quatro aparece invertido, podendo por analogia indicar a perda de toda a força benéfica Jupiteriana- o oposto de todo o lado bom e positivo que este planeta representa, fazendo com que ao invés de progresso, haja retrocessos, frustrações e insucessos nos empreendimentos.
Por outro lado este cruzar de pernas do Enforcado também lembra um triangulo invertido. O triangulo invertido, não é um símbolo maléfico, pois representa dentro do rosacrucianismo- filosofia iniciática mui respeitável e admirada por todos aqueles que percorrem a Senda em direção á verdade- a manifestação perfeita Cósmica vindo em direção ao plano terreno. Porém o único problema é que este triangulo invertido formado pelas pernas do rapaz, está inserido dentro do décimo segundo arcano, que como veremos adiante é uma lâmina que está associada á estagnação, portanto ficando a figura triangular associada á queda, catástrofe e desolação.
Talvez para sair desta situação realmente se fizesse necessária a iluminação da Luz Cósmica, a qual nosso personagem já nem consegue mais vislumbrar devido ao desânimo que tomou conta de sua vida por sua própria culpa, sendo agora necessária a ajuda especializada de alguém que possa trazer novamente esta luz que vem do alto para a sua vida. É aconselhável para a realização deste religare um profissional competente no manejo dos Oráculos, ou um religioso que possua a Real Fé, - tão esquecida nos dias de hoje principalmente por aqueles que gostam muito de comprar rádios e emissoras de televisão, para fazer seus baratos shows de exorcismos com atores de quinta categoria, ludibriando a boa-fé de pessoas pobres e humildes que muitas vezes deixam de comprar produtos de primeira necessidade para as suas casas, contribuindo assim com este império das telecomunicações Universais do Reino de Deus- não sendo também jamais dispensada a ajuda do nosso querido anjo da Guarda que está sempre pronto para ouvir nossas súplicas e leva-las ao Pai, intercedendo assim em nosso favor, desde que nós também queiramos mudar de vida e ser ajudados, abrindo os nossos corações e mentes em primeiro lugar.
Como último significado deste triangulo invertido, podemos nos lembrar do quarto arcano do Tarô- O Imperador- que também forma com o cruzar de suas pernas um triângulo, só que este ascendente, representando justamente o contrario do triangulo maléfico formado pelas pernas do indolente rapaz da decima segunda Lâmina. Enquanto um vai ficar estagnando em sua zona de conforto, o outro vai ao trabalho duro, árduo, disciplinado e metódico para que as sementes que jogou na terra dura e árida, com  muito trabalho arada e adubada, germinem e no devido tempo ofereçam os doces frutos da vitória á todos aqueles que mesmo em tempo de vacas-magras continuaram perseverando em seu trabalho, não dando ouvido ao que diziam os pessimistas, e mantendo-se iluminados pela divina luz de seus sonhos, docemente embalados e protegidos por seus Anjos-da-Guarda, que viram em seus olhos e corações o brilho radiante e heroico dos heróis da antiguidade, que jamais deixaram de acreditar na vida, na humanidade, em si mesmos e em deus acima de tudo.
O Enforcado está curiosamente enforcado pelo pé, seguro por uma corda presa numa haste apoiada em dois troncos de árvores mortas e retorcidas. O fato de estar enforcado pelo pé representa problemas mais de ordem material e emocional.  Só que os problemas de fórum emocional estão associados a um nível muito baixo, quem sabe representado pelos corações enegrecidos que pairam logo acima do pé do rapaz, num turbilhão de confusas emoções contendo em seu contexto ciúmes, possessividade, luxúria, sexualidade desenfreada e tudo o mais que priva o homem do verdadeiro amor baseado na liberdade, confiança, respeito, afeto e carinho.
As moedas que caem dos parcos trapos que cobrem a cintura do rapaz, simbolizam as perdas de fortuna a que estão sujeitos todos aqueles que não trabalham com dedicações, disciplina e criatividade, realizando o trabalho não por amor ao trabalho, mais sim visando unicamente os resultados finais. Os que agem desta maneira logo acabam ficando cansados dos seus empregos por melhores que sejam, porque se deixam cair na rotina, jamais tendo visto o emprego como algo além de uma fonte de renda, jamais tendo visto o emprego como algo além de uma fonte de renda, como um meio através do qual podemos servir aos nossos semelhantes, colaborando para sua evolução, para que dessa maneira possamos viver em união ajudando-nos uns aos outros, como queria e quer o grande arquiteto do Universo desde o inicio dos tempos.
Também podemos analisar as moedas como sendo tesouros de ordem espiritual, aos quais o consulente terá acesso, despojando-se com critério evidentemente, do excesso de apego ao plano material.
Dentro da simbologia das cores, podem notar que o tecido que cobre a cintura do Enforcado é vermelho. (em determinados baralhos)
Segundo os Indus a matéria possui três qualidades definidas pelas três cores primárias, sendo o vermelho a inércia e os impulsos desenfreados, o Observando o Enforcado por este prisma notamos que as suas vestes vermelhas se sobrepõe acima dos seus cabelos que são amarelos, representando com isso paixões desenfreadas e inércia dominando a sabedoria, o que jamais pode acontecer. O fundo inteiramente azul do arcano simboliza que o rapaz, para sair da situação desagradável em que se encontra necessita de uma atitude consciente sobre o plano material, lutando contra os apegos e excesso de matéria, que por hora dominam a sua mente impedindo-o de ver a vida é algo muito maior do que apenas o plano material em que ele se deixou prender. Existem pessoas que mediante esta consideração sobre o plano material acham que não damos a mínima importância para os valores materiais, repudiando completamente o luxo, o dinheiro e todas as coisas boas que ele pode nos oferecer. Esta visão distorcida é totalmente errada, pois a despeito do que pensam alguns espiritualistas que acreditam poder sobreviver do vento, eu particularmente gosto muito do plano material com todo seu conforto, aceitando conscientemente o fato de que este plano terreno não existe por acaso, como nada no universo e está aí para ser totalmente desfrutado e aproveitado.
Sou fã incondicional de uma boa mesa num bom restaurante- de preferencia italiano por causa da minha descendência- e nas minhas viagens quando posso optar não dispenso um bom hotel com tudo aquilo a que tenho direito. O dinheiro não é algo pecaminoso e ligado ao mal como pensam ainda hoje muitas pessoas que continuam vivendo com a mente completamente fechada, que fariam o maior sucesso na época da Santa Inquisição, mas que nos dias atuais estão completamente fora de moda. O único problema com o plano material é justamente quando começamos a dar maior importância á matéria do que ao espirito, pois a primeira provém do plano espiritual e para ele retornará no devido tempo quando tiver cumprido a sua função de servir o homem e não de torna-lo seu escravo impedindo-o de desfrutar a beleza de um pôr-do-sol, do vôo calmo de uma gaivota cruzando a praia ou do sorriso de uma criança diante de algo que a maravilhe. O individuo é criança até aproximadamente os seus dez anos de idade e se maravilha com toda a vida ao seu redor sem exceção...
Depois dessa idade é que as coisas complicam para a criança pois os adultos- ou seja, ‘aqueles que adulteram’- a ensinam como parar de sonhar e acreditar que os seus sonhos podem se tornar reais, fazendo com que elas coloquem os pés no chão, quebrando assim suas lindas asas de doces anjos que eram, e que só poderão voltar a ser quando se desvencilharem dos falsos e estúpidos conceitos que foram enfiados á força em sua cabeças por aqueles que pensam que entendem a realidade da vida, mas já morreram para ela há muito tempo, só que ainda não perceberam.
As duas árvores retorcidas formando duas colunas entre as quais se situa o rapaz possuem cada um seis ramos cortados que somados originam o número doze, associado aos doze signos dos zodíaco, bem como ás doze casas zodiacais. Sendo cada signo o representante de uma força em particular e estando os doze ramos cortados, isto simboliza o corte destas doze forças que são o sustentáculo de todos os seres humanos, encontrando-se o rapaz realmente num estágio lamentável, pois perdeu a coragem e impetuosidade de Áries; os pés no chão e o senso de valores de Touro; a facilidade para a expressão artes e comunicação de Gêmeos; O amor pela família e pelo lar provenientes de Câncer; o brilho social, a aptidão para esportes e o canal aberto para a comunicação com os filhos- verdadeiras dádivas de Leão-; o senso critico e analítico de Virgem; o equilíbrio e harmonia de Libra; a profundidade e intensidade de Escorpião; a fé inabalável; os grandes ideais de vida e o gosto por viagens de sagitário; a ambição o profissionalismo e a competência para governar de Capricórnio- verdadeiro rei dentro do zodíaco- a facilidade para fazer amizades e o senso totalmente inovador de Aquário e, finalmente a magia, o misticismo, a intuição e crença na espiritualidade provenientes do Mago do zodíaco- o signo de Peixes.
O rapaz mantém seus braços cruzados atrás de si. Temos a nítida impressão de que suas mãos estão atadas, não sendo possível para ele desvencilhar-se de tão incômoda posição. Muitos tarólogos inexperientes –alguns safados- se deixam levar por esta primeira imagem e acabam fazendo o cliente acreditar que está preso a um destino cruel, o que torna a sua vida mais lenta e com inúmeros retrocessos dos quais o crédulo consulente só poderá se libertar se tomar o que eu chamo de banhos naturalistas a base de ervas, que fazem com que a pessoa mais pareça um sopão do que qualquer outra coisa. Isto sem falar daqueles cartomantes de fundo-de-quintal picaretas, que por sinal devem ter complexo de cowboy, pois vivem dizendo que a pessoa está sempre amarrada, que mandam o pobre cliente fazer os chamados trabalhos que apesar de pertencem ás tradições de culto africanos as quais diga-se de passagem eu muito respeito embora não entenda coisa alguma, não tem nada a ver com uma consulta de tarô séria e realmente profissional.
Dentro de uma visão real as mãos do rapaz que parecem atadas atrás de suas costas na verdade estão completamente soltas e ele só não se liberta da força porque não quer, preferindo continuar em sua incomoda posição atual a fazer um breve sacrifício para se libertar. Muitas vezes em nossas vidas nos deparamos com a mesma situação, onde sabemos até o porque estamos sofrendo, mais preferimos ficar parados no mesmo lugar, porque afinal de contas mudar para melhor vai nos fazer sair da nossa medíocre zona de conforto, o que dentro de nossas visões pequenas e egóicas é algo simplesmente inconcebível:- Para que parar de sofrer e desfazer minha imagem cômoda de pobrezinho coitado, se os outros podem ficar me dando colinho e afagando a minha cabeça, quando eu assim preciso? Não é melhor deixa as coisas como estão? Afinal de contas eu já vivi muito tempo assim e não quero mudar agora.
Vocês acabam de ler algumas das frases preferidas do nosso ego, que através deste tipo de pensamento nos vai sufocando cada vez mais, até que nos tornemos verdadeiros marionetes a seu bel-prazer.

Somente para os leitores que já adquiriam o seu tarô Namur, observando atentamente a parte inferior do arcano, logo abaixo da cabeça do enforcado, atentamos para algumas arvores que estão de ponta-cabeça representando um outro mundo ou realidade. Na verdade esta é a verdadeira realidade em que o rapaz enforcado vivia, ou seja um mundo paradisíaco de delicias, vitorias e conquistas, do qual ele foi expulso por si mesmo quando começou a fazer corpo-mole e adquiriu um certo desânimo pela vida, muitas vezes inspirado por aqueles amigos-da-onça que todo mundo tem. É como se o mundo, que ocupa a maior parte da lâmina e que nos parece ser o mundo real apenas por representar uma maior parte do desenho, fosse um mundo ilusório, o que ele realmente é, pois o plano de Deus para com os homens não é um plano de desânimo, faltas e privações, mais sim um mundo de Vida, Luz e amor. Se vivemos muitas vezes em condições desfavoráveis nem Deus, os Mestres, anjos ou qualquer outra força superior têm culpa ou responsabilidade por nossa situação, pois fomos nós que nos colocamos neste estágio desolador, não apenas por nossas mancadas atuais mas também por todas as burrices que por não ouvirmos a voz da nossa real consciência realizamos ao longo de nossas encarnações neste planeta-escola.
Sim! No inicio dos tempos nos éramos perfeitos, mas não podíamos nos contentar com o que nos era oferecido, querendo sempre mais e mais. Com isso deixamos a voz do nosso ego falar mais alto que a voz de nossos corações. Cometemos inúmeros crimes contra os nossos irmãos encarnados neste planeta e contra a natureza, conseguindo com tudo isso condenarmo-nos a nós próprios com mais e mais encarnações para que pudéssemos voltar, aprender e também ensinar e auxiliar aos nossos semelhantes conseguindo com isto a nossa própria salvação. Agora, neste estagio de transição pelo qual estamos passando, cabe a cada um de nós realizar o melhor possível em relação a tudo que está ao nosso redor no sentido de colaborarmos com a manifestação da Grande Obra, sem nos esquecer de melhorar a nós mesmos pois é ai que começa a nossa verdadeira evolução.
O nosso tempo é relativamente curto. Quando digo isto não estou falando em Apocalipse, pois o mundo não vai acabar pelo menos nos próximos? Anos, mas as nossas encarnações neste planeta que têm por objetivo fazer com que alcancemos a nossa perdida perfeição podem estar no fim pois até para ficar reencarnando existe um limite, pelo menos num mesmo planeta. O que ocorre depois que este limite esgotado é uma verificação entre aqueles que já atingiram um determinado grau de evolução necessária para fazer o seu planeta retornar ao estagio de perfeição primordial, e os que ainda insistem em ouvir mais a voz do ego que as suas Essências Divinas, causando com isso dor e sofrimento em todos os que estão ao seu redor, mais principalmente em si mesmos. Aos primeiros, ou seja aqueles que já evoluíram o suficiente é confiada a guarda do planeta em que vivem, para que eles novamente reinstaurem a Perfeição perdida que havia no inicio dos tempos, quando o mundo ainda era jovem e a morte era apenas um sonho. A forma de governo que rege o mundo neste estágio de evolução é um sistema sinárquico, ou seja um governo que estabelece a sua constituição baseado nas Leis Divinas, das quais o homem jamais deveria ter se afastado. O G.O.M.* retorna á superfície, bem como toda a Hierarquia Espiritual que o compõe, e os homens novamente experimentam um tempo de Paz, felicidade, Prosperidade, Saúde, Segurança, Sabedoria e Justiça, em que a vontade do grande arquiteto do universo é realmente feita assim no Céu como na Terra, pois os homens novamente se tornam um com o Pai.
Quanto aqueles que tiveram as mesmas chances de evolução dos seus irmãos que atingiram a Luz, mas que desperdiçaram suas vidas com outro objetivo vis e mesquinhos, que não os de servir a deus, Pátria e Família, estes são levados para um outro plano evolucional menos elevado onde poderão até mesmo começar tudo de novo em relação a seus processos evolutivos, para que um dia eles também sejam analisados e, atingido o grau de evolução necessário, passem a fazer parte das fileiras das Ascensionadas Legiões da Luz maior, aquelas que realmente vem do alto.
Com isto prova-se definitivamente que não há castigo e muito menos expiação, pois a todos são dadas as mesmas chances de Evolução, seja neste ou em outros mundos ou dimensões, sendo o Homem e único responsável por sua evolução em ritmo mais, ou menos lento. No fim das contas é sempre ele- o Homem- que decide, pois deus em sua infinita Bondade e Amor o dotou de livre-Arbítrio, característica esta que nem os Anjos possuem...
*G.O.M.- Governo Oculto do Mundo.

Significado do 12° Arcano – O Enforcado
Escrever o significado do décimo segundo arcano, sem duvida não é tarefa das mais fáceis, tendo em vista que ele representa um estado onde a estagnação estaria presente em praticamente todos os aspectos da vido do cliente, sendo necessárias mudanças radicais na sua maneira de viver e de encarar a vida, sem as quais tudo fica justamente como o Enforcado, ou seja, em suspenso.
O arcano representa uma fase de parada, estagnação e lentidão na execução dos objetivos, tanto nas menores como nas maiores coisas. Seria uma espécie de inverno que adentra a vida da pessoa obrigando-a a deixar a execução de todos os seus projetos para um outro momento mais propicio, porque se tentássemos dar prosseguimento em nossos planos no momento atual, não só teríamos aborrecimentos em cima de aborrecimentos, bem como poderíamos perder os nossos sonhos mais almejados definitivamente, pelo menos até o fim desta vida.
Dizem que quando o andamento das coisas em nossa existência não esta progredindo no ritmo que desejávamos, o melhor a fazer é deixarmos os nossos objetivos que se tornaram, mais lentos de lado e darmos  as costas, olhando em direções opostas, totalmente diferentes daquela que está parada. Quando a primavera novamente chegar em nossas  vidas, e o leitor pode ter a certeza de que ela retornará, pois nada neste universo em mutação permanece estável por muito tempo, então pelo degelo natural dos obstáculos que outrora impediam a nossa realização poderemos novamente retomar nossos objetivos primordiais, sabendo que agora estamos no momento certo para a sua realização. Utilizando de um exemplo mais simples, poderíamos dizer ao nosso cliente, que existem duas maneiras de tirar do gelo algo está congelado, ou pelo menos não se desenvolvendo tão rápido quanto desejamos. A primeira forma, consiste em pegar um quebra-gelo e começar a bater radicalmente no bloco com toda a força que permite a nossa impaciência. Com este ato perdemos por causa de uma pancada mal desferida, o que não estava para sempre perdido em meio ao gelo, mais sim por ele apenas preservado. O outro modo, mais sensato e civilizado, consiste em abrir mão, pelo menos temporariamente, dos nossos projetos e sonhos que foram congelados e, utilizando de muito bom-humor, tolerância, perseverança e paciência aguardarmos pelo degelo natural de nossos projetos que se dará  no devido tempo pelos promissores raios do sol de primavera, que nos permitirão atingir o que desejávamos muito antes do tempo longo que antevia nossa consciência objetiva pessimista e derrotista. Agora, enquanto aguardamos o degelo, cabe-nos realizar uma consciente auto- análise, para que possamos enxergar o que nos colocou em situação tão desagradável. Ao mesmo tempo, cabe-nos iniciar tarefas que não tenham relação com nossos objetivos primordiais, mas que possam nos distrair e fazer com que apliquemos nossa criatividade, pois ai está uma coisa que independente da fase em nos encontramos, jamais pode deixar de ser trabalhada. Estas tarefas não só ocuparão a nossa mente, evitando que por causa de nossa ansiedade travemos cada vez mais o que já está obstruído naturalmente, bem como nos darão a oportunidade de descobrir talentos novos dentro de nós, que de simples hobby para passar o tempo, poderá se converter com um pouco de boa vontade, aprimoramento e estudo em tarefa até mais interessante e lucrativa do que as que tínhamos em mente no inicio da fase de inverno que acabou adentrando em nossa vida.
Agora, se por um lado tentamos achar soluções para que possamos atravessar tão deprimente fase sem maiores perdas e danos, por outro lado talvez as soluções que busquemos, estejam na profunda análise do que nos teria levado ao ponto de adentrarmos a esta atual condição de Enforcado.
Quando olhamos o desenho segundo a nossa consciência objetiva, dominada diga-se de passagem pelo nosso ego, temos a impressão de que o rapaz enforcado é um pobre coitado que se deixou prender ingenuamente pelas terríveis garras de um destino totalmente incontrolável, sobre o qual não tem nenhum poder. A forca é o seu derradeiro castigo da qual ele nunca se libertará, necessitando da piedade e auxilio dos mais favorecidos, que deverão ir até ele para consolá-lo por sua terrível má-sorte. Que pena não é mesmo? Pobre rapaz. Snif! Snif!
Ao leitor que já estava puxando o lencinho branco para chorar comigo a sorte de tão desgraçado personagem, eu aconselho que espere um pouco mais e vire neste momento o arcano de ponta cabeça; ato que certamente irá mudar o seu conceito sobre este arcano.
Se já virou o seu arcano prepare-se pois agora lhe será desvelado o seu significado real. No entanto, se ainda não inverteu esta lâmina deixando-a de ponta-cabeça, você é um forte candidato a se tornar um futuro enforcado, por sua falta de vontade e excesso de hesitação. Radical, não é mesmo?

Pois bem. Analisando o arcano na sua nova posição, podemos notar que até a feição sofredora do rapaz está um pouco diferente. O leitor com certeza deve se lembrar dos seus tempos de adolescente se já for uma pessoa madura, daqueles(as) excelentes alunos(as) de colegial, que após soado o sinal anunciando o final do intervalo, apoiavam o seu folgado pé na parede do pátio, repousando suas folgadas costas nas paredes do mesmo, enquanto todos os outros alunos, mais aplicados, se dirigiam normalmente para suas respectivas salas de aula. Friamente analisando agora a figura do Enforcado com suas mãos para trás e seu pé esquerdo descansando por detrás da perna direita, nos lembramos daquelas ilustres figuras juvenis que infestavam e infestam até hoje todos os colégios do mundo, fazendo com que professores e pais tenham que suar as camisas (não as deles é claro...) para fazê-los passar no final de ano para uma outra série.
Vendo o Enforcado segundo esta nova Luz, ele deixa de ser enforcado, e passa a ser o grande Folgado. E o que é o Folgado, se não uma pessoa tão inteligente e brilhante quanto as outras, só que sem a devida força de vontade e empenho, que fazem com que os demais triunfem?
Analisemos bem, jovens e não tão jovens leitores, o que estamos fazendo com nossas vidas quando nos colocamos POR NOSSA PRÓPRIA VONTADE, numa posição de sofredores, querendo com isso afago e carinho daqueles que estão ao nosso redor. Tenhamos em nossas mentes e corações, que esta auto- piedade a que nos sujeitamos não só é ridícula, como também nos impede de colocarmos o nosso potencial criativo a serviço da humanidade, contribuindo evidentemente também, para com a nossa própria evolução. Com que direito nos colocamos numa posição de pobre-coitados, quando somos cheios de Luz, Força, Vida e Amor irradiados do Grande Sol Central em direção a nós para que brilhemos como estrelas magistrais, refletindo este divino brilho em todas as nossas palavras, atos, e ações?
Desânimo, desentusiasmo e perda de vontade de viver, são palavras que não deveriam constar no dicionário dos filhos de Deus espalhados por toda a terra, porque estas expressões e palavra não fazem parte da nossa realidade, pelo menos não da realidade idealizada pelo Pai para cada um de nós.
É muito cômodo e fácil dizer que a vida é difícil e culpar os outros por nossas infelicidades e decepções. O difícil é sairmos de nossa zona de conforto, desfazendo-nos de uma teia nojenta de falsos conceitos derrotistas que foram gravados em nossas mentes por uma sociedade conformista, que já se habituou a aceitar as calamidades e tomar as coisas erradas como se fossem certas. O difícil é dizer um NÃO definitivo a tudo aquilo que nos agride limita, e impede de manifestar plenamente nosso direito á felicidade sem nos preocupar com o que os outros pensem ou digam a nosso respeito, apenas porque decidimos nos tornar melhores para nós mesmos, não nos preocupando mais com problemas que não nós, mais sim os outros, é que deveriam estar resolvendo já há muito tempo.
Quando nos comprometemos a fazer coisas em excesso, ainda mais tarefas que não são as nossas, apenas para fazer bonito diante de uma sociedade que muitas vezes não nos dá o devido valor, nem mesmo reconhecendo apropriadamente o nosso trabalho, depois de um tempo tudo parece mais difícil de ser executado e, aos poucos vamos ficando cansados, abatidos e desanimados com a vida. Começamos a desempenhar nossas funções mediante as necessidades materiais ou emocionais, esquecendo-nos de que antes as desempenhávamos por amor a elas e pelo bem estar que o cumprimento de nossas tarefas nos proporcionava ao final das mesmas embora não nos preocupássemos apenas com os resultados finais, mas principalmente com todo o caminho que foi necessário percorrer até atingi-los. No fundo, sabíamos que a felicidade real não se encontrava apenas na conclusão de nossos ideais, mas sim em todo o trajeto,- com todos os seus obstáculos, derrotas, vitorias e aprendizados- percorrido até a conclusão dos mesmos.
Depois de tudo o que foi dito, o Enforcado se torna um convite para que não fiquemos demasiado tempo na cama depois que toca o despertador um convite para que não pranteiemos as derrotas e desgostos do passado e sim nos preparemos para os inúmeros bons momentos de conquistas e vitorias que vamos ainda vivenciar, simplesmente porque agora temos a ousadia de acreditar que a vida pode ser melhor. Finalmente, um convite para que mesmo em tempos de lentidão externa, no tocante a nossos objetivos, jamais deixemos de acreditar em suas realizações, pois quando as coisas param a nível externo, é sinal de que devemos nos concentrar em nossa grandiosidade interna, em plena harmonia com o Deus dos nossos corações aguardando confiantemente que após este período de noite necessária em nossas vidas para uma profunda auto- análise, depois de concluída esta análise, o sol voltará a brilhar em nossas existências, porque livres de todos os falsos conceitos que nos tiravam a liberdade e impediam a nossa felicidade, agora resolvemos em primeiro lugar brilhar para nós mesmos, e depois refletir esta luminosidade em nossos semelhantes.
 O Caminho na árvore da vida (cabala).
 REFERÊNCIA DE ESTUDO:
__________________________________
 
Segredos do Eterno. Alexandre José Garzeri
O TarotCabalístico - um manual de filosofia Mística. Robert Wang
IMAGENS E DECKS (fotos)
TAROT DE LEONARDO DA VINCI

THOTH CROWLEY
TAROT NAMUR
MARSELHA
RIDER WAITE
BARBARA WALKER
TAROT ANCIENT ITALIAN

Um comentário:

  1. Adorei seu texto e gostaria de conversar mais, que tal trocarmos emails para uma melhor comunicação?

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar esta postagem!
Ela será lida e publicada assim que possível.

Fraternalmente.

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...