sábado, 31 de dezembro de 2011

O Papa / Arcano 5


2012 / 2+0+1+2=5
ARCANO 5 - O PAPA - ARCANO REGENTE DO ANO DE 2012. 
O mestre do Templo,  o Senhor da Tradição.

O Hierofante ou O Papa é o arcano que está ligado á sabedoria, ás tradições, á religiosidade, á moral e a uma gama infinita de palavras relacionadas á fé e ao autoconhecimento.
Como este arcano está ligado á sabedoria e sendo a sabedoria uma das coisas mais preciosas ao ser humano, antes de adentrarmos a explicação do quinto arcano, vamos falar um pouco sobre a sabedoria e o conhecimento, utilizando para isso a Grande fraternidade Branca.

Como o leitor deve saber, a Grande Fraternidade Branca ou Governo oculto do mundo como também é conhecida, constitui um grupo de elevadas Inteligencias Espirituais, que visa auxiliar o desenvolvimento dos seres humanos, do planeta Terra e de todo o Universo, atuando até mesmo em outras dimensões. Muitas destas Inteligencias Espirituais são mestres que já passaram pelo planeta Terra e aqui deixaram suas mensagens de Paz, Fé, Esperança, Luz, União e amor Universal. Entre eles podemos citar o ilustre Mestre Jesus, o Cristo, Buda, Conde de Saint Germain, Mestre Kuthumi, Mestre El Morya e tantos outros Mestres Ascencionados que mesmo já tendo atingindo a Perfeição, através do aperfeiçoamento que adquiriram por meio das muitas vidas que aqui tiveram, resolveram se dedicar ao auxilio de toda a humanidade e fizeram o pacto de não descansar enquanto houvesse uma forma de vida fosse ela qual fosse, que ainda não tivesse atingindo a Ascensão e retornado a Deus Pai todo Poderoso – O Criador dos Céus e da Terra. Este pacto firmado há muito tempo atrás quando o mundo era ate que a vontade de Deus se cumpra no planeta Terra e haja apenas Luz, Perfeição e Harmonia no coração dos Homens.
A fraternidade Branca está dividida em uma hietarquia muito bem definida, com cada ser de Luz trabalhando em seu cargo especifico. Existem atualmente sete raios de Luz através dos quais são enviadas para o planeta Terra as forças e virtudes de que necessitamos para continuarmos firmes no nosso propósito principal que é a Evoluçãoo retorno ao Pai.
Hoje vamos falar um pouco sobre o Segundo Raio da grande Fraternidade Branca, que é o raio da Sabedoria, Conhecimento e Iluminação- o Raio Dourado ou Amarelo como preferem colocar alguns seguidores dos ensinamentos da Fraternidade Branca.

O Segundo Raio (Dourado) Sabedoria e Iluminação
O segundo Raio de cor dourada, é o Raio do doutrinador e professor.
Até o ano de 1956, o Diretor deste Raio foi o Mestre Ascencionado Kuthumi que, juntamente com o também Mestre Ascencionado Jesus, foi depois elevado á categoria de Instrutor do mundo.
Damos aqui uma descrição do abençoado Mestre Ascencionado Kuthumi, bem como de seu Santuário*.
 Em aprazível colina das cercanias de Cachemira, ao norte da Índia, situa-se o Foco de Irradiação do Bem-amado Diretor Divino (conhecido há centenas de anos como senhor Maitreya) e de seu Discípulo Kuthumi, o qual é dedicado ao Santo Amor divino, conforme é do conhecimento dos doutrinadores da humanidade, em todos os tempos. Nesse santuário, espiritual de paz e reflexão, reúnem-se os irmãos e irmãs dos mantos dourados. Aos pés do Diretor Divino, Kuthumi e alguns grupos de Ascencionados estudam a maneira de transmitir a verdade aos homens, através das religiões atuais.
Seja na luz do sol ou na suave luminosidade da lua, tudo respira brandura nos vales de Cachemira: as flores, as águas azuis dos lagos, o canto das aves, sente-se na natureza a presença do Diretor Divino e dos discípulos de Kuthumi. A irradiação destes dois grandes seres Fortalece o Cristo Cósmico, e todos os discípulos espirituais escutam cada uma de suas palavras com devoção e reconhecimento. É função do segundo Raio impulsionar o desenvolvimento da consciência daquele que possua optidão para doutrinar os humanos, o qual poderá empregar para esse fim diferentes métodos e recursos.
Quem serve ao Raio Dourado esforça-se em aprofundar os próprios conhecimentos em relação ao homem, aos anjos prisioneiros, ao pequeno ser elemental, ás criaturas que atravessam a suposta ‘morte’ e ás que aguardam junto ao portal da reencarnação. Quando a compreensão e a tolerância crescem, naturalmente também aumenta o amor, e um coração compreensivo é revelado. Quem discernir o motivo por trás da ação reagirá com bondade e sabedoria, não mais permitindo que o pensamento seja toldado pela superstição, medo ou fanatismo, conceitos estes comuns ás massas. Esses defeitos restringem o pensamento e a consciência a um único aspecto da Verdade; e assim não se pode compreender os semelhantes, nem a razão de suas condições raciais e cármicas, que muito cooperaram para convertê-los no que são.
Os oriundos do segundo Raio procuram melhorar o seu conhecimento dos países e das raças, dedicando-lhes muita atenção. Só quando na mente externa da humanidade o ‘coração compreensivo’ falar, realizar-se-á a verdadeira fraternidade universal.
Os que pertencem ao Raio da Sabedoria não se preocupam com o aspecto exterior das coisas nem com o próprio intelecto, tampouco se aferram a posições ou sucessos. A verdadeira sabedoria impõe-se quando se reconhece a presença Divina ‘EU SOU’ no interior e, conscientemente, se admite que a verdade, a beleza e a sabedoria são encontradas somente na Chama do próprio coração; então será proveitoso escutar com humildade e adoração a Voz do Silêncio. Quando mais sábio for, mais se aquietará a vossa língua; quanto mais pacifico for vosso centro emocional, menos usarás a palavra.
O Raio dourado representa a segunda pessoa da Santíssima trindade, também chamada o Filho; e sua atuação constitui para o ser humano uma das etapas mais espinhosas no processo de desenvolvimento; pois embora a sabedoria aparenta paz e serenidade (visto que não é provada pela força e sim pela paciência interior), exige a difícil virtude de saber escutar e esperar. Antes que se possa ouvir a voz do silêncio vagueia-se pela periferia da vida sintonizados apenas com a voz oca do louvor humano, que deleita e encontra eco somente no próprio ouvido.
O Bem-amado Mestre Ascensionado Kuthumi encarnou-se muitas vezes antes de sua Ascensão; foi Gaspar, um dos três sábios do Oriente (os Reis Magos do Oriente, conforme a tradição), que seguiram a estrela até Belém. Foi ainda o matemático grego Pitágoras e, mais tarde, São Francisco de Assis. Juntamente com o Bem-amado El Morya fundou a Sociedade Teosófica. Quem quiser conhecer as leis espirituais, e desejar ser um bom instrutor de seus semelhantes, receberá grande ajuda se com amor dedicar as suas preces ao Mestre Ascensionado Kuthumi pedindo-lhe que participe de seu trabalho voluntário.
Podemos estudar e aprender constantemente, todavia se o conhecimento não for aplicado não terá valor.’
‘Extraído do livro ‘Haja Luz’
Como sugestão antes do leitor se dirigir ao restante das explicações sobre o quinto arcano, seria bom que durante alguns instantes meditasse em silêncio sobre o que acabou de ler a respeito do Segundo Raio, visto que o silêncio também é uma das formas através das quais podemos alcançar a Deus...

Os símbolos que compõem o Arcano do Papa
O pentagrama que paira acima do Papa é um dos símbolos mais conhecidos dentro da magia. Ele representa o domínio do Espirito sobre os elementos e, em rituais de Magia é utilizado para submeter as forças elementais á vontade  do Mago. É um poderoso símbolo de proteção contra as forças negativas, desde que saibamos como utilizá-lo. Também representa expansão, dinamismo, movimento e de acordo com o número de pontas para cima define a Magia Branca e também a Magia Negra. No caso do arcano em questão, podemos notar que o pentagrama possui apenas uma ponta para cima representando os três chakras que nos conectam a Consciência Cósmica, - laríngeo, (centro da garganta) Frontal (3° visão entre as sobrancelhas) e caronário (acima de nossa cabeça, também em posição central)- dominando o chakra básico, (região sexual) situado aproximadamente na base de nossa coluna vertebral. Seria o domínio da consciência sobre os instintos, a sexualidade, os desejos desenfreados e as nossas paixões mais mundanas. Utilizando a logica, se invertermos este pentagrama de maneira que duas pontas fiquem para cima e apenas uma para baixo, teremos o lado instintivo mais animal de nosso ser, dominando aqueles chakras que nos conectam á consciência Cósmica. Desta forma, ao invés de utilizar o nosso potencial interior não apenas para a nossa evolução mas também para a evolução de toda a humanidade, estaremos utilizando-o apenas para a satisfação de nossos desejos pessoais, ás vezes muito egoístas e mesquinhos, sem nos preocupar com os interesses ou o bem dos outros. A este comportamento dá-se muitas vezes o nome de Magia Negra, que seria a utilização de potenciais internos ou conhecimentos arcanos, para a satisfação pessoal sem nos preocuparmos se estamos interferindo ou não no livre-arbítrio de alguém. Nem é preciso dizer, que tudo aquilo que plantamos futuramente colheremos. Portanto é bom pensarmos se trabalhamos com o pentagrama na sua posição correta ou decidimos invertê-lo, por nossa própria conta e risco...
O sinal que o Papa faz com a sua mão direita é o sinal do silêncio, que nos convida ao recolhimento interno para que possamos no silêncio de nossos corações ouvir a voz que vem do Céu, afim de que sejamos guiados em nossas vidas pela nossa Essência Interna, completamente livres da Interpretações egóicas que ainda nos prendem a este plano material. Também poderia representar a necessidade do silêncio interior para se encontrar o nosso Mestre Interno, que muito pode nos ajudar em nosso processo de evolução.
A cruz de três barras que se encontra na mão esquerda do Papa é um dos emblemas da Divindade e representa que ela penetra nos planos físico, mental/emocional e espiritual. É interessante saber que a cruz também exerce uma poderosa influência sobre os seres elementais, pois lhes lembra a composição sintética do homem (o corpo), e lhes recorda que o homem reina sobre os quatro elementos, portanto também sobre eles mesmos. Entre os vários significados da cruz Vermelha de quatro braços iguais dos ilustres Cavaleiros Templários, se encontram justamente os quatro elementos: terra, ar, água e fogo; cada elemento representado por um braço da cruz.
O Papa encontra-se entre as duas colunas Jachin e Booz, que representaram entre outras coisas o Rigor e a Misericórdia. Ele se acha entre as duas colunas da mesma maneira que a Sacerdotisa, só que ele é homem e está de pé representando a idéia de atividade e movimento, sendo completamente o oposto do segundo arcano que representa apenas a recepção do conhecimento e o recolhimento. Ele não irá guardar o conhecimento apenas para si, mas o repartirá com os demais e principalmente o aplicará na vida prática.
Os dois rapazes (discípulos) que se acham a frente do Papa, estão sendo instruídos pelo mesmo, o que já irá relacionar o arcano ás ideias de sabedoria, ensino e conhecimento. Estudiosos do Tarot costumam dizer que o rapaz mais claro representa o Gênio do Bem e o mais escuro o Gênio do Mal, ambos submetidos ao Senhor dos Arcanos que seria justamente o Papa. Estariam cada qual aprendendo com o Mestre o usa das habilidades e adquirindo o conhecimento necessário, para que depois cada um possa executar sua obra, em sua devida área de atuação.
 Significado do 5° Arcano – O Papa
O Papa como já pode ser visto pelo leitor através das informações passadas algumas linhas atrás, representa uma espécie de conselheiro. Muitas vezes ele nos faz lembrar aquelas pessoas a quem nós recorremos quando temos algum problema ou área de nossa vida mal resolvida, e necessitamos de orientação tanto física como espiritual.
O arcano está associado a todo e qualquer tipo de conhecimento que se possa adquirir, e a necessidade de mantermos as nossas mentes abertas sem jamais deixar que preconceitos ou idéias estabelecidas, nos impeçam de ver o novo que se manifesta a cada dia em nossas vidas.
O dinamismo, a energia e o movimento, também são atributos desta lâmina e representam a idéia de estarmos sempre em movimento trocando e recebendo informações daqueles que interagem conosco no dia-a-dia. É interessante que as pessoas regidas pelo arcano do Papa, são bem diferentes das regidas pelo arcano da Sacerdotisa. Enquanto ela representa o conhecimento velado e secreto, transmitido apenas á uma elite de iniciados; ele representa a necessidade de se aprender cada vez mais através de uma busca incessante pelo conhecimento, mas também a necessidade de compartilhar este conhecimento com todas as pessoas que o rodeiam.
Normalmente numa fase regida pelo quinto arcano, seria ideal que o cliente pudesse utilizar seu carisma sempre que possível, principalmente no que diz respeito ás relações com os outros, pois uma atitude descontraída, confiante e simpática podem leva-lo a uma subida social inesperada e a obtenção de favores de pessoas influentes. O papa como já foi dito, tem as habilidades de conselheiro, juiz, guia espiritual, professor e tudo mais que se refira a instrução do gênio humano. Estas habilidades bem empregadas pelo cliente, poderiam coloca-lo bem no centro de suas atividades sejam elas quais forem, tornando-o uma pessoa de extrema confiança a quem todos costumariam se dirigir. Estando nesta posição é só saber mantê-la e colher os frutos que ela oferece.
De modo algum negligenciável é o aspecto místico do arcano que como podemos ver pela figura, ate nos passa meio que, a ideia de uma iniciação. O cliente retirando este arcano, não pode se deixar perder apenas na vida das relações e dos burburinhos sociais. Ele tem que ter plena consciência de que existe trabalho para ser feito em seu eu; quem sabe até mesmo a busca de seu ‘mestre interior’, o qual realmente poderia quando alcançado, lhe fornece sem duvida alguma a orientação mais segura para a sua realização pessoal em todos os níveis.
O quinto arcano, muitas vezes também nos fala de um ‘mestre espiritual’, um mediador entre os deuses e os homens. Daí advém a idéia de religiosidade e de busca espiritual.
No entanto, a religião para o Papa não pode ser algo imposto como sendo a única verdade, uma vez que ele é um eterno ‘Buscador’ da verdade e compreende que ela pode ser encontrada em qualquer religião, filosofia, credo ou sistema metafisico. Ele não perde seu tempo em atacar e agredir os sistemas que não tem a ver com as suas crenças e dogmas pessoais, pois uma das palavras fundamentais que compõem este arcano é a tolerância e, é justamente através desta tolerância que ele pode chegar a Deus.
Possuidor de um raciocínio muito lucido e elevada capacidade mental, por vezes está a frente de seu tempo. É como se antes mesmo de lhe perguntarmos alguma coisa ele já oferecesse a resposta como se já estivesse esperando a pergunta há algum tempo.
O Papa diz que o homem é livre para usar a sua consciência na realização de seus desejos da maneira que quiser, mas depois ele tem que possuir a responsabilidade necessária para arcar com as consequências.
Apesar da ação e de todo o dinamismo encontrados no arcano, também é fundamental saber apreciar o valor do silêncio de vez em quando, pois o silenciar da nossa mente racional para que possamos em nossos corações ouvir a voz que vem dos céus, é de fundamental importância para aqueles que buscam iluminação, paz interior ou simplesmente uma melhor qualidade de vida em todos os sentidos.
Dotado de grande força moral, ética e apego ás tradições, muitas vezes o Papa faz com que entremos numa fase em que queremos impor as nossas opiniões aos demais, sem nos importarmos com os pontos de vista alheios, o que é sempre negativo, porque quando nos acharmos os ‘donos da verdade’, deixamos de crescer para nos tornarmos escravos de nossa própria ignorância, que controlada pelo nosso ego, não reconhece que a verdade possui muitas faces, cabendo a cada um buscar a que melhor lhe convenha para sua evolução.
O correto quando da saída deste arcano, seria que nós utilizássemos toda a versatilidade da nossa inteligência e aproveitássemos a boa fase para nos relacionar melhor com os outros e, principalmente com nós mesmos, jamais esquecendo o valor do respeito, silêncio e tolerância para conosco e com as demais pessoas. Seria bom que procurássemos crescer e nos expandir em todos os sentidos, procurando sempre através de nossos pensamentos palavras e ações, manifestar a vontade de nosso ‘mestre interno’ – o Deus de nossos corações.
O Caminho na árvore da vida (cabala).
REFERÊNCIA DE ESTUDO:
__________________________________
 
Segredos do Eterno. Alexandre José Garzeri
O TarotCabalístico - um manual de filosofia Mística. Robert Wang
IMAGENS E DECKS (fotos)
THOTH CROWLEY
TAROT NAMUR
MARSELHA
BARBARA WALKER
LEONARDO DA VINCI
RIDER WAITE
TAROCCO SOPRAFINO

LEIA TAMBÉM O ARTIGO ESPECIAL, SOBRE O NÚMERO 5.
Fraternalmente,
Paz e Luz. 

2 comentários:

  1. Texto espetacular! Parabéns! Acho que já pode pensar num livro/ deck pra chamar de seu! Orgulho de você!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mestra Wanice!
    Que bom que apareceu por aqui e deixou um comentário, fiquei super surpreso e feliz!!!

    Agradeço por ter gostado do texto.
    Agora, se eu penso em livro ou não, vou deixar para daqui um tempo, ainda tenho muito a estudar...

    Beijão e Feliz Ano do Hierofante pra vc.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar esta postagem!
Ela será lida e publicada assim que possível.

Fraternalmente.

Você também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...